Hipertiroidismo e seus sintomas

A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do nosso corpo e está localizada no pescoço, na frente da traquéia. Ela produz os hormônios tiroxina, que é o T4 e o triiodotironina, o T3, além do hormônio calcitonina. Sua função é regular o crescimento, a digestão e o metabolismo.

Quando a tireóide não funciona adequadamente todo nosso corpo reclama, pois os sintomas incomodam bastante, eu que o diga. Funcionando em excesso provoca o hipertireoidismo, e quando ela funciona pouco a doença é chamada hipotireoidismo.

No hipertireoidismo ocorre uma aceleração do metabolismo e isto pode provocar uma sensação de desconforto e fraqueza muito chatos. Além disto a pessoa costuma sentir uma fome que não acaba nunca, uma sede que não há água que dê conta,  pode ter diarréia, taquicardia,  dificuldade de dormir, queda de cabelo, náuseas, vômito, além de irritabilidade e outros sintomas.

No hipotireoidismo a pessoa sente cansaço, o intestino pode ficar preso e ocorre ganho de peso, etc.

Precisei retirar a minha tireóide há alguns anos porque a coitada mais parecia um cacho de uvas (estragadas naturalmente) de tantos nódulos que apareceram e de lá para cá preciso tomar hormônios para repor o que a natureza não é mais capaz de produzir. Costumo dizer que o comprimido de hormônio que tomo todos os dias pela manhã, em jejum, é o meu combustível. Posso esquecer de tomar qualquer remédio, mas o da tireóide eu não esqueço nunca, pois sem ele não sou ninguém.

Já faz algum tempo venho observando algumas mudanças no funcionamento do meu organismo. Eu, que durmo muito bem, comecei a acordar no meio da noite e não conseguir mais conciliar o sono. O jeito é levantar e começar a ler ou assistir um filme. Também comecei a sentir uma sede infernal além de um desconforto geral e uma fraqueza que eu tinha a impressão de ter ficado dias sem comer nada. Só não fiquei careca de novo porque tenho muito cabelo, mas o coitado anda caindo prá caramba, e de uns dias para cá venho tendo muitas náuseas.

Com tantos sintomas o jeito foi fazer um exame de sangue  e bingo, meus hormônios estão todos descompensados. O TSH quase não aparece, está baixíssimo e o T3 e o 4 subiram. Minha endocrinologista mudou a dosagem do remédio e agora vou precisar repetir os exames dentro de um mês para ver como as coisas estão.  Já estou usando uma dosogem menor do remédio há quatro dias, mas ainda continuo sentindo os mesmo sintomas, que são muito chatos e desconfortáveis.

Olha, a melhor coisa do mundo é ter tudo funcionando azeitado como a máquina de um relógio suiço. Quando qualquer coisa sai do lugar é um problema. O melhor mesmo é cuidar muito bem do nosso corpo, pois a saúde é nosso melhor bem.


0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou