"O primeiro passo para ELIMINAR O CÂNCER"

A página de saúde do Correio Braziliense de hoje (6 de novembro/2011)  traz uma boa notícia: "Pesquisadores canadenses acreditam ter descoberto como ocorre a metástase, mecanismo que faz com que os tumores se espalhem pelo corpo. O entendimento desse processo é fundamental para que se sonhe com a cura".

Quando li a manchete "O primeiro passo para ELIMINAR O CÂNCER"  fui atrás do meu óculos para ler a notícia. É claro que fiquei animada com a descoberta, mas agora resta saber se os laboratórios irão "permitir" que este tipo de pesquisa avance. Afinal, a indústria do câncer é altamente rentável para a indústria farmacêutica, e são elas quem dão as cartas.

David Waisman, professor de bioquímica, patologia e biologia molecular, que chefia a equipe de pesquisadores, diz que mais estudos ainda serão necessários e que "a cura envolverá muitas outras técnicas, já que até o termo câncer pode ser considerado incorreto - há mais de 200 diferentes tipos de tumores malignos, cada um com características únicas. Até o mesmo câncer pode se comportar de maneiras diferentes, dependendo do paciente. Por isso, essa é uma tarefa tão desafiadora."

O professor também disse, segundo o jornal, que será necessário encontrar anticorpos que consigam bloquear a ação da proteína S100A10 para que a descoberta de sua equipe torne-se uma realidade clínica. O próximo passo seria então uma parceria com a indústria farmacêutica.

Tomara que eu e os milhares de paciente oncológicos espalhados pelo mundo consigamos usufruir os benefícios prometidos por esta pesquisa. No meu caso, que tenho câncer em estadiamente IV, com  metástases espalhadas pelo corpo, uma notícia deste tipo é muito animadora. Oxalá eu consiga usufruir de uma medicação deste tipo para me livrar de vez desta doença.
3 Responses
  1. Estou aqui na torcida por vc e por todos que têm essa doenca.
    Há bempouco tempo perdi minha sogra, a vovózinha da Viviane.
    Ela conseguiu resistir por 6 meses com a metastase. Nao é fácil esse tema.

    Te desejo uma semana abencoada



    Grande beijo


  2. Lou Says:

    Obrigada pela torcida Georgia. Concordo com vc, este tema não é fácil. Câncer é uma doença muitas vezes silenciosa... qdo ele se manifesta, já costuma ser tarde para o paciente. Reconheço que sou uma sobrevivente, e é por isto que curto tanto minha vida. Já estou há 6 anos em estadiamento 4 e já tive metástases para tudo qto é lado, mas agora estou bem e quero continuar assim por um bom tempo ainda.
    bjs carinhosos da Lou e um beijinho especial na Viviane


  3. Anônimo Says:

    Oi Madrinha, Ficamos com a esperança de que os principios primordiais de garantia da vida prevaleçam e que chegue ao fim o sofrimento de milhares de pessoas. Temos que vencer a lógica do mercado! Bjsss e saudades. Alessandro


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou