Produtos chineses (x) indústria nacional

          Li o livro "O Sari Vermelho" e numa das passagens da história Nehru, pai de Indira Ghandi, tece na prisão onde ficou encarcerado muitos anos, um sári vermelho para ela usar no dia do casamento. Era seu gesto de amor pela filha e pela India,  e atrás daquele gesto havia toda uma simbologia. É que Gandhi, anos antes,  havia transformado a roca em um símbolo de luta pela independência da India. Isto, porque os ingleses destruíram a rica indústria têxtil indiana impondo altas taxas aos produtos indianos com o objetivo de vender seus próprios tecidos fabricados na Inglaterra.
          O gesto de Nehru ao fiar usando uma roca simbolizou sua rebeldia em aceitar passivamente o domínio inglês sobre seu país e também sua inconformidade com  a destruição da indústria têxtil indiana. Isto me fez pensar no que está acontecendo com a indústria  Brasileira.  Sinceramente, pensar nisto me causa até  calafrios. É que não consigo deixar de associar o que aconteceu na India com ao que está acontecendo hoje no Brasil e no mundo.
         No passado a Inglaterra destruiu a indústria textil indiana impondo altas taxas aos produtos indianos, e hoje a China está inundando o mundo com seus produtos baratos e de péssima qualidade. Já pararam para pensar que esta é uma forma enviesada de acabar com a indústria nacional?  Vai chegar um momento em que as indústrias brasileiras estarão aniquiladas pela concorrência desdeal dos chineses e quando isto acontecer a China irá impor o preço que bem entender para vender suas quinquilharias e seus produtos de origem duvidosa.
          A quem será que interessa o fim de nossas indústrias?


           
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou