Um Giro pela Toscana dia 7 - Igreja Sta Maria del Fiore

     Nosso dia de hoje foi dedicado a Florença. Só para variar um pouco, enfrentamos fila para entrar na Catedral de Santa Maria del Fiore, a quarta maior catedral do mundo, mas não foi preciso pagar o ingresso.

anoitecer na Igreja de Santa Maria del Fiore

   Ninguém do grupo se animou subir os 463 degraus que levam ao topo da famosa cúpula, obra do não menos famoso Brunelleschi.


   A Basílica de Santa Maria del Fiore é monumental. O campanário é de Giotto,  e é uma importante  obra de arte gótica e da primeira fase da renascença italiana. O campanário também é muito importante para a história da arquitetura; além  disso ele traduz o poder e a riqueza de Florença e dos Medici, do século XIII ao século XIV.


       O relógio de Uccello, fica em destaque na parece
ao lado da entrada da igreja



  Uma curiosidade sobre Uccello: seu nome era Paolo di Dono, mas como ele gostava de desenhar pássaros, acabou ganhando o apelido como ficou conhecido: Paolo Uccello.
     Paolo Uccello foi um pintor que estudou perspectiva e fez uso intenso desse recurso em suas pinturas. Um de seus quadros mais conhecidos é A Caçada na Floresta.  Como a vida nos parece muitas vezes injusta,  com Paolo Uccello ela não agiu muito diferente, ele morreu pobre e quase desconhecido.


 Afresco de Dante e a Divina Comédia,
obra de Domenico di Michelino
           
      O interior da catedral é decorado com esculturas e afrescos de Paolo Uccello, Andrea del Castanho (que também pintou a Última Ceia no Convento de Santa Apolônia), Giorgio Vasari (famoso pelo projeto e construção do Corredor Vasariano, sobre a Ponte Vecchio), e Federico Zuccari, autor da pintura do Juízo Final no interior da cúpula.





       Só para se ter uma idéia das dimensões da Catedral de Santa Maria del Fiore, aí vão suas medidas: 153m de comprimento por 38m de largura. O transepto (é a galeria transversal de uma igreja, que separa o coro da grande nave e forma os braços da cruz) mede 90m. Sua altura é de 23m, sendo que na cúpula esta altura salta para 90m.

Porta Sul do Batistério
de Florença,  executada por Pisano.

Os 28 painéis narram a
vida de São joão Batista

    O Batistério de Florença, que tem a forma octogonal para simbolizar o dia da Ascenção de Cristo (o oitavo dia), e quer também simbolizar a vida eterna que é dada pelo batismo.


   A fama do Batistério vem das três portas que lhe dão acesso


      A porta de Pisano consumiu 6 anos para ficar pronta, as outras duas foram executadas por Ghiberti. A porta Norte levou 21 anos para ficar pronta e transformou Ghiberti em celebridade e artista máximo. A porta Leste, chamada por Michelangelo de Porta do Paraíso, atrai turistas que ainda hoje ficam admirados com sua beleza.   Dante e vários membros da família Medici foram lá batizados.


detalhes da portas N, executada por Ghiberti
(narra o sacrifício de Isaac)





Porta do Paraíso, assim chamada por Michelangelo,
também é obra de Ghiberti,
são 10 painéis narrando passagens bíblicas



   Ghiberti esculpiu seu próprio busto na Porta do Paraíso 
 1° busto a esquerda, na primeira foto,
 e último busto a esquerda, na segunda


     Saímos da Catedral de Santa Maria del Fiore e fomos conhecer o Museu dell’Opera di Santa Maria del Fiore, que guarda objetos que no passado decoraram a catedral, o campanário e o batistério de Florença.



      Os coros de Donatello e Lucca della Robbia são obras de destaque no museu, assim como os painéis originais de Ghiberti para a Porta do Paraíso. É lá que está uma das três Pietás de Michelangelo.




parte do coro de Luca della Robbia
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    mama, cadê o dia "6"? Tudo lindo demais!!!! Dá para entender porque algumas pessoas piram diante de tamanha beleza!


  2. Anônimo Says:

    Mama, quis dizer "7" e não "6"...


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou