Visitando a Galleria Uffizi - Florença

          Hoje eu e meus amigos fomos visitar a Galeria Uffizi, um dos grandes museus do mundo. Visitar um museu com um rico acervo é muito bom,  mas fazer esta visita acompanhada de um professor de arte não tem preço. O Hugo além de ser nosso professor de inglês também é formado em arte e não existe nada melhor do que estar em Florença com um guia como ele. Nosso olhar sobre a cidade e todas as obras de arte que ela abriga ganha uma dimensão sem precedentes.
          Para começo de conversa tivemos que enfrentar mais de uma hora de fila, isto porque chegamos a galeria às 9:00 horas,  então o ideal é fazer a reserva antecipada para não perder tempo. O ingresso custou 11 euros e assim que entramos na galeria a primeira dificuldade foi realmente enfrentar aquele monte de escadas. Tivemos que vencer pelo menos umas seis escadas enormes até chegarmos ao terceiro andar. Meu coração parecia querer sair pela boca na metade das escadarias. Cruzes. Haja fôlego e pernas firmes. Ainda bem que a Janaina me preparou direitinho com as aulas de musculação e alongamento antes da viagem.
          A Galleria Uffizi foi idealizada pelo Duque Cósimo I de Médice que queria reunir num mesmo local os trezes principais magistrados que ficavam espalhados por diversos locais de Florença. Cá para nós, o que ele queria mesmo era juntar todos eles num mesmo lugar,  para melhor controlá-los.
         O museu, um dos grandes do mundo, tem cerca de 50 salas e algumas são dedicadas aos maiores artistas do Renascimento como Leonardo da Vince, Rafael, Botticelli e outros. O Hugo foi explicando e nos mostrando a evolução da pintura desde o período gótico até chegar na alta renascença.
          Quando entramos na última sala vimos a pintura do famoso Baco e da Medusa ao lado de um quadro bem conhecido da Artemísia Gentileschi. Na sala ao lado fica "O Nascimento da Venus" e o belíssimo quadro da Primavera. Foi de arrepiar. Valeu a pena cada minuto de espera na fila, e cada degrau que tivemos que subir para ver todas aquelas maravilhas de perto.




2 Responses
  1. Lili Says:

    Oi Lou,
    Quando estive na Uffizi ainda não conhecia a biografia de Artemísia Gentileschi. Já tinha visto algumas imagens da obra dela e achava muito forte, mas não são minhas favoritas. Há algum tempo atrás a tela do autorretrato chamou minha atenção e fui procurar saber quem era aquela mulher. E meu olhar sobre a obra dela mudou, não só é forte como bela. Pra mim, mais que sobrevivente ela foi uma heroína.
    Eu já falei que eu amo Botticelli?! Vale mesmo cada minuto e cada degrau para se chegar até ele!
    Saudades!
    Beijin,


  2. Anônimo Says:

    Mama,

    Qria mto estar aí com vc! Depois vou qrer saber todas as explicações do Hugo sobre tudo.

    bjos,


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou