Que delícia tomar banho com os dois pés no chão

Que delícia tomar banho com os dois pés no chão! Você já pensou nisto? Duvido...

Pode parecer um exagero afirmar algo assim, mas posso garantir que depois de quase sete semanas tomando banho sentada numa cadeira de rodas e apoiando a  perna direita em cima de outra cadeira e morrendo de medo, ou melhor, pânico, de escorregar e cair no banheiro, tomar banho apoiando os dois pés no chão e sair do box sem medo de cair,  é uma verdadeira maravilha.

Ainda preciso ficar sentada enquanto tomo banho, mas já consigo colocar os dois pés no chão. O ortopedista autorizou a retirada da bota imobilizadora porque a fratura do meu pé já está pelo menos uns 70% consolidada. O pé ainda está inchado e dói bastante, mas já é um progresso poder ficar de pé e andar sem ajuda, mesmo mancando.

Enquanto eu tomava banho apoiando meus dois pés no chão  me peguei pensando: sabe aquele banheiro lindo, que você acabou de reformar? Ele fica absolutamente inútil se a porta de entrada não tiver ao menos 70 cm de vão livre e você precisa usar uma cadeira de rodas. O box é outro problema, pois a porta geralmente é estreita e não cabe uma cadeira de rodas. A pia é outro problema: se for muito alta a cadeira não alcança, mas se for baixa e tiver armário embaixo também não serve para nada. O meu banheiro fica dentro deste critério do absolutamente inútil para cadeirante.

O único banheiro que a cadeira de rodas entrava sem problemas em minha casa era o do quarto de empregada e foi o que me salvou. Além da porta de entrada ser mais larga eu ainda não havia colocado o box e como o piso é reto, sem ressaltos, a cadeira deslizava para baixo do chuveiro sem dificuldade. Mandei instalar as barras de segurança e melhorou ainda mais.

Agora que vi o quanto é importante o acesso fácil e seguro ao chuveiro, decidi colocar apenas uma cortina naquele box. Entrar e sair de um box sem poder apoiar um dos pés deixa qualquer um inseguro.  Para mim, a pior hora do dia era a hora de sair do banho, pois o medo me paralisava. Tudo o que eu queria era não quebrar outro pedaço dos meus preciosos ossinhos.

Falando sério, acessibilidade é muito importante. É fundamental. Todos deviam pensar nisto quando constroem ou reformam suas casas, pois um simples ressalto no piso é o bastante para atrapalhar a mobilidade do cadeirante e nenhum de nós, ninguém mesmo, está livre de precisar de uma cadeira de rodas, mesmo que temporariamente como foi o meu caso.
 
Experimente usar uma cadeira de rodas em sua casa, só para conferir o que estou afirmando.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Ma, ainda bem q vc já está podendo fazer quase tudo q gosta! Te amo! Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou