Um giro pela Lombardia 26 de abril - Milão


O dia amanheceu ensolarado, mas continuo na cama com preguiça de levantar. Vou aproveitar a manhã para descansar, pois temos agendado uma visita ao Cenacolo na parte da tarde e a noite iremos ao Teatro alla Scala assistir a ópera Tosca.
Assim que planejamos nossa viagem para a Itália, fizemos pela internet a reserva do ingresso para vermos ao vivo e em cores  o famoso afresco da Última Ceia, de Leonardo da Vinci,  numa das paredes do refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie.



Eu já tinha visto a obra da última vez que estive em Milão, mas confesso que senti a mesma emoção ao revê-lo nesta visita. A obra é impactante. Não dá para explicar. É uma pena que as visitas só durem míseros 15 minutos, e lá vem aqueles guardinhas nada amistosos mandando todo mundo sair.



Uma curiosidade: durante a Segunda Guerra Mundial, bombas atingiram tanto a igreja como o convento dominicano e grande parte do refeitório ficou destruído. A parede onde está o afresco da Última Ceia ficou de pé porque estava protegida por sacos de areia.
Jantamos num daqueles restaurantes da Galeria Vittorio Emanuele e fomos para o Teatro alla Scala assistir a Ópera Tosca, de Puccini. Neste caso também fizemos a compra do ingresso direto com o teatro, pela internet, e recebemos os ingressos pelo correio. Foi muito prático e seguro.
A noite não estava muito fria, e como o hotel era próximo do teatro voltamos  caminhando devagar e sem pressa, ainda curtindo as cenas marcantes da ópera que ainda estavam fresquinhas na memória. Eu estava inconformada com a última cena em que a personagem Tosca apenas insinuou saltar, mas não saltou da torre do Castelo de Sant’Angelo. Ainda acho que ela deveria ter saltado, para provocar uma maior dramaticidade e dar mais autenticidade a cena...


1 Response
  1. Anônimo Says:

    A obra de Leonardo é realmente magnífica! De tirar o fôlego! Agora, caros leitores de minha mãe... apesar da quantidade de fotos minhas nos posts, não viajei desta vez com ela... buaaaaa!!!! Estava trabalhando enquanto ela curtia todas na Itália! snif


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou