Hospital privado (x) hospitais do SUS

Diversas matérias em jornais abordam os ataques furiosos dos internautas sobre o tratamento do câncer que acometeu o ex-presidente Lula. Os jornalistas se mostram indignados com a insensibilidade das pessoas que não demonstram nenhum tipo de solidariedade para com o ex-presidente, muito pelo contrário...

Qual será o motivo que leva tantos cidadãos brasileiros a sugerirem que tanto o ex-presidente Lula quanto qualquer outro político, no poder ou fora dele, deve procurar os hospitais do SUS para tratamento de qualquer tipo de doença, inclusive o câncer?

Se não me engano foi o próprio Lula, quando no exercício da presidência da república, quem afirmou que nossos hospitais públicos são hospitais de primeiro mundo. Se é assim, o lógico seria que ele fosse se tratar num hospital do SUS, só que no hospital do SUS ele não teria acesso a bomba de infusão para quimioterapia, estou certa?

Também sou paciente oncológica, também faço quimioterapia, uso um plano de saúde (muito bom por sinal) e nem por isto tenho acesso a tantas regalias como as dispensadas aos nossos políticos e especialmente ao nosso ex-presidente Lula. Posso garantir por exemplo, que o resultado da biópsia a que fui submetida, quando havia suspeita de que eu tinha câncer, não ficou pronto na mesma hora, como o do Lula. Precisei aguardar alguns dias para receber o resultado da imonohistoquimica e só depois começei a fazer quimioterapia. O ex-presidente Lula, como todos ficaram sabendo, começou a quimioterapia no dia seguinte ao da coleta do material... Alguém tem idéia do tempo que um paciente do SUS aguarda para fazer uma simples biópsia? Alguém tem idéia do tempo que esse mesmo paciente precisa aguardar para receber o resultado daquela biópsia que levou um século para ser feita?

E por falar em saúde, alguém se lembra da famigerada CPMF que foi criada ao argumento de que os recursos obtidos com aquela contribuição serviriam para melhorar a saúde no país? Pois é, a CPMF era uma contribuição provisória e o próprio Lula fez o diabo para manter para sempre a cobrança daquele “imposto” que serviu para qualquer outra coisa, menos para melhorar a saúde no Brasil. Esta, não viu um tostão furado daquela contribuição.

Então caros jornalistas indignados, não seria por esta e outras coisas erradas na política que a população, cansada e indignada com a roubalheira e a corrupção generalizadas, não está se mostrando solidária com a doença do ex-presidente e sugere que ele se trate no SUS ao invés de ir para o hospital privado Sírio-Libanês? Aliás, se ele fosse apenas o metalúrgico do passado em que hospital ele iria se tratar? Duvido que no hospital Sírio-Libanês.

É claro que me solidarizo com o cidadão Lula que sofre de câncer, afinal câncer é uma doença grave, de tratamento difícil e muitas vezes doloroso. A bem da verdade, até fico torcendo para que o cidadão Lula obtenha êxito no tratamento e fique curado. Quem sabe assim, depois de passar por tudo o que ele terá que passar com o tratamento, o ex-presidente Lula, que ficou oito longos anos no poder e não fez nada pela saúde, decida trabalhar pela melhoria da saúde no Brasil? Quem sabe assim ele consiga finalmente entender o quanto é importante se investir na melhoria dos hospitais e equipamentos médicos, e também na valorização do médico, enfermeiros e auxiliares? Quem sabe assim ele entenda o quanto é importante que todo e qualquer cidadão brasileiro, que paga impostos, tenha acesso a um sistema de saúde de qualidade, como o do hospital onde ele está sendo tratado...
2 Responses
  1. Lili Says:

    Lou,
    Gostaria de poder dizer o mesmo, que me solidarizo com este cidadão, mas estaria mentindo.
    Me preocupo com o Gianecchini(fiquei triste em vê-lo careca) e até com a Adele (não é câncer, mas hemorragia nas cordas vocais), mas em relação a este cidadão meu sentimento é de indiferença.
    Shame on me! Acho isso feio e triste, mas não vou mentir pra ficar bem na fita, nem preciso.
    Quanto ao entender e se solidarizar com os doentes deste país, acho que o medo da morte que passa perto vai fazer com ele o mesmo que fez com o falecido ex-vice dele, algumas cadeiras serão doadas.
    No mais é escrever uma linha a mais na biografia: o homem que venceu o câncer.
    Há uns 20 anos atrás ouvi um médico dizer o quanto achava curioso o diagnóstico de câncer afetar todos ao redor, a comoção era tamanha que até os inimigos se sensibilizavam... na época achei tão comovente o ser humano, tão solidário... hoje, com o mundo todo a um click de distância e 7 bilhões de criaturas mostrando o seu lado não tão bom assim, acho que é apenas medo da morte.
    Solidariedade é outra coisa.
    Espero, de coração, estar errada.
    Beijin,


  2. Anônimo Says:

    Lou,
    Você colocou bem o problema. Há diferenças gritantes entre os hospitais particulares e os do SUS. Não vou sequer questioná-las. Elas são inquestionáveis, mas, em relação à solidariedade, tenho algumas ponderações a fazer.
    Vejo-a como um sentimento espontâneo, mais próximo, que está ao alcance de mão. Solidariedade para mim é uma espécie de amor, de companheirismo e, convenhamos, companheirismo para o nosso ex-presidente está apenas no discurso. Discurso feito de palavras, apenas palavras. Palavras ditas com impostação de voz, na forma e no timbre adequados para impressionar, mas vazias de conteúdo, vez que não vieram acompanhadas de atos que verdadeiramente as concretizassem. Esse tipo de palavra não é proximidade, não é amor.
    Como posso ser solidária se não me sinto próxima? Se não me identifico?
    Bjs, Helena


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou