Agressões

Não tenho dúvidas de que a omissão dos pais e a falta de limites na educação de crianças e jovens são responsáveis pelos inúmeros ataques que vêm acontecendo nos últimos tempos seja na rua, nas escolas, em qualquer outro lugar.
Quando ocorre uma agressão gratuita, como a desses jovens atacados em São Paulo, em plena Av. Paulista por um grupo de cinco outros jovens de classe média, fico chocada com a atitude violenta dos agressores e indignada com a reação dos pais que tentam jusitificar o injustificável e passam a mão na cabeça de filhos mimados e covardes, que atacam em bando.
Não adianta fingir que não aconteceu ou justificar dizendo que os filhos foram provocados e apenas reagiram. Reagiram em bando e naquela proporção? Havia outras pessoas por perto que testemunharam o ataque cruel e covarde. Pensem um pouco: por que será que seus filhos carregavam lâmpadas flourescentes grandes nas mãos? Com certeza não estavam a procura de uma lixeira para descartar corretamente o lixo que carregavam, às 6 horas da manhã.
Infelizmente, educação, limite, respeito, cortesia parecem fazer parte de um passado remoto. Hoje o jovem, acobertado até mesmo por seus pais, acredita poder tudo. Agride professores nas escolas, mendigos na rua, colegas dentro das salas de aula. Onde será que vamos parar?
Semana passada um estudante de enfermagem agrediu e quebrou os dois braços e seis dentes da Coordenadora da escola em que estudava simplesmente por ter sido reprovado em uma matéria. Não podemos aceitar um absurdo desses sob nenhuma hipótese. No tempo em que estudei, nota baixa se resolvia com uma bela bronca dos pais, às vezes um castigo e maior empenho nos estudos. Simples assim. Ah, e existia reprovação. E cá entre nós, o que se pode esperar de um profissional da área de saúde, que ainda estudante, agride alguém assim? Ele vai acabar matando um paciente difícil. Ou estou errada?
O fato é que precisamos resgatar valores que ajudem a construir uma sociedade mais equlibrada e justa. Precisamos orientar melhor nossos filhos incutindo neles valores morais e éticos. Precisamos de uma educação de qualidade que leve o jovem a ter um pensamento crítico e também para colocar nos trilhos uma sociedade embriagada pelo ópio que sustenta o poder e a corrupção.
Falando em educação, alguém já ouviu falar que estão predentendo abolir Monteito Lobato das escolas sob a alegação de que ele usa termos racistas? Hipocrisia das piores. A literatura de Lobato precisa ser colocada no tempo em que foi escrita e não no contexto atual. Pensamento racista está é na cabeça de uma pessoa que propõe um absurdo desse tamanho.
A mudança precisa acontecer urgente, pois infelizmente o que temos visto são exemplos nefastos vindos de pessoas que deveriam servir de modelo ao jovem. A começar pelo Presidente da nação violando regras para alcançar seus objetivos a qualquer custo e insinuando que estudar não é importante, ou membros da mais alta corte de justiça chamando seus pares para uma briga de braço, ou parlamentares saindo no tapa em Plenário como se fosse um ringue de luta livre e não um local de trabalho que deveria ser usado apenas para se discutir leis objetivando o desenvolvimento de uma nação complexa e de dimensões continentais como o Brasil.
Em resumo, penso que uma profunda mudança estrutural precisa ser colocada em prática para erradicar esse cancro que corrói nossa sociedade em seus valores éticos e morais. Penso também que a intolerância e o preconceito precisam ser erradicados, pois qualquer pessoa branca ou negra, rica ou pobre, culta ou ignorante, nacional ou estrangeira, religiosa ou atéia não tem o direito de atacar outra alegando não concordar com sua escolha sexual, sua origem, seu modo de vida, suas preferências ou seja lá o que for.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou