Jornada da Alma

Ontem assisti novamente, desta vez com minha filha, o filme Jornada da Alma, do diretor italiano Roberto Faenza.
O filme relata a história de Sabina Spielrein, uma jovem russa de 19 anos, de origem judia, que sofre de histeria, é internada em um Hospital Psiquiátrico em Zurique, na Suiça, e é tratada por Carl Gustav Jung, psicanalista discípulo de Freud à época, que se utiliza de um novo método terapêutico usando a associação de palavras ou associação livre.
Um ano depois esta paciente recebe alta do hospital, mas sem conseguir se desligar de seu médico, acaba se envolvendo com Jung numa paixão arrebatadora. A relação chega ao fim quando Sabina decide que quer ter um filho com o médico. Esse rompimento leva Sabina numa busca de si mesma. Ela estuda medicina, se especializa em psicanálise, se casa, tem filhos e retorna a Russia onde se dedica a psicanálise de crianças e monta uma escola que fica conhecida como Creche Branca.
Sabina, que aderiu a Revolução Russa e enfrentou Stalin, foi executada por soldados nazistas juntamente com a filha, em uma sinagoga de Rostov, sua cidade de origem.
A história de Sabina ficou conhecida quando parte de seu diário foi encontrado na década de setenta. Ela e suas idéias influenciaram a história da psicanálise tanto em Freud, quanto Jung. Existe uma teoria que especula que talvez tenha sido Sabina o real motivo do rompimento entre Freud e Jung, pois Freud sempre soube do envolvimento de seu discípulo com a paciente.
Marcadores: | edit post
1 Response
  1. shan-Tinha Says:

    lindo e envolvente não? pessoas célebres também amam e cometem "pecados". bj e ótima semana com desejos de muita energia positiva pra ti!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou