O gato que late


Acorda cedo e sai para o jardim
Anda prá lá e prá cá
E, sem quê nem porquê,
Começa a gritar auau auau auaaaauuu
Não encontra o botão desligar
E continua a estranha cantilena.
Sem paciência com o gato que late
Alguém grita: cala a boca Bubu
Ele, sem entender o motivo da bronca,
Olha assustado para os lados e mia baixinho
Com o rabo entre as pernas volta cabisbaixo para dentro de casa
E se enrosca no sofá macio.

Lou mar/2010

Manchete: Folha de papaia contra o câncer

Ontem um amigo veio visitar-me e trouxe a reportagem que saiu no Correio Braziliense do dia 11/3 sobre os benefícios do chá da folha seca do mamão papaia.
Uma dupla de cientistas vietnamita e japonês confirmaram que o extrato da folha do mamão conseguiu frear o crescimento de células de câncer no estômago, pulmões, pâncres, fígado, mamas, ovário e glioma. Eles afirmam que ainda será necessário testar a substância de modo científico, mas declararam que os registros clínicos de pacientes com câncer que faziam uso do chá havia bastante tempo não apresentavam qualquer efeito colateral e ainda estavam em remissão da doença a vários anos.
Oxalá esses estudos confirmem a eficiência desse chá, pois o Brasil é o maior produtor mundial de mamão papaia, colhendo cerca de 1,6 milhão de toneladas ao ano. Matéria prima é o que não faltará em nossa terrinha. E vamos beber chá de folha de mamão papaia porque segundo a reportagem não traz nenhum efeito colateral e ainda pode fazer muito bem.
Já pensaram se algo tão simples como um chá de folha de mamão consegue resolver o que uma quimioterapia não consegue? E melhor, sem efeitos colaterais. Cá entre nós, as indústrias farmacêuticas vão tentar erradicar a plantação do papaia para não correrem o risco de perder seus lucros absurdos com a venda de remédios cada dia mais caros.
De vez em quando aparece uma novidade desse tipo. Muitos remédios já foram criados aproveitando o conhecimento do povo que vive confinado em rinções distantes e que só usam seus chás e beberagens do mato para cura de doenças. Quem sabe?
Nessa altura do campeonato e depois de três longos anos fazendo quimio semanalmente confesso que fiquei muito frustrada com a progressão da doença. Estou muito inclinada a experimentar esse medicina alternativa afinal, se não faz mal e podendo até fazer bem não custa nada tentar. Não me agrada nem um pouco precisar tomar tantos comprimidos diários como venho tomando. São 5 tykerb antes do café da manhã e 4 xelodas após e mais 3 depois do jantar ou lanche noturno fora os outros remédios que preciso tomar, incluindo um para proteger o estômago de tanta medicação.
Hoje é o sexto dia do novo protocolo. Ainda não senti nenhuma diferença para melhor, pois continuo sentindo a pressão no peito na altura do esterno, onde a doença piorou e ainda não consigo esticar o pescoço sem tossir, sinal que o gânglio que cresceu por causa do tumor ainda não começou a ceder e continua pressionando do nervo. Minha voz continua rouca e baixa (agora estou educada na marra, falando baixinho, mas confesso que sinto muita falta da minha antiga voz). Gritar, nem pensar. Nunca mais consegui. Parece bobagem, mas ficar sem voz firme é mais complicado do que parece. Eu que o diga.
Não sei se é efeito colateral da nova medicação, mas tenho sentido vertigem e muito sono. Vou observar nos próximos dias para ver se é apenas coincidência ou não. Para prevenir a descamação das mãos e pés tenho mantido os dois muito bem hidratados. O ruim é não conseguir usar sandália aberta porque os pés escorregam por causa do creme e com o calor que tem feito usar sapato fechado é um tormento, mas fazer o quê... é melhor prevenir do que remediar...

Custo do Progresso

Crescer, desenvolver.
A palavra de ordem é progresso
Progresso a qualquer custo.
Devastação das verdes matas
Prospecção de petróleo
Água retirada do subsolo sem controle
Rios que secam
Mares que encolhem
Falhas geológicas
Falhas provocadas pela mão do homem ganancioso,
Estúpido, inconsequente.
Terremoto, maremoto.
A terra sacode com violência rachando o solo
O mar profundo se agita sob o deslocamento do seu leito
Liberando energia destrutiva e sem controle
Ondas gigantescas viajam velozes e barulhentas
Destruindo praias
E quilômetros de costa povoada
Chegam matando gente
Matando bicho
Arrasando vegetação e
Vão embora deixando para trás
Um rastro de dor e destruição.

Câncer no Artista

Câncer, carcinoma, melanoma, aquela doença ou qualquer outro nome que se dê, câncer é cancer e não uma gripe qualquer. Aliás, nem dá mais para dizer gripezinha qualquer, pois a H1N1 já fez e promete ainda fazer muitas vítimas. Então doença, seja ela qual for, é sempre um problema e não uma coisinha qualquer.
Fico uma fera, muito irritada mesmo quando um artista ou qualquer pessoa em evidência na mídia vem minimizar e até mesmo ridicularizar os efeitos da quimioterapia. Penso que para alguns artistas ou qualquer pessoa que adore ser notícia estar longe dos palcos, dos refletores e da mídia é muito pior que ter um câncer ou até mesmo morrer. Aliás, acho até que uma doença grave como o câncer acaba por elevar o ibope, pois o ser humano parece adorar acompanhar de perto qualquer tipo de tragédia.
Um tempo desses foi a Glória Peres dizendo que os pacientes que faziam quimio na mesma sala que ela continuavam ocupados com seus afazeres cotidianos como se nada incomum estivesse acontecendo. Agora vem a Hebe Camargo afirmando que fazer quimio é como tomar um suco de limão. Ora, me poupe, uma afirmação dessas chega a ser, para não dizer nada muito pesado, no mínimo leviana. Para começo de conversa tanto a Glória Peres como a Hebe, sem sombra de dúvida, tiveram acesso ao que há de melhor e mais moderno em termos de tratamento quimioterápico. O mesmo não se pode dizer da maioria dos pacientes em tratamento na rede pública e até mesmo na privada.
Claro que tanto a Glória quanto a Hebe são guerreiras que não deixaram a peteca cair. Só isso já faz delas uma referência tanto quanto o José de Alencar, nosso Vice, e muitos outras pessoas pelo mundo afora. A diferença é que artistas e pessoas públicas precisam ter mais responsabilidade com o que falam, pois elas atingem um enorme número de pessoas conseguindo até mesmo mudar comportamento, ditar moda, e outras coisas mais.
Estive fazendo quimio semanalmente durante os últimos três anos e posso garantir que olhando para mim ninguém consegue sequer imaginar que estou tratando um severo câncer metastático. Minha aparência é ótima e minha disposição, sempre que estou bem, também é excelente, mas nunca pude comparar as químios que já fiz a nenhum suco de limão ou qualquer outro suco e muito menos pude continuar fazendo as mesmas coisas que sempre fiz ou que gosto de fazer como se nada houvesse mudado em minha vida e olha que tenho acesso ao que há de melhor em termos de tratamento médico e quimioterápico.
Só para dar um exemplo, no ano passado sequer passei perto de um cinema ou teatro, que eu adoro, porque minha imunidade esteve baixa quase todo tempo. Imunidade baixa, locais fechados e muito cheios não combinam com tratamento quimioterápico.
Outra coisa que me incomodou bastante foi ficar completamente sem paladar por causa de uma das químios a que tive que me submeter. Tudo o que eu tentava comer não tinha sabor. Posso garantir que foi muito ruim e não tinha sequer gosto de suco de limão sem açucar.
Outra consequência de químio foi uma terrível neuropatia que acometeu minhas mãos e meus pés. Eu não conseguia caminhar, sentia muitas dores e nada parava em minhas mãos. Até hoje, mais de dois anos depois, ainda não recuperei a sensibilidade total nos pés e não consigo usar sapatos de salto. Além disso essa neuropatia ainda provocou a paralisia da minha prega vocal esquerda, o que acabou com minha voz de soprano (eu cantava em coral). Agora, ou estou afônica ou completamente rouca.
Não vou ficar aqui relacionando todos os efeitos indesejáveis de alguns quimioterápicos, mas eu penso que qualquer pessoa ligada a mídia precisa ter mais responsabilidade com as coisas que afirmam. Uma coisa é um artista mentir dizendo que sua pele linda e sedosa é resultado do uso de água e sabão, outra é comparar quimio a suco de limão.
Acho leviano e irresponsável que alguém com projeção na mídia, que invade a casa de milhões de pessoas diariamente através da internet ou da televisão afirme uma bobogem dessas. Outros pacientes que estão em tratamento e sentindo um monte de efeitos colaterais, com certeza, ficam perdidos em meio a afirmações desse tipo. Eles não conseguem entender que isso faz parte do jogo da mídia, para despertar pena, admiração ou simpatia. Basta conferir o ibope do último programa da Hebe que foi ao ar. Todos queriam ver de perto a artista idosa que enfrentou o câncer com galhardia, fez quimioterapia e estava no programa esbanjando bom humor e disposição. Queria ver se ela tivesse feito uma quimio pesada, que deixa o corpo arrasado e o humor em farrapos. Duvido muito que estivesse ao menos de pé.
A pesquisa do câncer, principalmente o de mama, que ainda mata milhares de mulheres todos os anos, é a que recebe mais recursos. Toda hora sai uma medicação nova e com menos efeitos colaterais, mas ainda assim uma droga e uma droga forte, poderosa. Ontem comecei um novo protocolo de quimioterapia porque depois de três anos de tratamento a doença avançou (decerto o suco de limão que andei tomando esses três anos não fez o efeito desejado). Agora estou fazendo uma quimio diária e em comprimidos e não mais pela veia. Uma delas é uma droga nova que promete menos efeitos colaterais e mais eficácia. Vamos aguardar para conferir, pois tudo o que quero é ficar livre da doença e dos efeitos colaterais da quimioterapia.

Homenagem às Mulheres

Hoje o almoço foi especial não por causa do cardápio ou da bebida, mas porque foi entre amigos. A comida estava deliciosa, pois a Inês caprichou no salmão ao molho de maracujá e no salmão com uma crosta crocante de hortelã e parmesão ralado; o prato de carne vermelha era boeuf bourguignon. De sobremesa foi servido peras ao vinho que fez o maior sucesso e quando a torta de morango foi colocada sobre a mesa quase ninguém se animou a provar mais nada e a coitada foi solenemente rejeitada.
A Suely, para variar, animou a conversa, fez todos darem muitas risadas e ainda recitou de cor alguns poemas do Vinícius. Vou transcrever aqui alguns trechos do poema O Desespero da Piedade em homenagem as mulheres, no dia a elas dedicado, na próxima segunda-feira.
...
E no longo capítulo das mulheres, Senhor, tenha piedade das mulheres
Castigai minha alma, mas tende piedade das mulheres
Enlouquecei meu espírito, mas tende piedade das mulheres
...
Tende piedade da moça feia que serve na vida
E casa, comida e roupa lavada da moça bonita
Mas tende mais piedade ainda da moça bonita
Que o homem molesta - que o homem não presta, não presta, meu Deus.
...
Tende piedade da mulher no instante do parto
Onde ela é como a água explodindo em convulsão
Onde ela é como a terra vomitando cólera
Onde ela é como a lua parindo desilusão.

Tende piedade das mulheres chamadas desquitadas
Porque nelas se refaz misteriosamente a virgindade
Mas tende piedade também das mulheres casadas
Que se sacrificam e se simplificam a troco da nada.

Tende piedade, Senhor, das mulheres chamadas vagabundas
Que são desgraçadas e são exploradas e são infecundas
Mas que vendem barato muito instante de esquecimento
E em paga o homem mata com a navalha, com o fogo, com o veneno.

Tende piedade, Senhor, das primeiras namoradas
De corpo hermético e coração patético
Que saem à rua felizes, mas que sempre entram desgraçadas
Que se crêem vestidas mas que em verdade vivem nuas.

Tende piedade, Senhor, de todas as mulheres
Que ninguém mais merece tanto amor e amizade
Que ninguém mais deseja tanto poesia e sinceridade
Que ninguém mais precisa tanto alegria e serenidade.

Tende infinita piedade delas, Senhor, que são puras
Que são crianças e são trágicas e são belas
Que caminham ao sopro dos ventos e que pecam
E que têm a única emoção da vida nelas.

Tende piedade delas, Senhor, que uma me disse
Ter piedade de si mesma e da sua louca mocidade
E outra, a simples emoção do amor piedoso
Delirava e se desfazia em gozos de amor de carne.

Tende piedade delas, Senhor, que dentro delas
A vida fere mais fundo e mais fecundo
E o sexo está nelas, e o mundo está nelas
E a loucura reside nesse mundo.

Tende piedade, Senhor, das santas mulheres
...

Levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima

Hoje tive uma consulta com minha oncologista, a dra. Luci Ishii. Conversamos sobre o resultado do PET e da necessidade de mudar o protocolo do tratamento por causa da progressão da doença. A nova droga que vou usar é um remédio relativamente novo no mercado e que tem uma resposta muito boa e sem muitos efeitos colaterais. Já o xeloda, que também vou usar, deixa as mãos e pés muito sensíveis e descamando. Uma das recomendações é não ficar em pé mais do que duas horas para não provocar bolhas e rachaduras nos pés.
Cá entre nós depois de três anos de quimioterapia semanal o que se espera é no mínimo dar um tempo no tratamento e não uma piora da doença. Isso é muito frustrante, desanimador mesmo. Dá vontade de chutar o pau da barraca e não fazer mais nada, dá vontade de entregar os pontos, desistir, mas como sou teimosa como uma mula empacada vou seguir em frente, vou tentar mais uma vez.
Tentar mais uma vez não significa aceitar passivamente a progressão da doença. É claro que estou frustrada, puta mesmo, de saco cheio, cheissimo; mas não seguir em frente, não experimentar um tratamento novo pode significar abrir mão da vida e isso eu não vou fazer. Por mais difícil que seja o tratamento ele pode me dar mais um tempo junto das pessoas que me são caras, pode me permitir a realização de mais alguns projetos, me oportunizar até mesmo ficar curada.
E assim vou viver um dia de cada vez, comemorar cada conquista, lamentar algumas derrotas. Tropeçar de vez em quando faz parte do jogo da vida, cair também. Levantar e seguir em frente é uma decisão pessoal. Eu decidi tentar de novo. Vou seguir em frente, vou renovar minha esperança, vou acreditar que desta pode dar certo.



Festa Surpresa

A campainha soa alta, estridente.
O cachorro late histérico e corre pela sala farejando o ar.
Interrompo uma leitura interessante e sem pressa
Vou atender o chamado
Uma amiga aguarda do outro lado do portão
Entra sorrindo e me abraça apertado
Sentamos para conversar
A campainha toca interrompendo nosso papo
É mais uma amiga chegando, e outra, e outra
Num instante a casa está cheia
E todos cantam animados parabéns prá você
Só então me dou conta que teve início uma festa surpresa

Aniversário

Hoje estou completando 52 anos, com corpinho de 40, rosto de uns 45 e cabeça de todas as idades, se bem que os cabelos grisalhos acabem sugerindo uma idade indefinida. Como decidi não pintá-los mais cada um pode dar a idade que parecer mais conveniente para o momento. Modestissima eu... mas sou assim mesmo e como diria um amigo que infelizmente já se foi: podre... kkkk
Conhecem aquele papo de que uma pessoa precisa plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro? Pois bem, tenho uma filha, meu maior e melhor projeto; já plantei várias árvores ornamentais e frutíferas e o livro, bem, o livro resolvi transformar nesse blog porque é muito complicado e caro editar livro nesse nosso Brasil varonil. Um dia, quem sabe, acabo editando esse livro. Ainda não desisti desse projeto, é só uma questão de tempo.
Passei a manhã dos meus 52 aninhos bem vividos entre minhas amigas do grupo de arteterapia da Clínica Luci Ishii. Estavam todas lá cheias de carinho e amor umas com as outras. Uma bênção aquele grupo. Cantamos parabéns, comemos bolo e salgados e terminamos a manhã fazendo um trabalho manual muito fácil e gostoso de executar.
Terminada a arteterapia fui até a clínica conversar com o Dr. Nilson para entender o novo protocolo do tratamento. Como o PET revelou lesões nos linfonodos nas regiões cervical inferior esquerdo, infraclavilulares direitos e retroperitoneais além do esterno será necessário atacar o problema com uma droga mais potente do que o herceptin. Vou começar a usar o tykerb e o xeloda e espero que dessa vez eu consiga me livrar desse câncer definitivamente. Não gosto de me sentir como uma bomba relógio prestes da explodir e não tenho vocação para kamikase e muito menos mulher bomba.
Muito cá entre nós, piora no estado de saúde é presente de aniversário para alguém? Ninguém merece, mas não me dou por vencida. Nesses momentos preciso mergulhar dentro de meu eu mais profundo, mais inatingível, entrar em contato com meu Deus interior e me deixar consumir pelas chamas para depois renascer das cinzas como uma grande Fênix.

Resultado do Pet

Conforme eu já estava prevendo, porque conheço bem as reações do meu corpo, o PET confirmou o aparecimento de algumas metástases. Nada que não possa ser debelado com um novo protocolo de quimioterapia e uma dose de paciência. A boa notícia é que a metástase na vértebra está curada e isso é muito bom, pois minha coluna fica preservada.

Minha filha, a Raissa e alguns amigos ficaram mais preocupados do que eu com o resultado do exame. É ruim, mas não é o fim do mundo e muito menos um atestado de óbito. Essa doença é tinhosa mesmo e parece se divertir com esse vai e volta. O melhor é não se deixar abater com as recaídas e continuar vivendo cada dia com o entusiasmo de uma criança.

Ontem a Bárbara chegou com uma conversa de não comer chocolate, que ela adora, e também não beber vinho até que eu fique curada. Não gosto desse tipo de sacrifício, pois me sinto muito desconfortável com a situação, afinal não tenho controle total sobre a doença. Hoje tivemos uma conversa sobre o assunto e ela acabou reconsiderando, ainda bem.

Respeito as opiniões contrárias, até porque cada um tem todo o direito de agir conforme sua própria consciência e crenças pessoais, mas eu penso diferente e acabei escrevendo o texto abaixo:


Graças e Promessas


Não gosto de sacrifícios físicos, flagelos, sofrimentos

Lembram o período medieval e

Acabam sendo uma barganha que não me convence.

Não gosto de ver pessoas cumprindo promessas

Muitas vezes feitas por outros

Que não eles.

Sinto-me incomodada e desconfortável ao

Assistir alguém atravessando de joelhos, muitas vezes feridos,

Longas distâncias em locais de apelo religioso

Agradecendo uma graça alcançada ou fazendo um pedido difícil de ser alcançado.

Não seria mais útil ajudar alguém necessitado?

Não seria mais caridoso visitar aquele doente esquecido num quarto frio de hospital?

Não creio que Deus, em sua infinita misericórdia, exija sacrifícios físiscos de quem quer que seja

Apenas para conceder uma graça qualquer

O que Ele espera de nós é solidariedade, compaixão, amor.

Tentando

Desapareci
Fiquei ausente por alguns dias
Inquieta, irritada, assustada...
Escrevi muito, apaguei tudo
Não queria ser amarga nem irônica.
Como disse Rilke: é melhor não se deixar dominar pela ironia
Sobretudo em momentos estéreis.
Estou me sentindo num desses momentos
Meu corpo dá sinais que não sei interpretar
Será fantasia da minha mente assustada
Ou sinal de problema em curso?
Preciso aguardar um pouco mais
E seja lá como for, digerir qualquer notícia
Arregaçar as mangas e seguir em frente.
Desesperar ou ficar infeliz não muda o curso da vida
Então, plagiando Rilke, vou tentar ser como a árvore que não apressa sua seiva
E enfrenta tranquila as tempestades da primavera,
Sem medo de que depois dela não venha nenhum verão.
O verão há de vir.
Mas virá só para os paciente, que aguardam
num grande silêncio intrépido,
Como se diante deles estivesse a eternidade.
A paciência é tudo.