Chegando em Bergen

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, um país Nórdico que ocupa a parte ocidental da Escandinávia. Possui uma população de aproximadamente 250 mil pessoas, que dobra no seu curto e ameno verão, com o intenso fluxo de turistas.
Sendo uma cidade rodeada por sete montanhas, o que lhe confere uma aparência encantadora e bela, estas montanhas também fazem dela a cidade mais chuvosa da Europa. São pelo menos 300 dias de chuva por ano.
Nossa chegada em Bergen foi marcada por uma insurreição do grupo que não aprovou a escolha do hotel antigo e com quartos acarpetados cheirando a mofo. Poucos apartamentos tinham piso de madeira e não foram suficientes para acomodar as pessoas alérgicas. Além do mais, se alguém do grupo tivesse entrado no quarto e pelo menos se sentado na cama, já era motivo para ter a troca de quarto negada, ao argumento de que o hóspede já havia usado o apartamento a ele destinado. Imaginem a confusão que se armou.
Era tarde quando tudo se acalmou. Algumas pessoas do grupo sairam para procurar um local onde pudessem comer alguma coisa. Os primeiros que saíram até conseguiram encontrar  restaurante aberto, mas os últimos, onde eu me incluo, não tiveram escolha e só encontraram aberto um Mac Donald.
A escolha dos lanches foi acompanhada de situações bastante cômicas. Muitos não sabiam falar inglês e alguns insistiam em falar português, pausadamente, acreditando que desta forma o vendedor iria entender o que estavam falando. Era hilário.
Quando me dei conta, a balbúrdia estava formada. Todos falavam ao mesmo tempo e em português com um pobre atendente que só falava norueguês e inglês.
Olhando a cara de desespero do vendedor, que estava a beira de um ataque de nervos, tentei ajudar com os pedidos traduzindo o que cada um queria mas, bastou o coitado do atendente comerçar a entregar os lanches para que o pandemônio voltasse a se instalar no ambiente.
Lá do fundo da lanchonete onde eu estava sentada, ouvi alguém falar em alto e bom português: mo ço, eu só pos so to mar co ca ze ro. Es ta co ca é ze ro? Vo cê tem cer te za que es ta co ca é ze ro? E o rapaz retrucou de volta em alto e bom inglês: what????
Se não fosse trágico, até que seria cômico...
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou