"Made in China"

O magnata americano Donald Trump declarou que se fosse eleito presidente taxaria em 25% todos os produtos de origem chinesa. Disse mais, que vê os chineses como inimigos que querem dominar os EUA economicamente e concluiu dizendo que a China, manipulando a moeda como vem fazendo não está competindo e sim trapaceando.
Olha, não é por nada não, mas concordo com ele em gênero, número e grau. E digo mais: a china quer dominar economicamente não só os EUA, mas o mundo todo, todiiiiiinho. Basta olhar o que está acontecendo. Não precisa ser "expert" nem especialista.
Não entendo muito de política e economia, mas acho que não é necessário ser especialista para perceber que a China está espalhando seus tentáculos pelo mundo. É claro que a intensão, a longo prazo, só pode ser de domínio absoluto. Pensem bem: A china fabrica e vende barato qualquer produto (eles copiam tudo, de bolsas a remédios) porque explora de forma desumana a mão de obra. Os comerciantes do mundo inteiro abarrotam seus estoques com produtos chineses (de péssima qualidade ou, no mínimo, de qualidade duvidosa) em detrimento aos produtos nacionais, que são mais caros. Eles nem percebem que estão alimentando o dragão que irá comê-los em breve. É claro, é óbvio que é isso que vai acontecer, mais dia ou menos dia, se os países e seus governos não derem um basta nesta pouca vergonha.
Já pararam para pensar que vai acabar ocorrendo uma quebradeira geral das fábricas que contratam pessoal de forma legal, paga impostos, etc? Claro que vai, pois se os comerciantes só compram produtos pirateados feitos na china.
Mas, quando não houver mais concorrência (por causa da falência e quebradeira dos fabricantes legais) virá a china para cobrar o preço que bem entender. Isto é, beeeeeeem caro. Caríssimo. Para arrancar o couro mesmo, pois não existirá nenhum concorrente para eles.
Alguém já reparou que em qualquer lugar do mundo onde existe comércio (e isto quer dizer todos os lugares) está infestado de chineses e lojinhas de 1,99 e similares. Não é necessário ir longe, basta dar uma pequena voltinha em qualquer feira livre. Em São Paulo, a 25 de março está cheia deles.
Gennnnnnnnnnte. Abra os olhos bem abeeeeerrrrrrrrtos. Vamos começar a boicotar os produtos chineses agora.
Eu, que faço tratamento quimioterápico, tenho horror em pensar que algumas clínicas usam produtos chineses, desde agulhas até remédios. Já li reportagens denunciando até o uso de catéter (que é colocado cirurgicamente no paciente) de origem chinesa. Ninguém merece. Isso é o maior crime que se pode cometer contra um paciente. E remédio então? Já imaginou você crente que está se tratando, quando na verdade está tomando água suja? Remédio inóquo.
Acooooooooorda enquanto é tempo.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou