Qualquer lugar serve para se fazer uma oração


Confesso ser uma criatura um tanto cética. Nunca consegui me entregar inteiramente a nenhuma crença religiosa, mas nunca duvidei da existência de Deus. Não sei explicar o porquê, mas sempre acreditei Nele.
Outro dia estava lendo o artigo do Mauro Santayana no Jornal do Brasil que dizia, entre outras coisas, que "... cada um faz de Deus o escudo que lhe convém." Dizia também que "A teologia, tanto nas confissões cristãs, como nas demais manifestações de fé, é uma construção histórica sob influência dos poderes terrenos."
Tenho que concordar com o Mauro. A religião é uma criação humana, por isso as falhas. Em nome de Deus já se cometeu, e ainda se comete, muitas atrocidades, muitas guerras insanas, perseguições e abusos. Isso tudo me deixa confusa, perplexa...
Minha família era católica praticante, frequentei um colégio de freiras, fiz primeira comunhão e durante muito tempo assistir as missas dos domingos era uma obrigação. Lembro bem que durante todo meu curso primário tive aulas de religião. Conheci um Deus bravo, que punia a menor falha. Nunca gostei disso e aos poucos fui me afastando da igreja e parando de rezar aquelas orações decoradas que aprendi na infância.
Realmente deixei de rezar como um autômato, mas nunca deixei de fazê-lo a meu modo. Sempre conversei com Deus de igual para igual agradecendo a bêncão da vida, o sol que brilhava, o verde das matas, a natureza, a família, os amigos e as oportunidades que a vida me oferecia. Sempre O encontrei nas coisas simples que eu gostava e não nas enormes e suntuosas igrejas erigidas em Seu nome; mas depois que conheci o Padre Pedro Bach voltei a frequentar a igreja católica, assistir missas e enxerguei no Pai Nosso e em outras orações uma força que eu nunca havia prestado atenção quando menina.
Hoje pela manhã me convidaram para ir ao encontro de um senhor que costuma rezar pelas pessoas. Fui sem preconceito, afinal acredito que oração, seja lá como for, só pode fazer bem. Era um senhor muito simples que fazia suas orações embaixo de uma árvore com uma sombra generosa. Havia apenas um banco tosco de madeira em cima de um chão de terra batida onde pude ver alguns calangos correndo entre algumas madeiras empilhadas num canto e um cachorro de pelo branco imundo de barro.
Ele me disse que não teve a oportunidade de estudar muito tempo, apenas o suficiente para aprender a ler, mas que, por inspiração de Deus, consegue ler e interpretar as palavras da escritura sagrada.
Usando uma calça escura arregaçada até o joelho, uma camisa branca que ficava pela metade fora da calça, uma sandália surrada e sempre sorrindo ele inicialmente falou um pouco sobre a época conturbada que o mundo está atravessando. Falou de como os homens estão perdidos e distanciados de Deus e de como precisamos rezar para nos reaproximar Dele. Somente assim iremos recuperar a paz no mundo. Em seguida abriu a bíblia ao acaso, leu um pequeno trecho e fez sua interpretação. Com a mão sobre minha cabeça ele fez uma oração.
Um pouco antes de sairmos ele me disse que sendo ele um homem aposentado não precisa mais se preocupar com o trabalho formal. Hoje pode dedicar seus dias ao serviço de Deus levando conforto às pessoas. É o que ele faz, diariamente.
Não pude deixar de pensar: Não há necessidade de trajes especiais ou templos suntuosos. Seja numa pequena capela perdida na meio do mato, numa igreja em frente a uma praça, numa enorme catedral ou embaixo de uma árvore frondosa, qualquer lugar é espaço para se conectar com Deus.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou