A Liberdade é Azul

Uma amiga veio visitar-me ontem, e passou a tarde comigo. Resolvemos assistir um filme e escolhemos A Liberdade é Azul, da trilogia Trois Couleurs: bleu/blanc/rouge, do diretor Krzystof Kieslowski.
A trilogia é baseada nas três cores da bandeira francesa, e nas palavras do lema da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
Kieslowski associa a liberdade com a morte de duas pessoas muito amadas pela protagonista,  e sua abordagem é surpreendente e de uma intensidade sutil e comovente. O filme é de poucas falas, quase silencioso, mas a trilha sonora forte e marcante parece gritar, despertando no expectador sentimentos profundos.
A trama mostra o que o destino pode reservar às pessoas: muita dor e solidão interior. O filme é quase um tratado sobre dor e perda, e o grande peso de ser o sobrevivente de uma tragédia.
Que filme sensacional!
De um modo geral, gosto muito dos filmes europeus e este é um dos mais impactantes que já assisti. Ele é denso, quase palpável e é impossível desgrudar os olhos da tela. O diretor, a fotografia, a música, tudo é perfeito e a interpretação de Juliette Binoche está impecável. Ela consegue transmitir sua dor com uma convicção e uma intensidade impressionantes.
O diretor Kieslowski foi um mestre na condução da trama. A câmera percorre de forma delicada e sutil detalhes aparentemente insignificantes, mas que fazem toda diferença para o expectador sentir o filme e ter a sensação de quase tocar os sentimentos, as emoções e a dor que transformam Julie que  desperta no hospital e fica sabendo que perdeu o marido e a filha do casal num acidente de carro. Ela não chora, mas sua dor é tão contundente que parece palpável.
Marcadores: | edit post
1 Response
  1. shan-Tinha Says:

    Mãe!
    “ No seu coração tem um sol que brilha
    a todo instante e, através dos seus olhos,
    as pessoas podem contemplar toda fé e a esperança
    que existe dentro de você.
    Que o seu brilho e o seu encanto
    sejam renovados a cada dia de sua vida
    e que Deus continue abençoando você
    com o dom de ser uma pessoa maravilhosa”.
    Parabéns pelo seu dia!!!
    bjão!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou