Primavera em Brasilia


           Na primavera do cerrado as chuvas fortes do verão são apenas uma lembrança distante... O solo agora está vermelho e quebradiço, a grama secou e muitas árvores perderam suas folhas,  a mais leve brisa faz levantar uma poeira fina que consegue penetrar qualquer fresta, por menor que seja. O sol quente e o  ar parado e abafado faz secar a garganta e resseca a pele,  mas o cerrado é mais do que apenas terra vermelha, seca e calor.


            Um curto passeio pela cidade encanta o brasiliense e surpreende o turista: é a explosão de cores das flores do cerrado. O ipê que já perdeu todas as folhas, deixando a mostra seus galhos secos e retorcidos numa paisagem desolada pela terra vermelha, toda seca e rachada, sem um fiapinho de grama, agora exibe sem o menor pudor sua roupagem nova: está cheinho de flores douradas, está no esplendor de sua floração. O ipê branco está florido, e o pau brasil, árvore símbolo da nossa pátria, também está exibindo suas flores douradas, com um toque de vermelho vivo. A paisagem está linda! 




            Nos extensos jardins da cidade, até o mais jovem dos ipês já se exibe vestido num amarelo ouro que chama a atenção. As árvores adultas, inteiramente douradas, são de tirar o fôlego. É impossível não parar para admirar, nem que seja apenas um pouquinho. Alguns não resistem e guardam a beleza na memória da máquina fotográfica, querem registrar o florescer dos ipês na primavera do cerrado.
3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Mama, da janela do escritório vejo 3 ipês: um adulto, um jovem e um bebê. Todos amarelinhos de dar gosto! Época linda em Brasília! Bjos


  2. Lou Says:

    Os ipês espalhados pela cidade estão simplesmente lindos!
    A natureza é fantástica: uma seca medonha e uma explosão de beleza na floração dos ipês.


  3. Meu nome é Ana Paula e preciso muito de fotos com ipês floridos de Brasília para uma campanha de conscientização ambiental. Preciso de fotos em alta resolução, será que poderia me ajudar??? Se sim, meu e-mail é anapaulabss@gmail.com, entre em contato, por favor...


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou