Galeria dell'Academia - Florença

          Começamos o dia na fila da Galeria dell'Academia, mas como fomos um dos primeiros não demoramos muito a entrar. O museu da Academia é dedicado a pintura do final do período gótico até o século XIX.



          A Academia, como todo prédio em Florença, também é cheia de escadas. No térreo ficam as esculturas que a tornaram tão famosa e o Davi, a mais famosas delas, ocupa um lugar especial no final do longo corredor, mas ele merece, pois é uma obra que impressiona, para falar o mínimo. É claro que minhas fotos foram feitas com a réplica que fica na praça, pois o original é proibido fotografar.


          Olhando o Davi bem de pertinho dá até para entender porque algumas pessoas são acometidas pela síndrome de Stendhal ou pela síndrome de Davi quando chegam a Florença e tomam uma overdose de obras de arte. A beleza do Davi, suas proporções e detalhes  são realmente perburbadoras. Basta dar uma olhada mais de perto na mão do Davi.



          O HA começou a visita ao museu na parte das pinturas góticas e destacou que foi após Giotto que aquele tipo de pintura ganhou mais naturalidade e perspectiva. Vimos também o original da Rapto da Sabina, de Giambologna, um prestigiado escultor maneirista.  A réplica do Rapto das Sabinas está na Loggia dei Lanzi, na Piazza della Signoria).



          O corredor que dá acesso ao famoso Davi está cheio de esculturas inacabadas de Miguelângelo. As imagens parecem emergir das entranhas da pedra e hipnotizam nosso olhar. A escultura da Pietá de Palestrina, é belíssima. O Davi dispensa maiores comentários. Ele é simplesmente fantástico. É impossível ficar indiferente diante daquela imagem monumental.        
3 Responses
  1. Lili Says:

    Ah, o Davi!!! Eu quase tive síndrome de Stendhal por causa dele rs


  2. Anônimo Says:

    Mama, estava lendo e pensando o que escreveria, mas o comentário da Lili descreve bem a situação e merece ser "curtido". Claro que não conheço nada disso ao vivo, mas imagino q seja de tirar o fôlego mesmo.
    bjos


  3. Lou Says:

    Lili,
    Vc sabia que o hospital de Florença recebe de vez um quando um turista passando mal, exatamente por conta desta síndrome? Mas cá entre nós, não é para menos. Nunca vi tanta coisa linda num mesmo lugar.
    bjs


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou