Viagem de trem

       


             O trem sempre chega e sai da estação no horário previsto. Se bobear, fica para trás sem choro nem vela... Outro dia embarquei num trem com destino a uma cidade antiga, que parece ter ficado congelada no tempo.


          O ruído do trem deslizando suavemente sobre os trilhos conseguiu me transportar, numa fração de segundos, a um passado distante. Num instante me vi apenas uma menina magrela, cabelos longos soltos ao vento,  correndo livre pelos campos verdes salpicados de flores silvestres, numa cidadezinha encravada nas montanhas de Minas Gerais.
          Era verão,  tempo de férias escolares, e  a molecada do interior tinha o dia inteiro para brincar. Os meninos jogavam bola no campinho de terra batida, enquanto as meninas brincavam de pique pega, jogavam peteca, pulavam corda e amarelinha. Era brincadeira que não acabava mais. Uma brincadeira arriscada e perigosa em que eu também me metia apesar do medo, era correr para atravessar na frente do trem que apitava e apenas se insinuava na curva do caminho.


          De vez em quando uma pancada forte de chuva aparecia por detrás das montanhas e pegava a molecada de surpresa. Era uma farra geral, todo mundo correndo junto e dando risada debaixo do aguaceiro que o verão trazia com ele.
          A casa onde eu costumava passar minhas férias de verão ficava próxima a linha ferroviária e o barulho do trem enchia a noite escura. Eu gostava de ouvir aquele ruído. Durante o dia eu achava divertido ver a Maria Fumaça apitar e soltar um espiral de fumaça negra que por alguns instantes escurecia o céu para logo se dissipar com o vento.


          Quando o trem parou na estação voltei ao presente. É primavera, o sol brilha no céu, mas faz frio lá fora. Agora sou eu dentro do trem, como passageira da vida.
4 Responses
  1. Maura Says:

    Querida Lou, estou estreando meu presente que ganhei de dia das mães visitando seu lindo blog. Beijos, Maura.


  2. Anônimo Says:

    Mama, adorei o texto... ficou gostoso de ler.Q perigo essa brincadeira de correr na frente do trem, hein. Imagina, nós poderíamos não estar aqui hj... rs


  3. Lou Says:

    Maurinha, você está cada vez mais cibernética. Estou gostando de ver. bjs


  4. Lou Says:

    Ainda bem que nunca aconteceu nada de ruim, assim podemos hoje curtir uma a outra.
    Amo você. bjs Ma


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou