Acordar enjoada estraga o dia de qualquer um

Acordei meio devagar, enjoada. É por estas e outras que não sou muito fã de tomar remédios. Eles prometem curar um problema, mas sempre trazem outro problema colateral. Será que vale mesmo a pena? Na dúvida, prefiro tomar qualquer tipo de remédio apenas quando não existe outra solução.
Depois que eu voltar da viagem vou fazer uma bateria de exames, inclusive para saber o que está provocando a dor nas costas que está  me perseguindo há vários dias. É uma dor que arde. Sinistra...
Como tenho uma vértebra com câncer, e três costela com o mesmo problema, sempre fica a dúvida se a dor pode ter relação com a doença.  Iniciei um remédio mas... Haja paciência para aturar o enjôo. E se tem algo que detesto é vomitar. Faço tudo para evitar. Vou tentar desviar o foco, e pensar na viagem que se aproxima.  Viajar é tudo de bom, funciona muito melhor do que qualquer tipo de remédio.

Dicas para viajar ao exterior sem problemas

Cidadãos brasileiros são um dos mais barrados no exterior. Para quem deseja viajar,  e não quer enfrentar nenhum tipo de problema na imigração, é melhor conferir as dicas que estão no Portal Consular do Itamarati.

A Europa não exige visto, mas isto não é garantia de entrada em nenhum dos países. A Espanha e Portugal por exemplo  adoram barrar a entrada de cidadãos brasileiros. A Inglaterra também não fica atrás.  Só no ano passado foram mais de 6.000 brasileiros devolvido, sem maiores explicações.
Os Estados Unidos exigem visto, mas isto também não é garantia de que você irá entrar no país.
O melhor é se prevenir para evitar problemas e perder todo o investimento que você fez para viajar, e ainda ficar frustrado em não ter conseguido realizar o passeio planejado.

O endereço eletrônico do Portal Consular é: http://www.portalconsular.mre.gov.br/

Algumas sugestões que devem ser observadas:
- levar um comprovante autenticado de emprego no Brasil
- seguro médico internacional
- cartão de crédito acompanhado da fatura do cartão (para comprovar que você efetivamente usa aquele cartão de crédito)
- verificar se o país a ser visitado exige algum tipo de vacina (ex: febre amarela)
- dinheiro suficiente para o tempo que irá permanecer viajando (mais ou menos U$ 80,00 por dia)

O telefone para informações no consulado é:
61 - 3411-6456 (se você estiver no Brasil)
55 (61) 3411-8803 (se você estiver ligando do exterior)

Outras  dicas  importantes:
Deixe o passaporte original guardado no cofre do hotel. Ande sempre com uma cópia. Perder o passaporte estraga a viagem de qualquer um.
Digitalize todos os  documentos e  envie para seu e.mail, você pode precisar.
Digitalize, inclusive, o cartão de crédito.
Nunca deixe sua bolsa com documentos dando bobeira. Em todo lugar do mundo existe ladrão oportunista aguardando a primeira oportunidade para surrupiar sua bolsa e estragar seu passeio.
Saia apenas com o dinheiro que você irá usar no dia. Deixe o restante guardado no cofre do hotel.

Boa viagem para todos.

Aliança com a garotada

Estava me  lembrando do tempo em que eu morava em apartamento e de quando fui síndica, coisa que não recomendo para ninguém, pois é o maior dos abacaxis. Tudo de ruim que acontece no prédio, sobra sempre para o síndico. Já as coisas boas, certamente não serão atribuídas a ele...
O vizinho ouve música com som muito alto, incomodando todo o prédio. Quem ouve a reclamação? O sindico, e não o surdo que escuta a música nas alturas. A água acabou. Culpa da Caesb? Claro que não, deve ter sido o síndico que se esqueceu de pagar a conta em dia. Faltou energia na quadra. Para quê ligar para a CEB? O síndico deve saber o que está acontecendo, e vão atrás dele. O zelador faltou ao trabalho? O síndico que se vire.
Depois de muito pensar, para tentar  minimizar os problemas,  resolvi envolver tanto os moradores quanto seus filhos na administração do prédio, mas precisei ser bastante criativa.
Uma das medidas que tomei  foi convocar todas as crianças do prédio para uma reunião em minha casa, com direito a suco, refrigerante e salgadinhos. Conversei com elas e pedi  sugestões sobre a melhor maneira de cuidarmos juntos do nosso prédio. Falamos da conservação do jardim, da segurança das portarias, da limpeza do prédio  e outras coisas. Elas se sentiram prestigiadas e conversaram bastante, dando vários palpites. Percebi que elas queriam participar mais ativamente e então sugeri a eleição de um síndico mirim. Foi uma festa. Elas adoraram a idéia.
Fizemos a votação e elegemos um síndico, um sub-síndico e assessores. Todos ganharam alguma atribuição e eu ganhei um monte de aliados. Nunca mais tivemos problemas com vandalismo no prédio, as portarias nunca mais ficaram abertas ou quebradas e a grama do jardim estava sempre verde e limpa. Tudo passou a funcionar como a engrenagem de um bom relógio.
As reuniões mirins  aconteciam na minha casa e eles me falavam do que acontecia no prédio, na escola e em suas vidas. Falavam de seus sonhos e  de seus pequenos problemas.  Éramos amigos e eu era a confidente daquelas crianças barulhentas e criativas.
Numa daquelas reuniões mirins as crianças pediram que eu as ajudasse a  montar uma gibiteca. Eles queriam  um espaço onde pudessem colecionar livros, gibis, jogos, e onde pudessem ficar a vontade. Como nosso prédio tinha pilotis que foram fechados com paredes, aproveitamos um daqueles espaços para montar a gibiteca que acabou sendo um sucesso.
Depois que me mudei  para outro bairro,  nunca mais tive contato com aquelas crianças. Hoje, quando me lembrei delas, senti saudades daqueles encontros. Criamos laços de confiança e amizade. Foi uma experiência muito interessante. Naquela época pensei: se não posso com elas, é melhor transformá-las em aliadas. A tática deu certo.

Doce cheiro da infância

Abri a pesada mochila cheia de coisas e,
como uma criança excitada,
Procurei até encontrar meu presente.
Mesmo bem embrulhado,
Deu para perceber que eram dois.
Voltei para a cozinha depressa e
Cortei o pacote com uma faca afiada.
Finalmente cheguei ao seu conteúdo:
Dois vidros cheinhos de doce caseiro.
Não eram iguais, mas foram feitos pela mesma pessoa,
Uma velha amiga desde os tempos da minha infância.
Abri com dificuldade o vidro de cor vermelho intenso
E assim que a tampa cedeu,
O cheiro de geléia de goiaba inundou o ambiente e
Me transportou  a um  passado  distante,
Numa casa velha, com paredes pintadas de branco
E montanhas de goiabas ocupando toda a sala.
Eu estava novamente debruçada
Sobre o fogão de lenha improvisado,
Salivando...
Enquanto observava atenta
Dona Piedade mexer o grande tacho de cobre
Onde borbulhava,  exalando perfume
A geléia de goiaba vermelha madura.

3ª parada: Estocolmo

Sairemos de Oslo depois do café da manhã, no dia 11 de julho, com destino a Estocolmo, capital da Suécia. Pelo jeito chegaremos cedo, pois o programa prevê um passeio pela cidade conhecendo o Palácio Real, a Catedral e outras atrações turísticas.
Serão 3 dias na cidade, sendo que no terceiro dia embarcaremos num cruzeiro noturno para  irmos até Helsinque, na Finlândia.
A cidade de Estocolmo é distribuída por 14 ilhas ligadas por 53 pontes, o que fez com que ficasse conhecida como a Veneza do Norte. É uma linda cidade, cheia de parques, que abriga também mais de 100 galerias de arte e 70 museus.
As atrações mais procuradas na cidade são:
Drottningholm Palace and Theater Ekero, casa da família real, que também é conhecido como a Versalhes da Suécia.
Millesgàrden,  na ilha Lingingö, é um jardim de esculturas de Carl Milles, um dos mais renomados escultores da Suécia. Hands of God é seu trabalho mais conhecido.
Nationalmuseum é o museu de arte mais representativo do país. São 600 mil obras que vão desde a  idade média ao século 20.
Historiska Museet possui 4 mil artefatos da era Viking. O destaque fica para a sala do ouro, com jóias da idade do bronze. Destaque também para o hall gótico com uma coleção de esculturas e objetos eclesiásticos do século 12.
Kungliga Slottet é o palácio onde trabalha a corte real. O destaque vai para o Royal Apartmentsenterid no 2° andar, decorado por artistas franceses de 1690.
Moderna Museet abriga 5 mil pinturas e esculturas, 25 mil aquarelas e desenhos e mais de 100 mil fotografias.
Prince Eugens guarda coleção de obras de Munch e outros suecos.
Stadshuset é a prefeitura sueca.

imagem tirada da internet

Museu Vasa abriga um navio de guerra do início do século XVII, que afundou quando deixava o porto em sua primeira viagem.
Ironia a parte, acho que não dá para exigir que um navio seja "indestrutível". Lembra algum outro navio que afundou a até virou filme? Pois é, o Rei Gustavo Adolfo propôs o desafio de construir o mais potente navio de guerra do seu tempo. No dia 10 de agosto de 1628 uma rajada de vento foi o bastante para inclinar para a esquerda o mais potente navio de guerra, causando seu naufrágio ainda no porto. Uma vergonha nacional.
Outra atração recomendada na cidade é um passeio de barco até Fjäderholmarna para vistiar o aquário do Mar Báltico, o artesanato local e a mais bela entrada para o  mar, que existe no mundo.

2ª parada: Bergen

Depois de conhecer Oslo nosso grupo irá até Geilo onde iremos visitar (é apenas uma visitinha mesmo) a catarata de Voring. Imagino que seja aquele tipo de visita que serve como aperitivo e que só dá mesmo para fazer uma fotografia e voltar correndo para o ônibus. A catarata de Voring tem uma queda d'água de 182m. Deve ser uma vista impressionante.
Em seguida seguimos viagem para Bergen mas, no caminho, paramos no fiorde de Hardanger onde faremos um passeio de barco. Vamos também fazer outra pequena  parada na cascata de Steindal Norheimsund antes de seguirmos viagem. Acho que chegaremos em Bergen no final da tarde, provavelmente mortos de cansaço. Iremos jantar e cair na cama para aproveitarmos bem  os próximos dias  que prometem  ser cheios  de  lindas paisagens pelos fiordes.
Nosso passeio pela região dos fiordes nos levará também ao glaciar de Briksdals e em seguida embarcaremos num cruzeiro pelo Fiorde de Geiranger até Alesund, onde dormiremos para recuperar nossas forças para continuar a viagem.
Depois de cinco dias passeando pelas lindas paisagens norueguesas, voltaremos para Oslo bordejando o fiorde de Molde até Aldalsnes.
A cidade de Molde é conhecida por sediar um destacado festival de jazz europeu, e  também por seus  numerosos jardins e, lógico, por ser uma cidade rodeada de fiordes.
De volta a Oslo sairemos com destino a Estocolmo, capital da Suécia, nosso terceiro destino.
Marcadores: 11 comentários | | edit post

Contagem regressiva - 1ª parada: Oslo e os fiordes Noruegueses


Já estou em contagem regressiva para iniciar minha viagem pela Escandinávia e Russia, que começará no próximo domingo, dia 3. Não vejo a hora de embarcar. Andei conferindo a temperatura na Escandinávia e parece que ainda está bem frio para nós, que estamos acostumados com o verão tropical mas, como adoro o tempo frio (não aquele de muito vento e neve), para mim está perfeito. Já estou me preparando.
A viagem começará em Oslo, capital da Noruega, cidade onde é entregue o Prêmio Nobel da Paz. Oslo também mantém o record de ser considerada a cidade mais cara do mundo. Sniif. Não gostei desta parte, mas como não estou indo fazer compras...
Existem muitos parques na cidade. Um dos mais visitados é o Vigeland Park, com 32 hectares e que exibe mais de 150 esculturas de figuras humanas de todas as idades, feitas em bronze, ferro e granito. Dizem as más línguas que a inspiração para as figuras humanas é erótica. Um hino a vida. Vou conferir, fotografar e conto depois.
O Museu dos vikings, que navegavam em barcos rápidos chamados drakkars, deve ser muito interessante. Dizem por lá que foram eles os primeiros a piserem na América (parece que Colombo é mais uma mentira dos livros de história...Será? Não duvido) Ah, os barcos eram chamados drakkars (dragão) porque tinham a cabeça de um dragão mitológico esculpida na frente.
Minha curiosidade maior é ver de perto um fiorde, que é resultado da erosão das montanhas devido as imensas geleiras ou glaciares, que rasgaram a terra a aproximadamente 12 mil anos. Os fiordes ficam em regiões costeiras montanhosoas. Pelas fotos que já vi, são paisagens deslumbrantes e inesquecíveis.
A Noruega está situada na Península Escandinava. É limitada ao norte pelo Mar de Barents e a leste pela Rússia, Finlândia e Suécia. Ao  sul fica o estreito de Skagerrak, que a separa da Dinamarca; e a oeste fica o Mar do Norte e o Mar da Noruega. 1/3 do território da Noruega fica acima do círculo polar ártico, então... pensem no frio. A menor temperatura já registrada foi de -51.4° C em Karasjok (ainda bem que nunca estive por lá) e a maior foi de 35.6° em Nesbyen.
Marcadores: 2 comentários | | edit post

Receita caseira: Pudim de tangerina



Aí vai mais uma receitinha de sucesso feita pela Suzi. Ficou uma delícia. Prova disto  é que foi impossível comer só um pedaço.

Pudim de tangerina

3 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca
suco de 4 tangerinas
1/2 colher de sobremesa de maisena

Bater tudo no liquidificador e despejar em forma caramelada. Cozinhar em banho maria ou, no micro-ondas.
Marcadores: 5 comentários | | edit post

Status VIP para terrorista Cesare Battisti

Os jornais não se cansam de noticiar que depois de negada a extradição do terrorista Cesare Battisti pelo ex-presidente Lula e pelo Supremo Tribunal Federal, que entendeu ser válido o ato do presidente,  agora é a vez do Conselho Nacional de Imigração, que é composto de 20 integrantes, conceder autorização de permanência ao terrorista no Brasil. Com esta autorização em mãos, Battisti poderá viver e trabalhar por tempo indeterminado no país da impunidade.
As pessoas estão se manifestando indignadas, e eu me junto a este coro. É uma vergonha que um país, com tantos problemas, ainda acolha mais um bandido que, a esta hora, deveria estar cumprindo sua pena de prisão perpétua na Itália, seu próprio país. É triste pensar que dos 20 integrantes do Conselho de Imigração, 14 tenham sido favoráveis a autorização de permanência de Battisti. Infelizmente tenho que concordar que nada mais pode ser levado a sério em nosso país.  Basta ser amigo do rei ...
Por outro lado, um bandido pé de chinelo, que furtou algumas peças de roupas usadas, foi condenado a mais de 7 anos de prisão. Qual o critério? Matar dá status VIP a terrorista, furtar cuecas no varal dá vários anos de cadeia. Ser corrupto e roubar milhões pode, reclamar por um salário justo como no caso dos bombeiros dá processo e cadeia.

Doação do corpo para pesquisa

Ontem fui a mais uma consulta com minha oncologista, a dra. Luci Ishii. Ela conferiu os últimos exames cardiológicos, que precisei fazer porque a pressão resolveu subir feito doida, e  pediu algumas tomografias, que farei depois que voltar da viagem em julho. As tomografias serão feitas para conferir se a medicação que estou usando continua mantendo a doença sob controle.
Na conversa que tivemos ontem a dra. Luci  me contou toda animada que no último congresso oncológico de que ela participou foi apresentada uma medicação, que ainda não chegou ao Brasil, que está fazendo milagres para quem tem câncer ósseo. Adorei saber da novidade. Já imaginou o quanto será bom ficar livre do câncer nos ossos! Detesto saber que um alienígena anda devorando lentamente os meus ossos... Segundo a dra. Luci, o alienígena que tanto abomino está sob controle. De qualquer forma fico mais tranquila sabendo que existe uma nova droga que pode eliminar de vez o infeliz.
A bem da verdade, eu queria mesmo era ficar livre desta doença. Já imaginou não precisar mais usar quimioterapia ou qualquer outro remédio? Huuumm, meu sonho de consumo...
Terminada  a consulta conversamos sobre um paciente dela, que também era meu primo, e que  faleceu no mês passado. Falei com ela que durante o velório do Zezinho, vendo aquele monte de gente em volta do caixão,  decidi que não quero ser velada, enterrada ou cremada. Ela olhou para mim sem entender bem onde é que eu queria chegar. Expliquei: quero falar sobre este assunto enquanto estou bem, para ninguém vir dizer depois que enlouqueci. Como faço para doar meu corpo para pesquisa? Acho que meu corpo deve ser um belo exemplar para pesquisas, afinal já tive câncer em vários órgãos... Quero dar um destino mais útil ao meu corpo. É para o bem da ciência e para a evolução no tratamento do câncer.
Ela explicou que é necessário registrar este meu desejo em cartório. Já conversei com minha filha sobre o assunto. Ela entendeu e até concordou, mas acha que as pessoas, de um modo geral, não irão concordar ou entender minha decisão.
Acredito que muitas pessoas, até por questões religiosas, ou de tabus, realmente não entenderão minha decisão. Parece bizarro  doar  seu próprio corpo para pesquisa, mas não é.  A decisão já está tomada. Ao invés de enterrar ou cremar vou fazer algo mais útil. Meu corpo será doado para pesquisa. Semana que vem vou registrar esta decisão em cartório.

Café da manhã dos Piriquitinhos verdes

Pão caseiro da Bete


A Suzi está inspirada depois que fez a matrícula para o curso de gastronomia do Iesb, que terá início no dia 18 de julho. Ela anda  fazendo algumas receitas que comprovam seu inegável talento culinário, e tudo tem ficado muito saboroso.
Tenho certeza de que a Suzi encontrará seu caminho profissional e se surpreenderá, muito mais do que irá surpreender todos que a conhecem e que já provaram seus quitutes.
Um dia destes  nosso jardineiro colheu um enorme cacho cheio de côcos e, além da água que estava uma delícia, ela aproveitou a polpa para fazer bolos e pudins. Ficaram ótimos! Todos que provaram, aprovaram.
Semana passada ela experimentou uma nova receita de pão, e fez uma forma de pão com pimenta que ficou maravilhoso, e um outro com erva doce que derretia na boca. Bom demais.
Ontem ela fez um feijão tropeiro para o Jorge comemorar o aniversário com os amigos. Hummm. Estava no ponto, com uma pimentinha que enchia o paladar... Experimentamos no almoço e todos repetiram o feijão.
No finalzinho da tarde ela fez um pão caseiro, usando uma receita simples, daquelas que se faz no interior das Gerais, e todos que comeram acabaram comendo mais de um. Ele  batizou a receita como pãozinho caseiro da Bete, uma colega que estudou piano com ela, no conservatório de música de Leopoldina, há muitos anos, e  ensinou fazer o pão.
Para quem gosta de fazer experimentos na cozinha, aí vai a receita. Posso garantir que fica bom e rende muito.

Bata no liquidificador:
2 ovos
5 copos d'água
1 copo de óleo
100 g de fermento fleischmann
17 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Depois de batida a mistura, coloque em uma bacia.
Acrescentar farinha de trigo até o ponto de enrolar (é mais ou menos 1 kg e meio a 2 kg de farinha).
Descansar a massa por uns 40 minutos. Dividir a massa em partes e deixar descansar por mais uns 15 minutos.
Untar o tabuleiro. Enrolar os pãezinhos, pincelar com gema e colocar para assar em forno regular.
(rende uns 50 pãezinhos)
obs:
1 -  para os pães ficarem mais douradinhos basta acrescentar um pouco de café na gema  usada  para  pincelar)
2 - Pode acrescentar na massa, por exemplo, um pouco de erva doce.

Ópera Pagliacci


Ontem insisti e fui ao teatro, mesmo sem ter o ingresso,  tentar assistir a ópera Pagliacci. Dei sorte. Quando me dirigi à bilheteria um funcionário do teatro estava acabando de distribuir os dois últimos ingressos que tinha em mãos e me deu um deles e o outro para minha irmã. Como ainda ficou faltando o ingresso para minha amiga Lili, que estava presa no congestionamento e por isto atrasara, fui para a fila dos "sem ingresso" aguardar para ver no que dava.
Na minha frente tinha exatamente seis pessoas. As cinco primeiras ganharam os ingressos de algumas pessoas que desistiram de assistir a peça. Fiquei animada, só faltava uma na minha frente que também conseguiu sua entrada em pouco tempo. Fiquei por ali um pouco mais, conversando com outras pessoas da fila que aguardavam com ansiedade ter a mesma sorte dos seis primeiros, foi então que apareceu o Marco Antonio e me ofereceu um dos ingressos que tinha sobrando na mão. Nossa, fiquei super feliz, agradeci muito e saí para encontrar Lili que estava entrando no teatro naquele exato momento, toda esbaforida de tanto correr para chegar a tempo para assistir a peça.
Como eu previra, o teatro estava cheio, mas havia muitas cadeiras desocupadas. Como disse a velhinha que havia me abordado na fila, no dia que tentei pegar o ingresso, os organizadores reservam vários assentos para autoridades que nunca aparecem para prestigiar. Ainda bem que insisti e fui, mesmo sem o ingresso na mão. Como diz o velho ditado: quem espera sempre alcança.
Já acomodada em minha cadeira encontrei Marco Antonio, que havia me presenteado com um ingresso, e duas simpáticas mineiras.  Ficamos conversando animadamente  até  começarem tocar os primeiros acordes.  As mineiras me animaram ir a Diamantina assistir a Vesperata.
A história da ópera Pagliacci é ambientada numa pequena aldeia, no dia da Festa da Assunção.
O primeiro ato mostra uma companhia de saltimbancos chegando numa aldeia. O chefe do grupo encontra uma bela jovem desmaiada,  quase morta de fome. Ele a recolhe, cuida dela, e acaba se apaixonando. Mesmo sendo muito mais velho, Canio se casa com a jovem, que se chama  Nedda, mas vive atormentado pelo ciúme.
Nedda ouve os pássaros e sonha com sua própria liberdade. Tonio, o corcunda, que também faz parte da troupe, tenta beijar Nedda que o repele com asco. Em seguida ela encontra Silvio, seu jovem amante, e combinam  fugir  depois do espetáculo da noite. Para se vingar  por ter sido repelido Tonio, que a tudo assistira, conta para o marido ciumento que está sendo traído.
A peça apresentada pelo grupo de saltimbancos confunde-se com a realidade de Canio e Nedda. Canio, vestido de palhaço, entra em cena. Ele fala com a Colombina da peça como se estivesse falando com Nedda, sua mulher. Cego de ciúmes, Canio mata Nedda  em cena. Nos espasmos da morte Nedda chama por Silvio, seu amor, que também é assassinado por Canio.
Neste desfecho trágico, aos prantos, o palhaço se dirige a todos dizendo:  "a comédia terminou..."
Marcadores: 0 comentários | | edit post

Morcegos no jardim


Descobri ontem a noite mais um frequentador da lanchonete de passarinhos: o morcego.
Para quem ainda possui algum preconceito contra o bichinho, vou logo avisando que o morcego é essencial  para a natureza,  contribuindo  para a dinâmica dos ecossistemas. Eles são polinizadores, dispersores de sementes e predadores de insetos, incluindo as pragas agrícolas. Então, ao invés de associá-los a dráculas e vampiros,  mais justo seria  associá-lo ao Batman ou, mais correto,  benfeitores da natureza.
Só para informar: existem no mundo mais de 1.000 espécies de morcegos que podem medir de 5 cm até 2 metros. Eles só não ocorrem nos polos. No Brasil existem mais de 167 espécies divididos em 9 famílias e 64 gêneros. Destes, 50% se alimentam de plantas e 70% são insetívoros.
Para quem se assustou com um morcego de 2 m de envergadura, não se preocupe. Essa espécie, conhecida como raposa voadora,  se alimenta apenas de frutas e só ocorre na África, Oceania e Ásia.
No Brasil os morcegos são espécies silvestres e  estão protegidos pela Lei de Proteção a Fauna.
Então, para concluir, a grande maioria das espécies de morcegos não se alimentam de sangue. Apenas 3 espécies são  hematófagos ou vampiros. Eles ocorrem na América Latina e no sul do México. Os demais só comem mesmo frutas, néctar (como os beija flores), pólem e insetos e todos, sem exceção, são essenciais para o ecossistema.

Onde anda a gentileza e urbanidade no atendimento às pessoas?

A Lei 8.112 prescreve em seu art. 116 

São deveres do servidor público:
...
V - Atender com presteza:
a) o público em geral, prestando as informações requeridas.
...
XI - Tratar com urbanidade as pessoas.
...
Ontem fui ao posto da Receita Federal, que funciona no aeroporto, com intenção de  registrar meu netbook para saída temporária do país. Um servidor do órgão, com cara de poucos amigos e envergando um terno escuro, estava sentado escarrapachado atrás da única mesa da sala.
Sem opção, dirigi-me até ele e perguntei como poderia fazer o registro de um  netbook. O sujeito nem se dignou olhar na minha cara e disse com um desdém, e aquele ar de superioridade que alguns servidores públicos acham que tem:  "desde outubro do ano passado não fazemos mais este trabalho." E continuou fazendo nada, absolutamente nada, e com preguiça de começar qualquer atividade, até mesmo dar uma informação com um mínimo de educação e boa vontade.
Tive aquela vontade de ser mal educada, mas me contive, afinal, se eu revidasse à altura, estaria me igualando a ele e ainda corria o risco de ser presa por desacato...  Este tipo de servidor público, quando quer ensebar consegue se superar.
Com cara de idiota, que não sabe onde está se metendo, tornei a perguntar: Como faço para entrar no país com meu netbook, sem ser incomodada na alfândega?
O servidor preguiçoso e mal educado  retrucou, ainda sem olhar na minha cara,  como se estivesse falando ao telefone: "a senhora pagou por ele? Se pagou, deve ter nota fiscal e prova de que pagou todos os impostos. Leve tudo com a senhora. A obrigação de provar o pagamento dos impostos é sua."
Gente, se aquele servidor grosso me tratou daquela forma,  nem quero  imaginar o tratamento dado a  uma pessoa mais simples e humilde... Ser educado é dever de todos e ter um tratamento educado é direito de todo cidadão, seja ele quem for.
Tudo bem. No meu caso, que comprei o netbook recentemente, a nota fiscal ainda está guardada.  Mas, e como ficam aquelas pessoas que possuem o bem  e não estão mais com a nota fiscal ou porque perderam, ou até porque  jogaram fora? 

Ainda bem que toda regra tem exceção. Hoje, em compensação, eu e minha filha fomos tirar o passaporte e fomos muitíssimo bem atendidas pelo servidor em plantão. Ele e seus colegas foram  gentis e educados com todos que estavam sendo atendidos. Serviu  para compensar o atendimento  deseducado de  ontem.

Fila preferencial - Idosos

Hoje me senti uma anciã.
Custei a acreditar no tamanho da fila para pegar os ingressos (entrada franca) para o 1° Festival  de Ópera de Brasília, que acontecerá nos dias 17 e 18, no Teatro Nacional. Eram onze horas da manhã, a distribuição dos ingressos iria iniciar apenas às 12 horas e a fila estava quilométrica. Começava na bilheteria, saia do teatro e dava volta no estacionamento. Nunca imaginei que os brasilienses gostassem tanto de ópera. Fui a última por poucos minutos, pois num instante a fila cresceu atrás de mim. O sol estava quente, mas mesmo assim o povo estava firme no propósito de enfrentar toda aquela fila para pegar seu ingresso.
Uma senhora idosa, que acabara de sair do teatro, veio andando margeando a grande fila e resmungando em voz alta sua indignação pela dificuldade em pegar seu ingresso. Ela reclamava que grande parte dos assentos no teatro estavam reservados para autoridades que muitas vezes nem aparecem para assistir o espetáculo, principalmente em se tratando de ópera.
De repente a velhinha interrompe sua caminhada  bem na minha frente, olha para minha cara e diz com o ar mais cândido e compadecido: "acho melhor você entrar no teatro e pegar a fila especial, senão você não consegue seu ingresso".
Olhei para um lado, olhei para o outro e não havia dúvidas, ela estava mesmo falando comigo. Pensei cá com meus botões: não estou grávida, não tenho aparência de grávida e também não possuo nenhum tipo de deficiência, ela só pode estar me achando velha.  Será que pareço uma sexagenária? Valha-me Deus. E eu que jurava estar inteira para meus cinquenta e pouquinhos anos. Será culpa dos cabelos que nasceram brancos ou da cara que envelheceu mesmo? Melhor não esperar a resposta... E o pior: os ingressos não foram suficientes para todos na fila, inclusive eu. Acho que devia ter seguido o conselho da velhinha...

Banho de chuva

A seca em Brasília já começou, mas outro dia, do nada, começou uma ventania muito forte e em seguida uma chuva caiu.
As plantas bem que agradecem uma chuva fora de época, e os pássaros também.
Uma pomba que estava no alto do telhado não exitou. Abriu as asas e aproveitou as gotinhas finas que caíam do céu.

Lanchonete de passarinho

É difícil colher um mamão, mas não me importo. Assim que amadurecem os passarinhos fazem a festa.

Eles vão aumentando o buraco na fruta e então colocam o corpinho inteiro lá dentro para saborearem até as sementinhas.

O pássaro que está comendo o mamão é um sanhaço. O que está aguardando com cara de poucos amigos é o bem-te-vi. Logo depois apareceu uma sabiá.

Feliz dia dos Namorados para todos os enamorados

Existe coisa mais gostosa do que estar enamorado?
Minha homenagem, no dia de hoje, vai para este sentimento prá lá de bom, que é amar e se sentir amado. Um feliz dia dos namorados para todos! Que estão com um parceiro, ou parceira,  é claro! Eu, euzinha aqui, estou sozinha. Não tenho ninguém com quem comemorar. Quem sabe no próximo ano...

Minha tese é que o amor funciona como um elixir de boa saúde.

Quando tive câncer da primeira vez, fiquei dois anos em tratamento porque toda hora aparecia um problema novo. Depois deste tempo, cansada de hospitais, médicos e remédios, pedi um "tempo" para viajar e viver a vida sem pensar em doença e em remédios.
Minha mastologista liberou-me para viajar por seis meses. Pensei e fiquei calada, é claro: depois que eu estiver bem longe, não volto antes de um ano de jeito nenhum. E foi o que fiz. Arrumei minhas malas e fui morar em Londres por um ano, com a desculpa de estudar inglês. Minha filha resolveu não me acompanhar e fui sozinha mesmo.
Depois de uns dois ou três meses por  lá, arranjei um namorado que tinha a metade da minha idade. A Maria de Lourdes de  antes do câncer jamais faria uma coisa destas, mas a nova Lourdinha fez e nunca se arrependeu de tê-lo feito.
Ele não  era nenhum Adônis, nem tampouco um lord inglês,  aliás, era tão tupiniquim quanto eu, mas era tudo o que eu precisava naquele momento. A juventude dele contagiou minha vida e penetrou em minhas células revigorando meu espírito e curando meu corpo.
Lembro-me bem que no Valentine's Day ele apareceu todo faceiro na escola onde eu estudava no período da tarde, com um enorme buquê de flores silvestres e uma caixa de presente amarrada com um laço de fita vermelha. Chamou uma colega que o conhecia, pediu que me distraísse e depois entrou na sala de aula todo sorrisos.  Fiquei encabuladíssima. A turma inteira olhava para mim e pedia em coro que eu abrisse o presente. Até a professora, genuinamente inglesa, entrou na onda da turma. Claro que não abri a caixa, pois eu não fazia a menor idéia do que poderia ter lá dentro. Nunca se sabe exatamente o que pode sair da cabeça de um jovem enamorado por uma coroa, com dobro de sua idade. Preferi não arriscar e me expor  numa situação delicada e constrangedora.
Aquele dia dos namorados foi diferente de todos os outros em minha vida, mas confesso que depois de refeita do susto, curti a surpresa. Saímos juntos da sala de aulas, rindo e  de mãos dadas, como dois jovens adolescentes o fariam.

Café da manhã dos piriquitinhos verdes

O dia amanheceu frio e nublado, um convite para permanecer na cama mais algum tempo. Fiquei lá, enrolada nas cobertas quentinhas, ouvindo a algazarra dos piriquitos que chegaram bem cedo para ocupar as árvores que ficam em frente a janela do meu quarto. Eles adoram comer, nos pratos que minha mãe pendura entre os galhos, as de sementes de girassol, frutas e outras comidas para passarinhos.
A algazarra era tanta que fiquei curiosa para ver quantos eram. Da janela visualizei, só num dos pratos, pelo menos seis piriquitos. Como eles são verdes, ficam quase invisíveis entre as folhas da pitangueira. Os que ficam mais nas pontas até conseguimos enxergar, mas a maioria fica camuflada entre as folhas verdinhas. Só conseguimos ouvir-lhes o som estridente.
É muito legal vê-los se alimentando. Eles pegam a semente de girassol com o bico, seguram com patinha miúda que levantam com graça para levarem a comida até o bico. Eles também gostam de banana e das pitangas que pegam no pé. Volta e meia saem voando, carregando uma frutinha ou semente que deixam cair pelo jardim. O jardineiro está sempre arrancando brotinhos de pitangueira que nascem em todo o jardim.
De repente, alguma coisa deve tê-los assustado, e o enorme bando levantou voo gritando para pousar no cajueiro que fica no quintal do meu vizinho. Aos poucos foram voltando para continuarem o café da manhã. Os pardais, intimidados com tantos piriquitos, preferem comer as sobras que caem no chão. Uma sabiá até tentou pousar no prato para comer a banana, mas desistiu e preferiu pousar noutro canteiro, em busca, quem sabe, de alguma minhoca desgarrada, que resolvera sair da segurança da terra depois da chuva que caiu ontem.
Uma rolinha mais ousada se aventurou pousar no prato com os piriquitos, e não foi incomodada. Ficou entre eles comendo calmamente. O sanhaço não se atreveu. Deu meia volta e saiu voando para longe do bando de verdinhos que minha mãe insiste em chamar de ararinhas.
Eu bem que preferia que o bando fosse realmente de ararinhas azuis, que simplesmente desapareceram do sertão baiano, pela ação predatória do homem. Seria fantástico ver voando no céu azul de Brasília, um bando de ararinhas azuis ou qualquer outro tipo de araras.
Uma vez, já faz algum tempo, um bando com pelo menos uns dez ou doze tucanos pousou numa árvore do jardim. Foi lindo ver aquele monte de pássaros com seus bicos enormes, visitarem meu jardim, pena que nunca mais voltaram em bando. De vez em quando pousa um ou outro, fica alguns minutos e logo sai voando para bem longe.
Mas não posso reclamar. O jardim da minha casa é refúgio seguro para muitos pássaros que já se acostumaram vir comer. São beija-flores, sabiás, muitos sanhaços, sebinhos, rolinhas, garrinchas, bem-te-vis e até pica-paus. Alguns fazem ninhos e criam seus filhotes, como a garrincha valente que tomou conta da churrasqueira e ficava brava com qualquer um que se aproximasse.
Já são quase dez horas da manhã e alguns piriquitos ainda comem nas árvores. A sabiá já se animou a voltar e até tomou um banho, apesar do dia frio. Colocamos um grande prato de vaso de plantas, cheio de água, para os passarinhos tomarem banho. Eles adoram a banheira improvisada.

Decisão judicial ou política? Caso Battisti

Estava lendo as notícias do dia no site do Jornal do Brasil e não consigo ficar sem comentar uma delas: Humberto Costa (PT - PE), líder do PT no Senado, fez o favor de dizer que a liberdade de Battisti é um problema da justiça brasileira, que não tem nada a ver com a política.
Ora, faça-me o favor. O Lula deixa o país inteiro  numa saia justa ao vetar a extradição determinada pela corte suprema do Brasil, no último dia do seu governo,  e agora a culpa é só da justiça?  Como assim? O Supremo Tribunal Federal já havia decidido pela extradição de Battisti e foi o sr Lula quem vetou esta extradição, numa decisão apenas política. Ou teve mais alguma intenção?
Aliás, certo ou errado,  o julgamento em pauta no Supremo apenas decidiu  se cabia ou não rever a decisão política do sr Lula que deixou de cumprir a decisão judicial para extraditar Battisti. O processo em pauta não tratava sobre o pedido de extradição feito pela Itália.
Então, caro senador Humberto Costa, este embroglio jurídico, em verdade,  começou com uma estúpida decisão política e não judicial. O país inteiro está sendo julgado e condenado pela opinião pública mundial, primeiro pela decisão política do ex-presidente Lula que negou a extradição. Depois, infelizmente,  pela decisão do Supremo que, ao que tudo indica, é também uma decisão política.
Ontem, a fala indignada do Subsecretário da Relações Exteriores da Itália, Alfredo  Mantica no jornal dizia:  "a libertação de Battisti demonstra como, no Brasil, a dependência entre o sistema judiciário e a política limita fortemente os padrões democráticos deste país emergente"

Soberania implica em cumprir tratados - Caso Battisti

A decisão desastrosa do caso Battisti no Supremo Tribunal Federal está repercutindo em jornais do mundo inteiro, com toda razão. Até eu, que não senti na pele a perda de familiares assassinados por ele, também estou indignada.
Os ministros Gilmar Mendes, Ellen Gracie e Cezar Peluso bem que votaram no sentido de cassar o ato do ex-presidente Lula e determinar o envio de Battisti para a Itália, mas foram atropelados pelos seis outros votos que deram a liberdade para o terrorista, que já requereu seu visto permanente para viver no Brasil, o país da impunidade.
O ministro Cezar Peluso entendeu que o Presidente Lula, no caso Battisti, descumpriu a lei e a decisão do STF. O ministro Gilmar Mendes afirmou que o ex-presidente negou a extradição com base em argumentos rechaçados pelo Supremo que havia autorizado a extradição. Ele disse ainda que o Estado brasileiro é obrigado a cumprir o tratado de extradição.
O ministro ainda disse que: “No Estado de Direito, nem o presidente da República é soberano. Tem que agir nos termos da lei, respeitando os tratados internacionais”. “Não se conhece, na história do país, nenhum caso, nem mesmo no regime militar, em que o presidente da República deixou de cumprir decisão de extradição deste Supremo Tribunal Federal”.
A ministra Ellen Gracie também concordou que o ato do ex-presidente está sujeito ao controle jurisdicional como qualquer outro ato administrativo. Ela ainda disse que leu e releu o parecer oferecido pela AGU ao presidente e que não encontrou nenhuma menção a qualquer razão ponderável, qualquer indício que levasse à conclusão de que o extraditando fosse ser submetido a condições desumanas (se enviado a Itália). A ministra ressaltou ainda que o tratado é a lei entre as Nações e que sua observância garante a paz. E concluiu: “Soberania o Brasil exerce quando cumpre os tratados, não quando os descumpre.”
O Supremo Tribunal Federal perdeu uma oportunidade excelente de fazer valer sua própria decisão, que havia entendido pela extradição de Battisti. Errado estava o Lula que não tem nenhum conhecimento jurídico, não entende nada de leis e, numa decisão política, sabe Deus o porquê, descumpriu decisão da Corte Suprema do país.
A decisão de ontem no Supremo deixa claro que o problema dos tribunais superiores está na forma de ingresso dos magistrados. Quem é que nomeia qualquer magistrado para os tribunais superiores? O presidente da República. Não é preciso dizer mais nada.
Agora sobrou para o povo brasileiro a retaliação que certamente sofrerá, pelo descumprimento de um tratado internacional.
Uma pergunta fica no ar: qual o objetivo do Lula em descumprir um tratado internacional e proteger um bandido? E não venha me dizer que ele estava preocupado com as condições desumanas a que seria submetido o bandido na Itália. Esta explicação não me convence.
Alguém ainda se recorda que o mesmo Lula que mandou soltar o terrorista Battisti não exitou, em momento algum, deportar para Cuba, para as mãos dos hermanos, os pobres atletas de desertaram no Brasil para fugirem de um regime cruel e injusto?
Se o problema de Lula era a preocupação com um tratamento desumano para o Battisti ele deveria ter mantido os atletas cubanos no Brasil com o mesmíssimo argumento. Battisti é terrorista, assassino e foi julgado e condenado na Itália a prisão perpétua. Os atletas cubanos nunca mataram ninguém, são apenas atletas que desejavam se ver livres de um regime de governo que cerceia a liberdade do seu povo.
Em Cuba sim, sem sombra de dúvidas, os atletas extraditados foram e ainda devem ser submetidos a condições desumanas. Imagina só um pobre diabo qualquer, ousar fugir do regime ditatorial dos hermanos?

Efeitos colaterais e uma viagem ao centro da alma...

Fiz o zometa na terça-feira e hoje amanheci com o corpo dolorido. Parece até que estou toda quebrada, com os ossos moídos. Foi  difícil levantar da cama macia  para tomar o primeiro remédio da manhã. Voltei para a cama e fiquei deitada mais um pouco. Quando precisei levantar novamente para tomar os cinco comprimidos de quimioterapia cheguei até a janela, como faço todos os dias, olhei para as árvores do jardim, fiquei observando os piriquitinhos verdes  que visitam meu quintal bem cedinho para comerem  um pouco de semente de girassol,  e foi inevitável lembrar minha amiga Mororó que já se foi e até sentir um pouco de inveja... Ela não sente mais dor, não sente mais nada... Ela ficou apenas nas lembranças das pessoas que gostavam dela, como eu.
Enquanto tirava os comprimidos da embalagem metálica, ouvindo aquele tec, tec, tec característico, lembrei que minha amiga odiava aquele mesmo barulho que ela ouvia todas as manhãs quando seu marido quebrava a embalagem para pegar o remédio. Nas últimas semanas de vida ela não conseguiu mais engolir o remédio. A doença avançou e consumiu minha amiga.
Pensei em mim e no porque nunca desisti. Não existe um motivo único, são várias as razões que me levam a continuar insistindo, apesar das dores e dos mal estares. Estou mais para uma Valquíria do que para uma flor delicada cultivada em estufa.
Quando adoeci, caí no fundo da toca do coelho como a Alice. Como ela, também estou procurando por uma saída. Bebo o líquido da garrafinha e cresço além do necessário e quase morro afogada em minhas próprias lágrimas quando encolho e me transformo num tiquinho de nada... Sou assim, incoerente e curiosa, insistente e teimosa. Não entrego os pontos na primeira dificuldade. Persevero. Vou em frente, apesar de todas as dificuldades. Corro atrás do coelho para ver de perto seu grande relógio que trabalha no mesmo rítmo das batidas do meu coração... Bato um papo com a lagarta sabida, fujo da rainha malvada da mesma forma que me sinto atraída por ela. Tenho preguiça da rainha branca, ela é muito passiva... Não sou assim, estou mais para a rainha vermelha.

Um pouco das notícias do dia

A mobilização nacional de última hora no Peru, para alavancar a eleição de Humala,  alcançou seu objetivo pois, apesar da  pequena diferença de votos o candidato de centro-esquerda Ollanta Humala venceu Keiko Fujimori, filha de Alberto Fujimori, nas eleições presidenciais.
A bolsa de valores de Lima despencou após a vitória de Humala no domingo.
O presidente eleito terá um grande desafio pela frente: terá que enfrentar inúmeros problemas como a grande desigualdade no país, o tráfico de drogas, a corrupção e o analfabetismo.

Enquanto a justiça (leia-se  STF) livra Battisti da cadeia, um  ex-ativista italiano, condenado a prisão perpétua na Itália por 4 assassinatos, a mesma justiça (militar) mantem na cadeia o grupo de bombeiros que protestava por um mais do que justo aumento salarial.
Matar pode, protestar por um salário justo dá cadeia. Coisas da justiça... Coisas do Brasil...  O ex-presidente Lula, com seu imenso saber jurídico, decidiu negar no ano passado, a solicitação de extradição de Battisti feita pela Itália.

Aumento patrimonial e salário - dois pesos e duas medidas

Eu e minha amiga Lili conversávamos pela manhã, enquanto seguíamos juntas de carro para o TRF, sobre o propósito de tentarmos olhar as coisas boas que estão escondidas pelo Brasil e pelo mundo, ao invés de só focarmos naquilo que não presta.
O problema é que somos tão bombardeados com as notícias envolvendo políticos corruptos e seus conchavos no Congresso que fica difícil acreditar que ainda exista algo bom por ai, mas prometemos uma para a outra que vamos tentar mudar nosso foco daqui para a frente.
Por mais que tente me empenhar, fica difícil não ficar revoltada com a onda de corrupção que se alastrou como praga na classe política  e  espalha seus tentáculos venenosos por todos os cantos da sociedade. Agora mesmo acabei de ler que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu arquivar as investigações e eventuais representações contra Palocci, sob a alegação de que não há necessidade que a evolução patrimonial do senhor Palocci, braço direito e esquerdo da presidente Dilma, seja compatível com sua renda.
Não entendo. Como é possível que a evolução patrimonial de qualquer pessoa ligada ao governo, de qualquer servidor público ou qualquer outro cidadão não seja compatível com a renda??? Alguma coisa precisa estar muito errada nesta história. Já vi que o cidadão Palocci vai sair absolutamente ileso de qualquer acusação formal nesta história podre. Vai acontecer o mesmo que aconteceu com o ex presidente Lula que nunca soube de nada, nunca ouviu nada sobre o mensalão e outras falcatruas que aconteceram durante seus oito anos de governo e continuou no poder com aprovação da população mal informada e daqueles que se beneficiaram com sua forma de governo.
Enquanto isto, no Rio de Janeiro, os bombeiros militares continuam presos porque reivindicaram um salário menos injusto. O governador mandou invadir o quartel sem se importar com as consequências do ataque. Familiares dos bombeiros que lá estavam acabaram feridos, mas isto pouco importa para o governador. Ele queria mesmo era tentar colocar a população contra os bombeiros e até os chamou de vândalos e por pouco não os igualou a bandidos sanguinários.
É muito engraçada esta história de salário. Para os políticos, que fingem trabalhar e estão cercados de mordomias, os aumentos salariais são astronômicos e acontecem sem muita discussão. Basta que eles decidam que querem um significativo aumento salarial que o mesmo é votado em tempo record. A população fica indignada por alguns dias e logo esquece o assunto, mas o aumento fica sacramentado. Os políticos sabem que seus eleitores tem memória curta. Já os bombeiros, que fizeram concurso público e passaram por treinamento árduo para salvar vidas,  precisam brigar e se rebelar para que um aumento em seus vencimentos seja pelo menos pensado, estudado...

Direitos Humanos e a visita de Shirin Ebadi ao Brasil

Como assim, a Presidente Dilma não vai receber a advogada iraniana e Nobel da Paz Shirin Ebadi, que chega ao Brasil amanhã, terça-feira? Estou perplexa...
Shirin Ebadi é um exemplo de mulher lutadora.  Formou-se em direito e foi a primeira juíza do Irã, mas foi destituída do cargo,  por exigência do regime de governo,  que passou a proibir que  mulheres ocupassem  cargos de juízas. Passou a advogar, depois de muita insistência para obter sua  licença, que acabou cassada por causa de sua atuação em defesa das mulheres, crianças e minorias.
Como diz uma querida amiga, acho que estou emburricando, mas confesso que não consigo entender como é que nossa presidente teve vaga em sua  agenda para receber a cantora Shakira e os integrantes do U2 e não tem uma vaguinha, mínima que seja, em sua  apertada agenda,  para receber uma Nobel da Paz que defende os direitos humanos? Afinal, nossa presidente defende ou não os direitos humanos, ou lava as mãos como Pilatos?
Porque será que o governo iraniano está tão  irritado com a visita de Shirin Ebadi ao Brasil  e  diz que ela está tentando enfraquecer a "firme" política do Brasil em relação ao programa nuclear iraniano?
Mas pensando bem, um governo que defende um sujeitinho como Palocci, que recebeu afagos até  de Hugo Chaves,  só pode estar comprometido...

Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Nunca apoiei nenhuma forma de protesto com violência, mas quando ouvi a reportagem informar o valor irrisório dos salários pagos aos bombeiros militares do Rio de Janeiro comecei a entender a revolta dos amotinados. 
O aspirante a bombeiro militar  precisa passar em concurso público e fazer um exaustivo curso de formação para só então ingressar na carreira e passar a receber o aviltante salário de R$ 950,00 (novecentos e cinquenta  reais), quantia que o governador (que estava todo irritado ao se pronunciar sobre o episódio)  ou qualquer outro político corrupto  deve gastar num simples jantar regado a bom vinho, em restaurante estrelado. Queria ver um político qualquer conseguir sobreviver apenas uma semana com o salário que os bombeiros recebem por todo um mês de árduo trabalho.
O trabalho dos bombeiros não se resume a apagar  incêndios. Eles  também estão preparados  para resgatar pessoas em situação de risco, salvaguardar bens materiais ( bens materiais alheios de certo, porque com o que ganham mal conseguem se alimentar) e também  ajudam a fornecer assistência nos desastres naturais e naqueles causados pelo homem. Enfim, são muitas atribuições.
Já nos acostumamos ver um enorme contingente de bombeiros auxiliando, dando socorro e em alguns casos até perdendo a própria vida nos salvamentos em incêndios e desastres que todos os anos, principalmente no período das chuvas, ocorrem pelo país destruindo bairros inteiros e até cidades, matando centenas de pessoas, deixando um rastro de destruição; resultado das políticas públicas  mal gerenciadas.
Nunca me passou pela cabeça que o salário de um  bombeiro fosse tão aviltante e  irrisório. É uma vergonha ficar sabendo que um cidadão que estuda tanto para passar em concurso, é treinado constantemente  e  que precisa  expor com  frequência  a própria vida em situações extremas,  para executar seu trabalho, recebesse  um salário de fome todo final de mês.
Na contramão disto, é irritante saber que um político, que às vezes não sabe fazer um "O" com um copo, recebe um salário de mais de R$ 20.000,00 e um monte de mordomias para fingir que trabalha e, quando o faz, é para criar leis que os beneficiam ou impede que sejam punidos devidamente. Para ser político não é necessário ter concluído curso médio e muito menos universitário. Para ser político é preciso inicialmente ter muita cara de pau, ser mentiroso e ter vocação para a corrupção.
Por outro lado, de  um  simples faxineiro que trabalha  em qualquer órgão público,  é exigido pelo menos o nível médio de escolaridade; e no entanto, para ser presidente da república, deputado, senador, enfim, para ser político  basta fingir que se sabe ler. Já tivemos um presidente que além de não ter estudado (nem trabalhado) ainda debochava daqueles que passaram anos estudando para ganhar uma merreca de salário  e agora temos o deputado Tiririca que não conseguiu convencer, pelo menos a mim, que é capaz de entender um texto simples. É um analfabeto funcional.
Entendo que houve alguns excessos no caso dos bombeiros que impediram a saída de viaturas para atendimento de emergências e até alguns vandalismos, mas só assim a população civil ficou conhecendo o quão vil é o salário de homens treinados para salvar vidas. Não é cadeia que os militares bombeiros precisam, nem  ser taxados  de vândalos ou qualquer outra coisa;  eles precisam e merecem respeito e, no mínimo, um salário que lhes dê condições de viver com  a  dignidade  e o  conforto que todo cidadão tem direito. Além do mais, o salário que eles reivindicam (R$ 2.000,00 dois mil reais) não é nenhuma fortuna. Vamos sugerir um salário destes para os políticos caras de pau que elegemos.

Falta de sensibilidade

Aprendi ainda muito menina que se não tivesse nada bom ou gentil para falar com um amigo era melhor ficar calada. Isto ficou gravado em mim e quando tive minha filha também fiz questão de ensiná-la a agir da mesma forma.
O perfil da minha irmã é o de uma cuidadora, e ela está sempre cuidando de alguém da família ou de seu círculo de relacionamento. Seu outro talento está ligado a arte culinária e qualquer prato  que  prepara na cozinha fica simplesmente delicioso, seja doce ou salgado.
No final deste ano a Suzi completará 50 anos e, para minha grata surpresa, resolveu se dar o direito de fazer algo por ela mesma (é melhor tarde do que nunca). Vencendo o medo e a insegurança, decidiu fazer vestibular para o curso de gastronomia do IESB, em Brasília. Como ela concluiu o ensino médio há mais de vinte anos e desde então nunca mais estudou ou escreveu um texto sequer, resolveu treinar redação para a prova, selecionando vários temas em destaque nos noticiários e escrevendo sobre os mesmos (não caiu nada do que ela treinou, mas ainda assim ficou mais fácil escrever uma redação). 
O resultado do vestibular foi publicado na quarta-feira e minha irmã obteve êxito, ficando toda animada com a possibilidade de voltar a estudar e já na quinta-feira foi fazer a matrícula. Tenho certeza que o curso de gastronomia será muito proveitoso para ela que já tem um talento indiscutível na cozinha. Além do mais, voltar a estudar certamente fará muito bem para ela em todos os sentidos. A família exultou com a novidade, pois sabemos o quanto ela se esforçou para ganhar coragem de se inscrever e ir fazer as provas, pois ela é muito insegura e medrosa.
Como nada é perfeito, apareceu  um espírito de porco tentando estragar a alegria da Suzi. A criatura não teve a menor sensibilidade ao dizer que, no mínimo, havia algum conhecido dentro da faculdade para ajudá-la ser aprovada no vestibular. Não satisfeito com a grosseria, ainda  disse outras bobagens que não vale a pena citar. Ela ficou chocada e claro, magoada, pois não esperava ouvir tamanha indelicadeza  de um amigo que ela estima. Respondeu apenas que irá aproveitar a aportunidade para aprender o máximo que puder, que adora cozinhar e por isto será excelente aluna.
A bem da verdade, entendo que o vestibular para o curso de gastronomia, que é uma graduação tecnológica, não deveria sequer existir, mas é exigência do MEC. Uma formalidade absolutamente desnecessária. Mas, voltando ao que aprendi ainda criança, quando não se tem nada de bom ou gentil para se falar com um amigo, é melhor ficar calado. O que se ganha tentando menosprezar um amigo?

Investigação de Paternidade

Muito acertada a decisão do Supremo Tribunal Federal que em sessão plenária do dia 2/mai/2011 entendeu que o prazo para realização do exame de DNA é ilimitado. Lógico que houve quem discordasse da decisão, como foi o caso do Ministro Marco Aurélio e Cezar Peluzo, mas outros sete ministros votaram a favor. Os garanhões reprodutores que se cuidem...
É lamentável que haja necessidade de uma decisão judicial obrigando um pai reconhecer seu filho. Ter filhos é uma decisão que implica, além de muito amor e dedicação, muita responsabilidade e compromisso.
A partir desta decisão plenária não se fala mais em "ofensa ao princípio da coisa julgada" quando se tratar de investigação de paternidade. A qualquer tempo o interessado poderá reabrir o processo de investigação e  requerer o exame de DNA para provar sua origem biológica.
Filho biológico é filho desde a concepção, doa a quem doer.  E não adianta depois dizer que a mulher era prostituta... Se fez um filho, assume; seja com a esposa, a amante, a namorada ou a prostituta. Matar a mãe também não resolve, pois com o avanço da ciência a verdade tende a aparecer, mais dia, menos dia...
Só mesmo quem porta documentos sem o nome do pai sabe avaliar as situações humilhantes e vexatórias a que fica exposto. Muitas mulheres, desde os tempos mais remotos, geram filhos sem pais porque para muitos homens é fácil fazer filhos que abandonam ainda no ventre da mãe, pois é a mulher  quem gera e é para a mulher que fica o ônus de criar seus filhos sozinhas. Eles, os garanhões irresponsáveis, continuam soltos no mundo, flanando livres  pela vida, fazendo outros filhos que também serão abandonados sozinhos com suas mães.
A sociedade está careca de saber disto, mas ainda hoje, em pleno século 21, ainda se exige autorização do pai para que uma criança possa viajar acompanhada apenas pela mãe, mesmo que nos documentos da criança conste apenas o nome da genitora. Não existe um treinamento de pessoas que trabalham com o público para evitar exigências absurdas e estúpidas como num caso destes.
Com esta decisão do Supremo Tribunal todo cidadão poderá exigir, em qualquer tempo, que o nome do seu pai passe a constar em seus documentos legais.

Efeitos colaterais

Não adianta ficar iludido, toda medicação, por melhor e mais eficaz que seja, sempre traz os indesejáveis efeitos colaterais. Eu que o diga...
Nos últimos meses minha pressão começou a subir devagar, mas gradativamente. Todas as vezes que aferia a pressão na clínica onde faço tratamento ela apresentava uma discreta alteração: dos 11/7 que era o normal começou a variar para 13/8, 14/9 e chegou a medir 16 por sei lá quanto. Precisei procurar um novo cardiologista porque a minha mudou-se para Portugal e sequer deu adeus.
O dr André wanbier, meu novo cardiologista e com quem me identifiquei de cara, pediu alguns exames e constatou que realmente minha pressão está muito alta, mesmo quando estou dormindo. Aliás, pelo que pude perceber, quando estou em repouso é que ela fica alterada mesmo. Acho que o negócio é estar sempre em atividade. Ele prescreveu abloq plus 50 que, combinado com a quimioterapia que já faço, piorou a sensação de fadiga. Fico exausta por muito pouco e isto é muito chato. Espero que meu organismo consiga se adaptar a nova medicação o mais rápido possível para melhorar o sintoma, pois até mesmo fazer caminhadas está penoso e muito cansativo.
Falando em  estar sempre em atividade, meu novo cardiologista além de médico é também escritor de ficção. Sua forma de escrever consegue prender o leitor do início ao final de seus textos. Já havia lido algumas crônicas escritas por ele e agora estou acabando de ler seu primeiro livro publicado, Insônia,  que é muito bom. Estou curiosa para saber se os cientistas da área médica, contratados pelo protagonista da história, conseguem sintetizar a droga para acabar com a necessidade fisiológica do sono. Já pensou como seria a vida se não precisássemos dormir?