A Volta do Filho Pródigo, de Rembrandt


A volta do filho pródigo
Rembrandt

Em julho finalmente irei a São Petesburgo e Moscou, duas cidades que sempre tive vontade de conhecer na Rússia. Antecipando a viagem, ando pesquisando algumas coisas que quero ver bem de pertinho e o quadro "A volta do filho pródigo" de Rembrandt, adquirido por Catarina, a Grande, em 1766, e que está no Museu Hermitage em São Petesburgo, é uma delas.
Gosto muito de Rembrandt e este quadro é uma de suas obras primas. O livro escrito pelo teólogo Henri Nouwen, analisa esta pintura com um olhar minucioso e detalhista e,  a partir de suas meditações,  numa profunda viagem espiritual, ele nos revela detalhes que o quadro transmite.
Rembrandt, como qualquer outro pintor do período barroco, que é marcado pelo realismo, pintou muitas cenas bíblicas. A volta do filho pródigo  é a terceira parábola do livro de Lucas, capítulo 15, da bíblia. Este quadro é cheio de mensagens em detalhes sutis. Vamos olhar com olhos de ver para enxergar as mensagens que ele nos transmite:
O pai, em pé usando uma túnica vermelha, que é a demonstração da riqueza que ele possuia, está numa atitude acolhedora para com um  filho andrajoso e perdido que retorna à casa do pai, depois de torrar toda sua parte da herança com festas e prostitutas.
A mão esquerda do pai, forte e máscula, sustenta e ampara este filho, enquanto  sua mão direita, mais delicada e feminina, é fina e leve como a mão de uma mãe carinhosa e meiga, que sabe consolar.
O pé esquerdo do filho pródigo está descalço para significar a mais desprezada situação que se pode chegar um ser humano. Sua face escondida no peito do pai é uma atitude de humilhação. O filho voltou não para ocupar seu lugar de filho no casa do pai, mas se conformando em ser um serviçal qualquer.
O filho mais velho, que está de pé, é um observador crítico e cheio de ciúmes. Ele está morrendo de inveja e ressentimento porque não aceita o fato do pai ter perdoado o filho mais novo e mandado fazer uma grande festa para comemorar sua volta a casa. Este pai é a personificação do amor, do amparo.
Em resumo, o quadro é de uma beleza impar. Não vejo a hora de estar bem de frente a este obra prima do grande Rembrandt.
5 Responses
  1. Guilherme Says:

    Como foi ver o quadro do Rembrant? Favor enviar o comentário para lemesgarcia.guilherme@gmail.com


  2. Anônimo Says:

    de que ano é a obra


  3. Anônimo Says:

    pf me diga de qe ano foi realiza esa obra


  4. Anônimo Says:

    pf me diga de qe ano foi realiza esa obra


  5. Lou Says:

    Rembrandt nasceu em 15 de julho de 1606 e morreu no dia 4 de outubro de 1669. A obra "A volta do filho Pródigo" é uma das últimas do mestre. Não sei a data precisa, mas sei que o quadro foi pintado entre os anos de 1663 e 1665.
    Um abraço da Lou


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou