Furando fila, onde a ordem é a desordem

Muito boa idéia da Presidente Dilma a exposição "Mulheres, Artistas e Brasileiras" que reúne obras de grandes artistas do século XX. É uma bela forma de prestigiar a mulher brasileira talentosa.
O destaque da mostra é o quadro Abaporu, que em tupi significa "homem que come carne humana". Tarsila do Amaral pintou o quadro para dar de presente ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade, que muito se impressionou com a pintura sugerindo o nome Movimento Antropofágico para aquele tipo de pintura que destacava os membros do corpo humano. Nesta pintura Tarsila valoriza o trabalho braçal (pés, mãos e corpo grande), que era o tipo de trabalho mais valorizado no Brasil da época, em detrimento ao trabalho intelectual (cabeça pequena). Outros quadros desta fase são: Sol Poente, A Lua, Cartão Postal, O Lago, etc.
A mostra também traz obras de Anitta Malfatti; Georgina de Albuquerque, pré-modernista e também Djanira, além das bonecas de barro das artistas do vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
= = = =
O ponto fraco da mostra é a (des)organização para a entrada dos visitantes. Um horror e sem o menor critério, (pelo menos neste domingo). Os seguranças, muito mal treinados, não respeitam a ordem de chegada dos visitantes, gerando muitas reclamações na porta, pois só é permitido entrar de 40 em 40 pessoas. Pessoas que esperaram por um longo tempo são barradas, enquanto outras que acabaram de chegar ao prédio entram sem serem importunadas. Não existe fila, nem senha, nem controle algum. É a lei do mais esperto (daquele que não tem o menor respeito pelo outro).
Fica a simples pergunta: Se no Palácio do Planalto os seguranças não estão preparados para organizar uma simples fila para visitação de uma exposição, como é que será na época da Copa e das Olimpíadas no Brasil? Será que até lá (que já está bem perto) o país terá capacitado suficientemente os trabalhadores envolvidos no evento?
1 Response
  1. shan-Tinha Says:

    Lu, Lu, tolerância querida, precisamos exercitar constantemente frente aos desafios diários, seja com pessoas ou com a natural expressão dos bichinhos, é difícil mas preciso!
    bjinho e ótima semana, obrigada pelo carinho da visita!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou