Contagem regressiva - 1ª parada: Oslo e os fiordes Noruegueses


Já estou em contagem regressiva para iniciar minha viagem pela Escandinávia e Russia, que começará no próximo domingo, dia 3. Não vejo a hora de embarcar. Andei conferindo a temperatura na Escandinávia e parece que ainda está bem frio para nós, que estamos acostumados com o verão tropical mas, como adoro o tempo frio (não aquele de muito vento e neve), para mim está perfeito. Já estou me preparando.
A viagem começará em Oslo, capital da Noruega, cidade onde é entregue o Prêmio Nobel da Paz. Oslo também mantém o record de ser considerada a cidade mais cara do mundo. Sniif. Não gostei desta parte, mas como não estou indo fazer compras...
Existem muitos parques na cidade. Um dos mais visitados é o Vigeland Park, com 32 hectares e que exibe mais de 150 esculturas de figuras humanas de todas as idades, feitas em bronze, ferro e granito. Dizem as más línguas que a inspiração para as figuras humanas é erótica. Um hino a vida. Vou conferir, fotografar e conto depois.
O Museu dos vikings, que navegavam em barcos rápidos chamados drakkars, deve ser muito interessante. Dizem por lá que foram eles os primeiros a piserem na América (parece que Colombo é mais uma mentira dos livros de história...Será? Não duvido) Ah, os barcos eram chamados drakkars (dragão) porque tinham a cabeça de um dragão mitológico esculpida na frente.
Minha curiosidade maior é ver de perto um fiorde, que é resultado da erosão das montanhas devido as imensas geleiras ou glaciares, que rasgaram a terra a aproximadamente 12 mil anos. Os fiordes ficam em regiões costeiras montanhosoas. Pelas fotos que já vi, são paisagens deslumbrantes e inesquecíveis.
A Noruega está situada na Península Escandinava. É limitada ao norte pelo Mar de Barents e a leste pela Rússia, Finlândia e Suécia. Ao  sul fica o estreito de Skagerrak, que a separa da Dinamarca; e a oeste fica o Mar do Norte e o Mar da Noruega. 1/3 do território da Noruega fica acima do círculo polar ártico, então... pensem no frio. A menor temperatura já registrada foi de -51.4° C em Karasjok (ainda bem que nunca estive por lá) e a maior foi de 35.6° em Nesbyen.
Marcadores: | edit post
2 Responses
  1. shan-Tinha Says:

    ai que bom lu que vais viajar e que viagem, quero diário de bordo viu?
    bjão minha querida e que a felicidade, o amor e a paz sejam tuas companheiras inseparáveis!


  2. Lou Says:

    Pode deixar Shan-Tinha. Minha intensão é relatar a viagem diariamente pelo blog. Vamos ver se dará certo.
    bjs Lou


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou