Atendimento URGENTE? Como assim???

Ontem meu braço ficou mais inchado do que de costume e a dor incomodou bastante. Acordei algumas vezes durante a noite por causa da dor no braço e pela manhã resolvi ir até a clínica onde faço quimioterapia para saber que atitude tomar. A Dra. Juliana solicitou, de urgência, um ecodopler para ter certeza de que não havia nenhum trombo provocando estrago no braço direito.
O problema da trombose é que o tratamento precisa ter início rápido. Acontece que fazer um exame de urgência em qualquer hospital de Brasília é uma verdadeira novela. Vou contar minha saga.
Comecei pelo Hospital Santa Luzia. A atendente olhou para o receituário e depois para mim e disse na maior cara dura que aquele tipo de papel onde a médica solicitou o exame não indicava urgência para o hospital e que eu teria que agendar o exame. Argumentei que a urgência se dava porque além de eu ser paciente oncológica que faz quimioterapia diária havia uma suspeita de trombose que se confirmada exige um pronto atendimento no prazo de 24 horas. Além disso eu precisava fazer o exame ainda hoje para saber se teria ou não que suspender a quimioterapia. Ela sequer se deu ao trabalho de ouvir a explicação e, para não me aborrecer com o péssimo atendimento, achei melhor procurar outro hospital. Dá para acreditar numa coisa dessas, a urgência para o hospital tem a ver com o papel e não com a necessidade do paciente...
Fiquei impressionada com o atendimento do Santa Luzia, considerado um bom hospital. Posso garantir que estão precisando treinar melhor seus funcionários. Urgência, principalmente em se tratando de paciente oncológico, precisa ser levada mais a sério. Eu não cheguei lá com um probleminha qualquer. Suspeita de trombose é coisa muito séria e se confirmada eu teria até mesmo que ficar internada.
Outras clínicas onde esse tipo de exame pode ser feito só o fazem mediante agendamento e por mais urgente que seja o caso eles não se abalam.
Fui para a emergência. A menina da recepção até mostrou um pouco de má vontade no início, mas assim que expliquei o problema ela me encaminhou para a cardiologia onde fui muito bem atendida. Aí o problema estava em meu convênio médico que encaminhou uma relação com os nomes dos servidores do tribunal para o hospital e o meu nome, justamente o meu nome, não constava na bendita lista. Eles esqueceram de acrescentar os nomes dos aposentados. Coitados dos aposentados, sempre levando na cabeça...
Ainda bem que os servidores que trabalham no Prosocial são muito prestativos e rapidamente resolveram meu problema enviando uma lista completa com os nomes de todos os servidores do tribunal. Também dei sorte com o médico que me atendeu. Ele é aquele tipo de médico que gosta do que faz e atende com boa vontade. Examinou cuidadosamente meu braço e descartou qualquer suspeita de trombose. Explicou que a quimioterapia atrapalha a pouca drenagem linfática que ainda tenho provocando uma inflamação que por sua vez acaba inchando meu braço e causando dor.
Em resumo, é melhor torcer para não precisar de nenhuma urgência. Comecei procurar atendimento às 11 horas da manhã e somente as 16 horas consegui fazer o bendito exame urgente. Se fosse realmente uma trombose ela teria feito um belo estrago nessas cinco horas de espera. Urgência? O que é isso mesmo???
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou