Nozes e sementes comestíveis

         Tenho o hábito de ingerir nozes e  sementes. Adoro amendoim, aveia, avelã, pistache, castanhas, gergelim, linhaça e outras, mesmo antes delas virarem moda em nutrição, ou melhor, em regimes de emagrecimento.
          As nozes e as sementes, de um modo geral,  trazem muitos benefícios para a saúde, pois além de ricas em vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, são também ricas em sais minerais como potássio, ferro, zinco, cálcio e magnésio. Como se não bastasse, elas também são ricas em  fibras  que ajudam a regularizar o funcionamento do intestino e fornecem antioxidantes que combatem os radicais livres.
        Um ingrediente que nunca falta em minhas saladas é algum tipo de semente ou nozes trituradas. Acho que deixa a salada mais crocante e gostosa.  Até mesmo minha receita do molho de  mostarda com mel  inclui  sementes de linhaça e gergelim, um pouco de pimenta calabresa, queijo parmesão ralado e um ou outro tempero que esteja ao alcance das minhas mãos, além da mostarda, é claro, do mel e do azeite extra virgem e suco de laranja.   
         Minha filha come salada todos os dias e desconfio que é só por causa do meu molhinho especial. Não é por nada não, mas todo mundo que prova minha salada com molho de mostarda, aprova, pois sempre pedem a receita.
         Como o assunto de hoje é semente vou falar de uma que conheci faz bem pouco tempo: a semente de Chia, já ouviram falar? Ela  também é conhecida como Sálvia Hispânica. É uma sementinha bem pequena, mas muito nutritiva, originária do deserto do sul do México e das terras colombianas.
         A semente de Chia é um alimento poderoso e funcional, muito rico em ômega3 (segundo os entendidos, ela contêm mais ômega3 que o salmão). Possui cinco vezes mais cálcio do que o leite, duas vezes mais potássio que a banana e também é uma importante fonte de ferro, além de um poderoso antioxidante.  Ela pertence a família das mentas.
         Embora eu só a tenha conhecido recentemente, a chia é consumida há anos e, segundo dizem, foi muito usada pela civilização Maia e era parte da ração de sobrevivência dos guerreiros Aztecas.
         É muito fácil usar a semente de chia. Primeiro porque seu gosto é neutro e não interfere no sabor da comida; segundo porque dá para adicionar ao iogurte, saladas, cereais, sopas, etc. Para usá-la basta hidratar com um pouco d’água que ela solta uma espécie de gelatina, depois é só misturar e comer. Eu costumo usar com banana e mel ou na salada de frutas e fica uma delícia. Se vier aquela fome tarde da noite eu misturo a chia com iogurte. Dá uma sensação de saciedade muito boa, sem ter comido muito.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, vc está absolutamente certa sobre seu molho. Ele faz milagre. Costumo dizer que com o seu molho eu como até pedra! rs
    DELÍCIA!!!!
    Te amo! bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou