Orfeu e Eurídice

Gosto muito de mitologia, mas não sou nenhuma expert no assunto, apenas curiosa. Outro dia postei uma foto da escultura de Orfeu e Eurídice que está em exposição no Metropolitan Museum de Nova York, e achei que deveria escrever alguma coisa sobre o mito. É só uma pincelada sobre o assunto. Espero que apreciem.

Orfeu, filho da musa Calíope, era poeta e músico. Participou da expedição dos Argonautas para buscar o Velocino de Ouro, um talismã de prosperidade e poder. Precisou acalmar as ondas do mar com música e salvou o navio dos Argonautas anulando o efeito do canto das sereias.
Orfeu apaixonou-se pela ninfa Eurídice e casou-se com ela. Aristeu, apicultor e pastor, e também o deus protetor dos caçadores, pastores e rebanhos tentou violá-la, mas ela fugiu e durante a fuga pisou em uma serpente e morreu envenenada. Esse serpente era de fato a deusa Cirene, mãe de Aristeu, que ficou furiosa com a recusa de Eurídice por seu filho decidiu transformar-se em serpente para matá-la.
Orfeu, inconformado com a morte de sua amada, desceu ao reino de Hades para pedir Eurídice de volta.
Hades, o deus grego do mundo dos mortos, era tão temido que ninguém ousava pronunciar seu nome e quando era para se referir a ele usavam outros nomes, sendo o mais conhecido Plutão. Esse apelido deu origem ao deus romano. Plutão ou Hades, o rico, era o dono das riquezas do subsolo e o deus do submundo e das riquezas dos mortos.
Perséfone e Hades, compadecidos com o sofrimento de Orfeu, devolvem Eurídice com a condição de que ele saísse do mundo dos mortos sem olhar para trás. Já na saída Orfeu olhou para trás para conferir se Eurídice o seguia. Ela estava lá, mas sumiu para sempre deixando-o inconsolável.
Daí em diante Orfeu repeliu todas as mulheres. Inconformadas com isso as Trácias o mataram e jogaram seus restos no rio. Foi aí que Orfeu desceu ao mundo dos mortos e pode finalmente reencontrar sua amada Eurídice.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou