Um giro pela Toscana - dia 27 - Lago de Como


            Embarcamos na Estação Central de Milão em direção ao Lago de Como, o terceiro maior lago da Itália. A passagem de trem custou apenas 6,65E e a viagem durou aproximadamente uma hora.



O Lago de Como é de origem glacial,  e fica na Lombardia, Itália. Ele possui cerca de 146km e é o terceiro maior lago da Itália. Sua profundidade chega a 400m, o que o torna um dos lagos mais profundos da Europa. Outra característica é que ele é estreito e comprido, e tem a forma de um Y invertido.




O Lago de Como está situado entre os Alpes e o vale do rio Pó, ao norte de Milão, perto da divisa com a Suiça. Ele é circundado por belas montanhas com mais de 2.000m de altura e também por serras mais baixas e muito arborizadas, o que torna a vista ao seu redor simplesmente linda.




Nosso plano inicial, antes de sairmos de Brasília, era o de aproveitar o passeio  no Lago de Como e visitar a Villa del Balbianello, construída pelo Cardinal Angelo Maria Durini, no final do século XVIII, mas no início da primavera ela ainda está fechada para visitação, o que foi uma pena.




Uma curiosidade: esta belíssima Villa, para quem é aficcionado em filmes, serviu de cenário para o segundo filme Star Wars (era a casa de veraneio da Senadora Amidala no Planeta Naboo).
A Villa del Balbianello é um legado do Conde Guido Monzino, seu último dono, para o Fondo Ambiente Italiano - FAI, que preserva as mais importantes Villas e Jardins da Itália. Em seu testamento Guido Monzino, que faleceu em 1988 sem herdeiros, deixou a Villa e toda a sua fortuna para a FAI, com a condição de que a fundação preservasse, mantivesse e fizesse melhorias na propriedade que amava e onde ele viveu seus últimos anos.




No passeio de barco que fizemos passamos perto da península onde fica a Villa suspensa sobre as rochas que avançam sobre as águas do Lago.  Mesmo de longe a vista da Villa é magestosa. Ficou o desejo de voltar para conferir aquilo tudo bem de pertinho...



Desembarcamos do trem em Como, atravessamos a rua e pegamos um barco em direção a Bellagio (10,40 euros). O dia estava lindo e o sol brilhava tingindo de prata as águas do lago. A vista, para onde quer que se olhasse, era de tirar o fôlego, e nem sentimos o tempo passar.  Bastava olhar a paisagem para sonhar e viajar ainda mais na viagem.



 Passamos o dia em Bellagio e almoçamos no Restaurante Terrazza Matropole. Caminhamos pela cidade, tomamos sorvete, sentamos na praça para apreciar aquela  vista de tirar o fôlego. Os bancos estrategicamente colocados ao longo da orla nos convidava a um descanso. Foi lá que nos deixamos ficar...



No final do dia, já cansados de tanto subir e descer escadas e andar pelas ruelas estreitas da cidade, paramos para tomar sorvete e fomos para o pier pegar o barco rápido, que custou 14,80 euros, e voltamos para Como onde embarcamos no trem de volta a Milão.



Bellagio é uma orgia de beleza para os olhos. Vale a pena passar o dia caminhando pela cidade que tem como forte a venda de produtos manufaturados de seda. Compramos lenços, echarpes e gravatas lindas.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, belas fotos! Como é realmente uma cidade deliciosa, mas, quando fui, o passeio de barco ficou bastante prejudicado por conta da neblina... rs Q vontade de fazer esse passeio com vc! Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou