Bolo de cenoura

           O Ramsés, meu único sobrinho, é um homem alto, muito tímido e reservado, de sorriso largo e fácil, e  apaixonado pelo time do Flamengo, do qual ele dá notícia de tudo. Seu corpo é de um adulto, mas sua alma e sua mente pertencem a uma criança.
            Quando ele chegou em minha casa para as festas de final de ano em 2011 fiquei impressionada. Estava tão dopado de remédio controlado que fazia dó, e quase não reagia às coisas a sua volta.
            Esperei passar as festas e o levei  para uma consulta com um psiquiatra indicado pela dra. Juliana, uma médica em quem confio muito e que trabalha na Clínica Luci Ishii, onde faço quimioterapia. Ela é daquelas médicas que clinicam por vocação e adoram o que fazem. A dra. Juliana é a melhor clínica que eu conheço. Ela ouve o paciente e explica de forma didática e simples o porquê das coisas.
            A primeira providência do dr. Marcelo com o Ramsés  foi trocar a medicação que ele vinha usando há mais de ano, por outra com menos efeitos colaterais; mas este foi um processo lento. Não podia simplesmente trocar um remédio pelo outro.
            O dr. Marcelo também é o tipo de médico que exerce a profissão por amor e vocação e por isto ele é ótimo. Ele também ouve o paciente e não tem pressa em encerrar a consulta. Coisa rara hoje em dia. Ah, além disso tudo ele não é mercenário e não cobra nenhum absurdo por consulta.
            Ele me explicou que a dose do remédio que o Ramsés estava usando era muito alta, mesmo para uma pessoa jovem como ele e no vigor dos seus 25 anos. Explicou também que ele não precisa fazer uso de medicação controlada para sempre, como queria a outra médica.
            Duas semanas depois do início do tratamento, a diferença era visível. Ele melhorou tanto que está até fazendo um curso de pizzaiolo no Senac e está gostando da experiência.
            Ontem chamei o Ramsés para aprender a fazer um bolo de cenoura e ele ficou todo animado. Peguei os ingredientes e coloquei tudo sobre a bancada da pia. Antes de começar perguntei se ele já havia lavado as mãos, como aprendera a fazer no curso de pizzaiolo. Ele deu aquele sorriso puro e disse: ihhh, ainda não. Assim que terminou de lavar as mãos com detergente ele me disse que no curso também aprendeu a passar álcool nas mãos, antes de começar a fazer a massa.
            Com ele é preciso começar do zero. Ensinei primeiro a descascar e cortar a cenoura em pedaços. A receita do bolo é simples e fácil, e o resultado é uma delícia.
 
 
Receita:
3 cenouras descascadas e picadas
1 xícara de óleo
3 ovos
3 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de fazer:
            Coloque uma xícara de óleo (prefiro o óleo de arroz) no liquidificador. Em seguida coloque 3 ovos e vá colocando as cenouras em pedaços aos poucos, até formar uma pasta.
            Vire esta pasta na tigela da batedeira e vá acrescentando aos poucos 3 xícaras de açúcar. Quando estiver bem batido acrescente, também aos poucos, 3 xícaras de farinha de trigo e, por fim, a colher de sopa de fermento em pó.
            Despeje a mistura em tabuleiro untado e leve ao forno para assar.
 
 
Obs: gosto de acrescentar à massa um pouco de castanha ou nozes picadas.
Depois de pronto o bolo pode despejar por cima uma camada de calda de chocolate. Fica uma delícia.
Obs: Usando o óleo de arroz o bolo não fica oleoso, fica bem fofinho.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Matou meu desejo por bolo de cenoura! Ehhh! Finalmente! Está uma delícia! Parabéns, Ramsés!
    Mama, repare q a receita diz farinha de trigo e não farinha integral! rs
    Te amo!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou