Um Giro pela Toscana - dia 3 - Siena

           No dia 3 nosso destino foi Siena. Chegamos de trem (7,70 euros) na estação que fica na parte baixa da cidade e precisamos vencer 6 compridas escadas rolantes e mais 2 esteiras também rolantes  para chegarmos na parte alta, que começa dentro de um shopping. Era escada que não acabava mais... ainda bem que eram escadas rolantes, porque subir aquilo tudo seria uma dificuldade e tanto...

vista de Siena, no mirante que fica na entrada da cidade murada

          Saímos de lá e fomos caminhando devagar até o centro histórico da cidade, que é bem perto da saída do shopping.  A entrada para o centro histórico é um enorme arco no muro medieval. Me senti transportada no tempo...


           Assim que entramos na cidade medieval, começamos a descer a rua, e fomos descendo, descendo e descendo. Pensei: quero ver na volta... vai ser subindo, subindo e subindo... Para descer todo santo ajuda, já para subir... O povo da época medieval devia ser bem magro e das pernas malhadas. Vai gostar de escadas e subidas deste tanto... credo, haja preparo físico. Santa Janaína, ainda bem que ela ajudou a malhar muito bem minhas perninhas que tinham ficado bobas de tanto repouso... Se não fosse pela musculação e alongamento eu estava era lascada.



          Diz a mitologia que Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo, um daqueles  garotinhos  da  mitologia romana, alimentados  por uma loba. Por conta disto vimos várias estátuas dos irmãos Rômulo e Remo sendo amamentados pela loba, espalhadas pela cidade (só agora me dei conta de que não tirei uma única foto da loba amamentando os gêmeos).



        Siena teve seus dias de glória com as artes e chegou até a rivalizar com as cidades vizinhas no período medieval, mas a Peste Negra a devastou no ano de 1348 e Siena  nunca mais conseguiu se recuperar. Ainda hoje a cidade guarda muito do aspecto que tinha nos séculos XIII a XIV. Acredita que lá ainda funciona uma das melhores universidades de Direito e Medicina da Itália? E sabe quando foi fundada?  Em 1203. O que é bom dura para sempre.


       A catedral gótica do século XII, linda por sinal,  é uma jóia do período medieval. O ingresso para visitação custou 12,00 euros.  A fachada é obra de Giovani Pisano e o púlpito octogonal apoiado sobre leões é de Nicola Pisano. Os mosaicos do piso são lindos. No museu vimos esculturas, afrescos, bíblias ilustradas com iluminuras, etc.






       A praça principal da cidade, chamada Piazza del Campo,  tem o formato de uma meia lua. É lá que fica a prefeitura, cujo prédio é um  palácio do século XIV. Em seu campanário estão os afrescos de Simone Martini e Ambrogio Lorenzetti. Vale a pena conferir.

olha só o tamaninho das pessoas na praça... 
eram mais escadas para descer e depois subir...


      Vários restaurantes ficam em frente a praça, escolhemos o Al Mangia Ristorante. O garçom que nos serviu fez o maior esforço para esconder sua origem brasileira, mas não conseguiu disfarçar muito bem sua raça tupiniquim. Posso até estar enganada... A origem européia pode estar no DNA, mas na alma...


      A comida estava excelente. Os pratos que pedimos foram: stinco di porco al forno con patate (17,50), fiocchetti di pasta fresca ripiena di gorgonzola alle erbette (13,50) e tagliata di manzo all’olio d’oliva del chianti e rosmarino (22,00 euros).


     A Iara viu o garçom passar com uma sobremesa em chamas e não resistiu.  Ela pediu também um sorvete flambado, que chegou na mesa pegando fogo. Literalmente!



2 Responses
  1. shan-Tinha Says:

    oi Lu, faz tempo que não te visito aqui né?! primeiro quero que saibas que estou muito feliz por te saber tão bem, viver o hoje com todas as suas possibilidades é maravilhoso e poder viajar é melhor ainda, há tanto pra se ver...adorei as fotos e tua atenção aos detalhes pra passar pra gente! bjão e tudo de bom sempre!


  2. Lou Says:

    Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas.
    Quero agendar uma viagem para sua terrinha, prá gente poder conversar pessoalmente.
    E vc, qdo virá a Brasília? Estou aguardando.
    bjs


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou