De volta a bela Itália

            Para comemorar o bom resultado dos meus exames resolvi viajar para a Itália. Começei o passeio por Milão, na Lombardia, e amanhã vou a Verona, mas meu destino será a Toscana. Vou ficar duas semanas em Florença e de lá pretendo passear por outras cidades da Toscana.
     A Itália, berço de grandes civilizações clássicas da Europa, sempre atraiu muitos turistas em busca de cultura e aventura. Seu mapa geográfico é fácil de ser visualizado por causa do formato alongado que lembra uma bota flutuando entre os Mares Mediterrâneo, Adriático, Jônico, Tirreno e o Mar da Ligúria.
         O Mar Mediterrâneo é o maior mar interior continental do mundo. Suas águas deságuam no Oceano Atlântico pelo Estreito de Gibraltar, e no Mar Vermelho pelo Canal de Suez. Ele recebe as águas do Mar Negro pelos estreitos do Bósforo e dos Dardanelos. Suas águas são quentes por causa do calor vindo do Deserto do Saara, e é o que torna o clima das terras banhadas por ele mais temperado.
    O território italiano se estende desde os picos nevados dos Alpes até as praias da Sicília, e isto faz com que seu relêvo seja bastante acidentado. O ponto mais alto é o Mont Blanc ou, como dizem os italianos, Monte Bianco, com 4.810m de altura. Esta montanha está na divisa entre a França e a Itália.
    No país estão localizados alguns vulcões célebres como o Etna, na Sicília, ainda em atividade; o Stromboli e o Vesúvio. O Vesúvio foi o vulcão responsável pela destruição das cidades de Pompéia e Herculano.
    Várias ilhas também compõem a geografia da itália, mas as mais importantes são as ilhas da Sicília e Sardenha.
     A Itália é também um país com vários dialetos, rica arquitetura e culinária própria. Ela é dividida em regiões como a Calábria, Lombardia, Sardenha, Toscana, Sicília e outras; cada uma com suas características próprias.
     Na região da Toscana, para onde eu vou, vale a pena experimentar alguns pratos típicos regionais como o Bacalhau alla Fiorentina e a suculenta Bisteca Fiorentina. O vinho Chianti é daquela região.   
    Florença é a capital da Toscana e fica às margens do rio Arno. A melhor forma de explorar a cidade é andando vagarosamente a pé por suas ruas estreitas, atravessando suas pontes e se deslumbrando com tudo à sua volta. A cidade é uma verdadeira jóia da Renascença, e permanece até hoje praticamente inalterada.
1 Response
  1. Que delícia de texto... Ô vontade de viajar! Bjo, Biba


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou