3ª parada: Estocolmo

Sairemos de Oslo depois do café da manhã, no dia 11 de julho, com destino a Estocolmo, capital da Suécia. Pelo jeito chegaremos cedo, pois o programa prevê um passeio pela cidade conhecendo o Palácio Real, a Catedral e outras atrações turísticas.
Serão 3 dias na cidade, sendo que no terceiro dia embarcaremos num cruzeiro noturno para  irmos até Helsinque, na Finlândia.
A cidade de Estocolmo é distribuída por 14 ilhas ligadas por 53 pontes, o que fez com que ficasse conhecida como a Veneza do Norte. É uma linda cidade, cheia de parques, que abriga também mais de 100 galerias de arte e 70 museus.
As atrações mais procuradas na cidade são:
Drottningholm Palace and Theater Ekero, casa da família real, que também é conhecido como a Versalhes da Suécia.
Millesgàrden,  na ilha Lingingö, é um jardim de esculturas de Carl Milles, um dos mais renomados escultores da Suécia. Hands of God é seu trabalho mais conhecido.
Nationalmuseum é o museu de arte mais representativo do país. São 600 mil obras que vão desde a  idade média ao século 20.
Historiska Museet possui 4 mil artefatos da era Viking. O destaque fica para a sala do ouro, com jóias da idade do bronze. Destaque também para o hall gótico com uma coleção de esculturas e objetos eclesiásticos do século 12.
Kungliga Slottet é o palácio onde trabalha a corte real. O destaque vai para o Royal Apartmentsenterid no 2° andar, decorado por artistas franceses de 1690.
Moderna Museet abriga 5 mil pinturas e esculturas, 25 mil aquarelas e desenhos e mais de 100 mil fotografias.
Prince Eugens guarda coleção de obras de Munch e outros suecos.
Stadshuset é a prefeitura sueca.

imagem tirada da internet

Museu Vasa abriga um navio de guerra do início do século XVII, que afundou quando deixava o porto em sua primeira viagem.
Ironia a parte, acho que não dá para exigir que um navio seja "indestrutível". Lembra algum outro navio que afundou a até virou filme? Pois é, o Rei Gustavo Adolfo propôs o desafio de construir o mais potente navio de guerra do seu tempo. No dia 10 de agosto de 1628 uma rajada de vento foi o bastante para inclinar para a esquerda o mais potente navio de guerra, causando seu naufrágio ainda no porto. Uma vergonha nacional.
Outra atração recomendada na cidade é um passeio de barco até Fjäderholmarna para vistiar o aquário do Mar Báltico, o artesanato local e a mais bela entrada para o  mar, que existe no mundo.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou