Ela é sonsa ou está limitada?

Hoje li o comentário de uma jovem na internet, dizendo odiar gente sonsa e classificando a própria mãe como tal.
Senti um aperto no peito ao ler tal comentário e também raiva, por dois motivos: primeiro porque sou mãe e não gostaria de ser classificada como sonsa nem na intimidade da minha casa e muito menos num veículo de grande alcance como a internet. Segundo porque conheço tanto a filha quanto a mãe que estão envolvidas na situação e posso garantir que o adjetivo não se enquadra na forma como foi colocado.
Sonsa é aquela pessoa que sabe das coisas, mas finge que não sabe. Dá uma de boba, mas não é, e esse não é o caso da mãe em questão.
Ela está limitada, e isso eu admito. Usei o verbo estar porque não acredito que ela seja uma pessoa limitada, mas as circunstâncias da vida que ela vem levando transformou-a em alguém limitado. Seu mundo é muito pequeno, sua experiência de vida, quase nula. Seus passos se mantêm num percurso miúdo e rotineiro que leva da casa ao trabalho, na mesma rua, e vice e versa, há anos. Sua visão do mundo, quando muito, é aquela transmitida pela tela da TV, que nada acrescenta, nada ensina, muito pelo contrário, emburrece qualquer ser humano. Além do mais ela é tímida, quase não tem amigos e é medrosa. Vive uma existência muito solitária, apesar de ser casada e mãe de dois filhos.
Fico me perguntando como seria essa jovem se tivesse tido apenas as mesma oportunidades de sua mãe? Será que ela seria o que é hoje? Duvido. Sem experienciar coisas novas a tendência geral é repetir as mesmas coisas do grupo ao qual pertence, sem grandes questionamentos ou mudanças estruturais. Aquele grupo é sua referência.
É claro que há pessoas que fogem a regra e embora pertencendo a um determinado grupo se destacam de alguma maneira mas, para que isto aconteça, é necessário ter um espírito curioso e questionador para buscar respostas que, certamente, não estarão prontas. É preciso gostar de ler, de estudar e esse não me parece ser o perfil da jovem filha.
Os jovens precisam pensar um pouco antes de jogar na internet qualquer comentário que possa magoar as pessoas ou pior, ofendê-las. É muito difícil consertar um estrago que pode trazer consequências que marcam para sempre. Como diz o velho e sábio ditado: É melhor prevenir do que remediar.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou