Almeida Junior


pescador

violeiro

.................................................................. picador de fumo

...........................................................................saudade

Hoje vou escrever sobre um pintor que conheci há tempos e aprendi a admirar. Sua obra retrata cenas simples da roça, com um realismo impressionante, e nos põe em contato com aspectos da vida do caboclo e seu dia a dia descomplicado. Vou apresentar Almeida Júnior.

José Ferraz de Almeida Júnior, mais conhecido como Almeida Júnior, nasceu no dia 8 de maio de 1850, em Itú, interior do estado de São Paulo. Ainda criança já mostrava gosto pelo desenho desenhando com carvão a igreja de Nossa Senhora da Candelária.
Como gostava de música, foi cantor de coro e também foi sineiro da igreja Nossa Senhora da Candelária, que costumava desenhar quando criança.
O padre da igreja, que era parente de seu pai, percebendo o talento do jovem o incentivou a estudar desenho. Tempos depois, esse mesmo padre promoveu uma coleta na cidade par enviar o jovem ao Rio de Janeiro estudar desenho na Academia Imperial de Belas Artes. Estudou desenho com Jules le Chevrel e seu professor de pintura foi o não menos conhecido pintor Vitor Meireles.
Terminou o curso na Academia Imperial de Belas Artes com vários prêmios, mas decidiu retornar para Itu onde passou a ganhar a vida pintando retratos, sua especialidade.
Em 1875 D. Pedro II visita Itu para inaugurar a Estrada de Ferro Mogiana. Nessa ocasião conhece a pintura do artista ficando muito impressionado, decidindo então dar-lhe uma bolsa para concluir seus estudos na Europa.
O pintor embarca para Paris em 1876, para estudar na Escola Superior de Belas Artes, onde mais tarde é premiado com a Medalha de Desenhos em Ornatos. Participou de quatro edições do Salon de Paris entre 1879 e 1882. É desse período algumas de suas obras primas mais conhecidas, como O Derrubador Brasileiro e Remorso de Judas, Fuga para o Egito e o Descanso da Modelo, Arredores de Paris e Arredores do Louvre.
Fica em Paris até 1882 quando retorna ao Brasil e expõe na Academia Imperial os trabalhos realizados enquanto estudava. Até mesmo o imperador prestigia a exposição, mas o artista decide retornar a Itu, abandonando a Corte.
Monta seu ateliê em São Paulo e em 1885 é agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa, segundo Decreto imperial.
É nomeado professor de desenho e caligrafia da Escola Normal. Sua obra, nessa ocasião, começa a se libertar dos temas bíblicos e da monumentalidade do ensino artístico da época. Começa a pintar aspectos da vida dos caboclos e temas da terra, dando destaque a personagens simples e anônimos. Essa forma de pintar foi denominado regionalismo, absolutamente inédito na produção acadêmica daquela época. O pintor foi o precursor do realismo na história da arte brasileira.
Em 1891 viaja pela segunda vez para a Europa. Depois expõe nos Estados Unidos ganhando medalha de ouro pelas obras expostas: Caípira negaciando, Leitura e Descanso da Modelo.
Retorna pela última vez a Europa em 1896. Morre assassinado aos 49 anos de idade, ainda solteiro e no auge de sua carreira artística, no dia 13 de novembro de 1899. Deixou testamento reconhecendo um filho natural.
Almeida Júnior é considerado um importante pintor nacional, por retratar em suas obras o caipira paulista.
O dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado em 8 de maio, data do nascimento do pintor.
Marcadores: | edit post
1 Response
  1. Anônimo Says:

    obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou