Sognefjord - o fiorde dos sonhos

Quando desembarcamos em Myrdal nosso motorista Avelino já estava com o ônibus estacionado aguardando para irmos até Gudvangen onde almoçamos.


O restaurante não dava muitas opções, e parecia que qualquer prato que resolvessemos comer não iria agradar muito. A comida, de fato, era bem ruim e eu só encarei um pouco da gororoba para não ficar com fome. Depois do almoço, quando o sol esquentou e pude tirar o casaco pesado, tomei um picolé para refrescar um pouco (eu estava quase cozinhando embaixo da segunda pele que usava), e assim pude também gastar as últimas moedinhas da noruega que pesavam em minha bolsa.


Nosso barco chegou na hora marcada. Embarcamos animados e subimos até o segundo andar onde a visão de Sognefjord era desimpedida. O fiorde dos sonhos, como é conhecido, também ostenta o título de maior e mais profundo do mundo, além de majestoso e belo. Encontrei um local estratégico no barco, protegido do sol, e perfeito para tirar belas fotos que comprovam o porquê aquele fiorde foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco.


As montanhas escarpadas e cobertas de neve, erguem-se na borda silenciosa das águas serenas do Mar do Norte, que invadiram a fenda profunda criada pelo peso das antigas geleiras. Por todos os lados onde a vista alcança é possível ver cascatas de águas cristalinas que se precipitam em queda livre sobre os extensos bosques de pinheirais, que crescem nas rochas.


Vez ou outra uma pequena aldeia surge na paisagem, ou uma casinha perdida no verde dos pinheirais, aqui ou ali. As escarpas, pura rocha, erguem-se quase verticais, numa altura que deve alcançar uns 900m. Em alguns pontos, o fiorde dos sonhos chega a uma profundidade de mais de 1.200m. O que será que se esconde debaixo das águas tranquilas do fiorde dos sonhos? O barco continua seu curso tranquilo, indiferente as minhas indagações. As gaivotas oportunistas quebram o silêncio com seu grito estridente, certas de que a qualquer hora algum passageiro irá atirar um pouco de comida.


O passeio continua e as gaivotas brancas seguem o barco gritando sem parar. De repente elas se agitam ainda mais; é um passageiro que está jogando alguns pedaços de pão que elas pegam no ar. Algumas até se arriscam a pegar o pão nas mãos que ficam estendidas fora do barco.


Um jovem oriental que fotografa com uma máquina de fazer inveja a qualquer fotógrafo amador ou profissional, está ao meu lado doido para pegar meu lugar estratégico e fazer belas fotos. Como já fotografei o bastante com minha máquina compacta (que chora de vergonha perto da dele), cedo meu lugar e ele fica todo agradecido e até jura que irá enviar-me algumas fotos por e.mail. Finjo que acredito e saio, até porque um vento mais frio começa a soprar e prefiro ficar protegida dentro do barco, onde está mais quentinho.


Faltando uns dez minutos para o final do passeio, nosso grupo desce e vai para o ônibus que também está no barco. Desembarcamos e seguimos para um simpático hotel que fica bem em frente a um fiorde. Naquela noite dormi embalada pelo delicioso som da água correndo rápida pelo canal que passava bem de frente da janela do meu quarto.


Acordei no dia seguinte bem cedinho e saí caminhando com a Maura pelo jardim. Daí a pouco a Suely e o Carlos se juntaram a nós para contemplarmos em êxtase  aquele espetáculo da natureza.
6 Responses
  1. Sabe que nunca fomos à Noruega?

    Qdo penso que é mais frio que a Alemanha eu desisto,rs.

    Mas já ouvi dizer que é muito bonita.

    Aproveita entao o passeio. Porque pelas fotos é tudo muito bonito.

    Abracos


  2. Lou Says:

    Georgia, a Noruega é linda. Programe-se para conhecê-la no verão, que tem um clima agradável. Os fiordes são as paisagens mais bonitas que já vi em minha vida. Vale a pena conhecer.
    bjs


  3. Anônimo Says:

    Generally I do not гead ρost оn
    blogs, hоwеvеr I wish tο
    say that this write-up very forceԁ me to takе
    a look at аnԁ do it! Υour writing style haѕ
    bееn amаzеԁ me. Thanks, vеry great
    аrtіcle.
    Feel free to surf my page ; simply click the up coming webpage


  4. Anônimo Says:

    Excellent post. I am еxperiencing some οf these issues as ωell.
    .

    Stop by my wеb site: keep Reading
    my web page: http://www.Prweb.Com/releases/Silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm


  5. Anônimo Says:

    Τhiѕ is mу first time vіsit аt here and i am genuinely ρleasѕant to rеad аll at single
    ρlace.

    Alsо viѕit my site: Click Through The Following Document


  6. Anônimo Says:

    Тhis piеce οf wгiting is аctually a nice one it аssіsts nеw net peoplе, ωho aге wishing fоr bloggіng.


    Here is my weblog; please click the following web site


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou