Alesund - Noruega

Alesund é uma cidade de 98 quilômetros quadrados, espalhada por cinco ilhas, e com cerca de 40 mil habitantes, que ostenta o título de capital mundial do bacalhau

A história da Alesund que conheci teve início em janeiro de 1904, após um incêndio de grandes proporções que destruiu totalmente a cidade feita em  madeira, comum na Noruega, deixando mais de 10.000 desabrigadas.


Trinta  arquitetos noruegueses ficaram encarregados do projeto da nova cidade, em estilo Art Noveau. Três anos depois a cidade estava reconstruída, e é um charme até hoje.


Chegamos em Alesund depois de um longo dia de viagem, e ficamos  hospedados  num simpático hotel que tinha acabado de ser remodelado, e estava todo novinho em folha. Os arquitetos deixaram a mostra, dentro dos quartos e nos corredores do andar de baixo, os enormes pilares de grossas madeiras que sustentavam a construção antiga. Os banheiros são modernos, mas no quarto em que fiquei hospedada era preciso tomar cuidado ao levantar da cama para não bater com a cabeça nos pilares e nas vigas de madeira, que ficavam muito perto da cama.

fachada do hotel Quality Waterfront

Saímos em grupo assim que deixamos a bagagem no quarto,  para procurar um restaurante onde pudéssemos comer alguma coisa. Só encontramos aberto, naquela altura da noite, uma pizzaria. Como a fome era grande apelamos para uma pizza mesmo. Ainda bem que ela estava gostosa. Depois fomos conhecer um pouco da cidade, pois estava previsto sairmos no dia seguinte bem cedo, de volta a Oslo. Não me perguntem o porquê? A bem da verdade, até hoje não entendi o motivo de termos parado em Alesund, já que não estava previsto fazer ou conhecer qualquer coisa interessante que existe na cidade. 

É em Alesund que está o Atlanterhavsparken, um dos maiores e mais famosos  aquários marinhos  na Europa. Aliás, ele não é simplesmente um aquário, é mais um parque, pois há trilhas para caminhadas ao ar livre e, para quem gosta, dá para fazer mergulho. E não foi somente o aquário que deixamos de conhecer. Lá também está o Museu Sunnmore, ao ar livre, que guarda a história do povo que habitou aquela região desde a idade da pedra até 1900; além  de réplicas de barcos de pesca de 400 a. C.  Por fim, a cidade  abriga o Museu Alesund que mostra como era a vida  por lá,  antes e depois do grande incêndio de 1904.
Para mim, e acredito que para a maioria dos viajantes,  ou a agência de turismo excluia Alesund do roteiro, ou ficava um dia na cidade para conhecermos todas estas atrações, que parecem muitíssimo interessantes.  Concordam?
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    oi


  2. Anônimo Says:

    ai mama, fantástica essa falta de critério no roteiro...
    bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou