Um Giro pela Toscana - dia 9 - Um dia perfeito - Pisa e Lucca



          Ontem resolvemos passar o dia em Lucca, mas iniciamos nosso passeio por Pisa. A cidade é bem maior do que eu me lembrava, também já faz tanto tempo...

          A atração turística de Pisa é realmente a torre, mas não é somente a torre que está torta e com jeito de que está caindo, o Batistério, dedicado a São João Batista, também pende discretamente para um dos lados. O curioso no batistério é a acústica, vale a pena conferir.


          A Praça dos Milagres, onde fica a igreja, a torre e o batistério, estava lotada de turistas. Ao longo da grande muralha ficam as barraquinhas de venda de buginir, cheias de turistas ávidos por comprar lembrancinhas absolutamente inúteis.


          A visita a famosa torre caindo, mas que se mantem em pé há séculos, não precisa durar mais do que uns 40 minutos. O trem de Florença até lá custou 7,10E e a viagem durou mais ou menos uma hora. Na estação pegamos um ônibus (1,10E) quase vazio que rapidamente se encheu para esvaziar novamente na Praça dos Milagres.
(anjinhos apoiando a torre com o pé para garantir que ela não caia de uma vez...)


          Depois de muitas fotos e risadas com os micos que todo turista tem que pagar, voltamos para a estação e novamente embarcamos num trem que nos deixou em Lucca. A passagem custou 6,00E e a viagem foi bem rápida. Desembarcamos em Lucca e fomos atrás de um restaurante. O primeiro nos recusou porque estava recebendo um grupo enorme de turistas. O segundo, que era até bem recomendado, estava com gente saindo pelo ladrão, então seguimos o faro do HA para bons restaurantes e acertamos na mosca, paramos no La Bohéme, perto do Museu Puccini. 





          O Paris Bohéme que fica na Piazza Cittadello, 6 - centro histórico (www.parisbohemelucca.com) serve uma comida fantástica. Estava tudo uma delícia, tanto que me animei até a provar a sobremesa (que sempre dispenso). Era um mousse de chocolate no ponto. Além do mais o garçom que nos serviu era muito divertido. Foi um almoço perfeito, digno de algumas estrelas do guia Michelin.


Museu Puccini

          O centro histórico de Lucca é cercado por muralhas da época medieval, que estão perfeitamente intactas. São quase 5 km de muros que medem até 12m. Elas são impressionantes. O Duomo, dedicado a San Martino, como nos ensinou o HA, tem formas românicas na parte externa, mas por dentro suas formas são góticas.




       Igreja de São Martino

       Depois do almoço nos perdemos pelas ruas estreitas e pelos becos da cidade medieval, que desembocavam quase sempre em praças espaçosas e cheias de turistas (só para variar um pouco). Tivemos a sorte de encontrar uma banda que fez uma bonita apresentação com jovens estudantes.








          Já passava dos 20:30h quando resolvemos voltar para a estação, o sol ainda brilhava no céu. Pegamos o trem de volta para Florença e quando desembarcamos o céu exibia uma tonalidade de azul cobalto difícil de descrever. Estava lindo! O dia foi realmente perfeito: cercada por amigos, uma cidade encantadora, boa comida, bom vinho e uma boa música clássica para fechar o passeio com chave de ouro.

2 Responses
  1. Anônimo Says:

    E eu aqui, ralando!!! buaaaa

    mama, como qria estar aí com vc!!!

    Mtas saudades!


  2. Lou Says:

    Aguarde as férias. Elas parecem demorar, mas acabam chegando.


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou