De Oslo em direção a Estocolmo

Nos despedimos da Noruega  e do Avelino, o motorista que nos acompanhou durante todo o percurso. Pela manhã seguimos viagem com outro motorista em direção a Estocolmo, na Suécia. Nossa única certeza era de que teríamos um longo dia pela frente, mas em nenhum momento havíamos pensado que aquele longo dia seria agravado por um acidente na estrada que atrasaria nossa chegada em algumas horas.


No meio da viagem paramos em Karlstad, uma pequena cidade no centro da Suécia, com pouco mais de 62 mil habitantes, que fica as margens do Lago Vänem, e que tem a fama de desfrutar o maior número de dias de sol por ano.


A estrada de Oslo até Estocolmo, muito bem cuidada, era margeada por intermináveis campos que, de acordo com o motorista, eram plantações de centeio. Aqueles campos a perder de vista, eram planos, muito verdes e floridos.

No meio do caminho o trânsito ficou literalmente parado por muito tempo. A fila de carros na nossa frente, tanto quanto a de trás, era interminável e não dava para saber o que estava acontecendo de fato. Depois de amargar um bom tempo parados, começamos a nos deslocar devagar até passarmos por alguns carros que haviam se envolvido num acidente. O local estava cheio de policiais e carros de polícia com as luzes piscando.


O motorista pode finalmente seguir em frente, mas bastou chegar na entrada da cidade para empacarmos de novo, pois naquela altura do dia o tráfego intenso deixava o trânsito muito lento.


Seguimos direto para o Palácio Real, onde o ônibus ficou estacionado. Lá encontramos  o guia que iria nos acompanhar na visita pela cidade. Ele era um português alto, com pinta de galã, que parecia apaixonado pela cidade que havia adotado. Falava com entusiasmo sobre a história de Estocolmo e ficava muito irritado quando alguém do grupo saía para fotografar antes que ele tivesse terminado a explanação. Chegava a ser engraçado, pois o vaidoso guia fazia questão de que todos ouvissem cada palavra das histórias que contava, e dava o maior pito quando alguém se afastava.


Estocolmo é o centro financeiro da Suécia, mas também é uma cidade linda, distribuída por 14 ilhas unidas por 53 pontes. O guia fez questão de destacar que a cidade está numa região em que o Lago Mälaren encontra o Mar Báltico. Grande parte da área da cidade é de canais, parques e zonas verdes. Outro destaque é para o número de galerias de arte (mais de 100) e museus. A parte antiga da cidade tem mais de 750 anos. A Gamla Stan, que significa cidade velha, abriga prédios históricos que misturam vários estilos arquitetônicos pintados em tom pastel, os edifícios públicos e as igrejas.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou