Decisão judicial ou política? Caso Battisti

Estava lendo as notícias do dia no site do Jornal do Brasil e não consigo ficar sem comentar uma delas: Humberto Costa (PT - PE), líder do PT no Senado, fez o favor de dizer que a liberdade de Battisti é um problema da justiça brasileira, que não tem nada a ver com a política.
Ora, faça-me o favor. O Lula deixa o país inteiro  numa saia justa ao vetar a extradição determinada pela corte suprema do Brasil, no último dia do seu governo,  e agora a culpa é só da justiça?  Como assim? O Supremo Tribunal Federal já havia decidido pela extradição de Battisti e foi o sr Lula quem vetou esta extradição, numa decisão apenas política. Ou teve mais alguma intenção?
Aliás, certo ou errado,  o julgamento em pauta no Supremo apenas decidiu  se cabia ou não rever a decisão política do sr Lula que deixou de cumprir a decisão judicial para extraditar Battisti. O processo em pauta não tratava sobre o pedido de extradição feito pela Itália.
Então, caro senador Humberto Costa, este embroglio jurídico, em verdade,  começou com uma estúpida decisão política e não judicial. O país inteiro está sendo julgado e condenado pela opinião pública mundial, primeiro pela decisão política do ex-presidente Lula que negou a extradição. Depois, infelizmente,  pela decisão do Supremo que, ao que tudo indica, é também uma decisão política.
Ontem, a fala indignada do Subsecretário da Relações Exteriores da Itália, Alfredo  Mantica no jornal dizia:  "a libertação de Battisti demonstra como, no Brasil, a dependência entre o sistema judiciário e a política limita fortemente os padrões democráticos deste país emergente"
1 Response
  1. shan-Tinha Says:

    (des)governos...tudo depende do lado que está...
    obrigada pela visita!
    bjão e ótimo final de semana!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou