Bonsai de goiabeira


Há algum tempo comprei um bonsai de goiabeira e o coloquei em cima de uma mesinha de centro na varanda da sala de jantar, que recebe bastante sol pela manhã. Ele é muito melindroso e fica todo murchinho se não receber água todos os dias.
Cuido dele com carinho e um belo dia percebi que havia uma flor branquinha na ponta de um galho. Fiquei observando o desenvolvimento da flor que se transformou numa pequena goiabinha verde. Estava certa de que a goiaba daquela miniatura de árvore fosse ficar, no máximo, do tamanho de uma bolinha de gude.
Os dias foram passando e a goiabinha ficava cada vez maior, até se transformar numa goiaba grande demais para o galho fininho, que acabou ficando vergado ao peso da fruta.
Todas as pessoas que passam pela varanda ficam admiradas com a enorme goiaba pendurada no galho fininho. Foi até preciso fincar uma estaca para ajudar a segurar o peso da fruta que está começando a amadurecer.
Minha filha sai de casa pela manhã e só retorna a noite para dormir e quase não nota qualquer coisa que existe em casa. Esta semana, antes que ela saísse para o trabalho, eu a chamei até a varanda para mostrar a goiaba do bonsai. Ela olhou admirada e exclamou: nossa! Pensei que goiaba grande em bonsai fosse invenção do Maurício de Souza para alegrar o Chico Bento! Nunca pensei que bonsai realmente produzisse frutos de tamanho normal! E ainda brincou: tá vendo Ma, revistinha da turma da Mônica também é cultura...
Confesso que eu também nunca pensei que bonsai de qualquer árvore frutífera produzisse frutos de tamanho normal. Agora quero procurar um de pitangueira, de mixirica, acerola e outro de amoras. Devem ficar lindos carregadinhos de frutos maduros.
Enquanto não encontro outros bonsais de árvores frutíferas fico conferindo de perto o amadurecer da goiaba do meu bonsai pois, como o Chico Bento da história da Mônica, não vejo a hora de morder a fruta madura colhida no pé.
8 Responses
  1. shan-Tinha Says:

    tá aí, mais opções de renda, bonsai de árvore frutífera! nunca tinha visto!
    que tal? vai pensar no caso?
    bj querida, ótima semana pra ti!


  2. tenho um bonsai de goiabeira,mas não dar frutos, acho que ele tem uns quatro anos, por que não dar fruto. luciamonteirodemelo@yahoo.com.br, por favor responda por este email, fico bastante agradecida.


  3. Anônimo Says:

    Amigo tomando as precausoes certas quanto tempo de vida tem um bonsai goiabeira?


  4. Lou Says:

    Anônimo, não sou especialista em bonsai mas acredito que sendo o bonsai uma árvore, com os cuidados certos ela deve durar tanto qto uma goiabeira normal. Meu bonsai de goiaba fica num local onde toma pelo menos de 3 a 4 horas de sol por dia. Precisa receber água todos os dias e ser adubado pelo menos a cada 4 meses. Ele está lindo, e já está frutificando novamente.


  5. Mirian Says:

    Obrigada pelo seu post, eu ganhei um bonsai de goiabeira e estava sem idéia do que fazer. Que adubo vc usa?


  6. Lou Says:

    Mirian, tente encontrar nas lojas especializadas um adubo específico para bonsai.
    Você irá se encantar qdo o seu aparecer cheio de flores, e irá se deliciar qdo estas flores se transformarem em deliciosas goiabas.
    Boa sorte com sua mini goiabeira.
    bjs da Lou


  7. Unknown Says:

    Adoreeeei...
    muito lindo mesmo esse seu Bonsai de goiabeira.
    eu também tenho um, porém a goiaba é bem diferente das normais.
    Bem a minha ainda não deu fruto, porque ainda está muito novinha.
    Mas eu vir e até comi o fruto da muda mãe, que por sinal muito gostosa, bem doce e quase sem sementes.
    Agora é só aguardar e esperar com paciência, que a mãe natureza faça o meu bonsai de goiabeira dar frutos.
    Parabéns lindinha pela post.
    grande beijo.


  8. Lou Says:

    Adoro bonsais. São incríveis tantos os frutíferos qto aqueles que enchem nossos olhos com a beleza das flores.
    Um abraço carinhoso para você Kátia.


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou