Duas meninas, o mesmo nome, realidades diferentes

Rutinha não era bonita e era muito pobre, mas era também  inteligente e tinha muitos sonhos. Vivia com a mãe e os irmãos numa casinha pequena, numa cidade de interior. Sua irmã, um pouco mais velha, já era mãe de um bebê recém nascido.

A vida daquela família era dura e cheia de dificuldades, mas isto não impedia a menina sonhar. Ela queria estudar numa boa escola, queria aprender tudo o que pudesse para poder ganhar o mundo.

Ruth tinha pele alva, olhos castanhos claros, e um belo rosto emoldurado por uma cascata de cabelos longos e cheios de cachos dourados. Era filha única, morava com os pais e a avó numa casa grande e confortável e estudava numa boa escola. Ela voltava das férias de inverno com sua mãe, que decidiu visitar amigos que viviam no interior. Foi assim que as meninas se conheceram.

Ruth era alguns anos mais velha que Rutinha, mas as duas se entenderam imediatamente e saíram para passear pela cidade. Brincaram na pracinha da igreja, subiram no coreto e correram pela ruas calçadas de paralelepípedos. Quando voltavam para casa viram uma loja de doces cheia de vitrines exibindo suculentas trufas de chocolate e bombons de várias formas e sabores. O cheiro do chocolate enchia o ambiente e despertava os sentidos. Sem dinheiro no bolso as meninas voltaram correndo para casa, onde chegaram com as bochechas vermelhas, olhinhos brilhantes, a boca cheia d’água e uma vontade enorme de provar as guloseimas.

Ruth, louca por chocolates, correu até sua mãe perguntando se podia comprar alguns. A mãe deu-lhe dinheiro e as duas voltaram correndo até a loja de doces. Rutinha ficou perdida em meio a tantas opções, sem saber qual doce escolher. Ela nunca antes tivera oportunidade de escolher nenhum doce como aqueles e não sabia qual poderia ser o mais gostoso. Ruth ajudou-a e ambas saíram da loja carregando uma sacolinha cheia de bombons.

Sentaram-se num banco a sombra de uma frondosa árvore e enquanto não terminaram de comer o último chocolate não retornaram a casa. Quando lá chegaram tiveram que se despedir, pois estava na hora de Ruth retomar a viagem de volta para sua casa.

Passados alguns dias Ruth conversava com sua mãe quando se lembrou da pequena Rutinha que conhecera no interior. Insistiu que a mãe adotasse a menina para que ela tivesse oportunidade de estudar e realizar seus sonhos. A mãe ponderou explicando que não poderia adotar uma criança que tinha mãe, mas a menina não se deu por vencida. Tanto insistiu que a mãe decidiu custear os estudos de Rutinha e em alguns dias a menina estava matriculada na melhor escola da cidade. As duas meninas nunca mais se viram.

Ruth já é uma profissional bem sucedida, mas qual será o destino de Rutinha?
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou