Loen - Hotel Loenfjord - Região dos Fiordes

Depois do passeio de barco pelo Fiorde dos Sonhos, o Sognefjord, que terminou em Kaupanger, seguimos em direção ao hotel Loenfjord, que fica em Loen, por uma estrada estreitinha e sinuosa, que deslizava  entre a beira de um precipício que terminava nas águas plácidas do fiorde, e a escarpa de pedra bruta da montanha.

A estrada era tão estreita que por diversas vezes o ônibus ou o carro que vinha em direção contrária era obrigado a parar para dar passagem a um dos veículos. Ainda bem que o Avelino, nosso motorista, era bastante experiente naqueles caminhos estreitos e tortuosos. Em nenhum momento ele nos colocou em qualquer situação de risco, mas mesmo assim dava medo do ônibus despencar lá embaixo...


A viagem muito longa foi compensada pela paisagem incrível do fiorde que tirava nossa atenção dos perigos da estrada. Acho que os passageiros estavam tão entretidos tentando não perder a oportunidade para um flash que ninguém parecia preocupado nem com a demora da viagem ou com a estrada perigosa.


Chegamos finalmente ao simpático hotel, todo feito de madeira,  que ficava em frente ao fiorde. Já era tarde, mas como no verão escandinavo o sol quase não se põe, ainda estava claro. A água de um rio estreito corria rápida em seu leito ao descer para encontrar as águas plácidas do fiorde, deixando pra trás aquele barulho gostoso de se ouvir. Naquela noite dormi embalada pelo som calmante daquela água gelada que passava célere bem em frente a janela do meu quarto.


Perto dali um grande camping abrigava vários carros e trailers estacionados. Os trailers eram enormes e pareciam uma casa muito bem equipada. Alguns homens pescavam tranquilamente e pareciam estar em perfeita comunhão e paz com a natureza que os rodeava.


Saí caminhando com a Lili, sem pressa,  para tentar captar com minha máquina, e guardar para sempre, a beleza que se descortinava diante dos meus olhos, em todas as direções. Tiramos muitas fotos e nos encantamos com tudo aquilo que estava ali ao alcance da nossa sensibilidade.


No jardim do hotel paramos para ver de perto como era feito um telhado verde, pois havíamos visto vários telhados verdes durante toda a viagem até ali, e aquilo vinha aguçando nossa curiosidade.


O telhado verde é uma excelente idéia, que além de embelezar é muito útil. Consiste na aplicação e uso de solo e vegetação sobre uma camada impermeável, que é instalada na cobertura de uma edificação qualquer. Sua vantagem é facilitar a drenagem das águas da chuva e promover o isolamento acústico e térmico dos telhados e lajes tradicionais. Além de refrescar, ele consegue manter o edifício protegido de temperaturas extremas tanto no verão quanto no inverno. Outro benefício do telhado verde é promover o reequilíbrio ambiental, pois sua utilização pode evitar o uso de sistemas de climatização ou ar condicionado. Ele consegue manter a umidade relativa do ar no entorno da edificação. Em tempos de valorização da ecologia, o telhado verde é uma excelente idéia.
4 Responses
  1. Anônimo Says:

    ma, sou totalmente a favor de adotarmos esse telhado lá em casa, hein! lindas as fotos! bjos


  2. Anônimo Says:

    Wow! Finally I got a webpage from wherе I
    сan actually obtain useful data сoncerning my study and knоwleԁge.
    Also visit my web site ... http://paxi.jp/userinfo.php?uid=5360


  3. Anônimo Says:

    I pay a visіt day-to-ԁay ѕome blogs and ωebsites tο reаd posts, eхcеpt thiѕ weblog offers qualіty based writing.


    Also visit my blog post - Home Page


  4. Anônimo Says:

    Greetings! Vеry helpful aԁvicе withіn this article!
    It's the little changes which will make the biggest changes. Thanks for sharing!

    my webpage - Go At this Site
    my webpage: click Here


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou