City tour em Montevideo


              E o dia amanheceu frio e nublado, mas não estava chovendo. A guia chegou pontualmente no hotel e logo saímos para o passeio. A Raissa, que não gosta de frio e dias nublados, ficou emburrada no ônibus e não quis descer em nenhum dos pontos turísticos, uma pena... Desci sozinha, fiz minhas fotos e até tirei fotos para outros turistas. A neblina estava tão baixa que cobria o topo de alguns prédios históricos, como o Palácio Salvo.


            Nosso passeio começou na Praça Independência, onde fica a Porta da Cidade, única parte do antigo muro que em 1746 circundou a cidade de Montevideo. Lá também está o monumento do General José Artigas, e o Palácio Salvo. Perto da Porta da Cidade é também o início de uma rua de pedestres cheia de lojas e restaurantes.


            Seguindo pelo Prado  vimos a escultura dedicada aos últimos Charrúas, índios que foram dizimados por lá. A guia nos contou que os últimos Charrúas foram quatro indígenas remanescentes da Batalha de Salsipuedes, que foram enviados a Paris para estudos científicos. Coitados... Eram uma mulher chamada Senaqué, e três homens, Tacuavé, Vaimaca Perú e Guyunusa.


            No Parque do Prado paramos para fotografar uma grande escultura, inaugurada em 1922, chamada La Diligência. É uma homenagem aos meios de transporte uruguaios que existiram antes da chegada dos trens. A escultura, que tem um movimento impressionante (você tem a impressão que os animais estão vivos e andando) é de José Belloni que também fez a escultura de “La Carreta” e “El entrevero”.



            O Teatro Solis, datado de 1856, é o orgulho de Montevideo. Na Cidade Velha também  está o Mercado del Puerto, uma parada obrigatória para todo turista. É lá que se come a tradicional parrillada uruguaia. Uma curiosidade que a guia comentou sobre a carne uruguaia, que é muito macia: ela explicou que  isto acontece porque o país é plano e os bois não ficam subindo e descendo morros e por isto não criam músculos e sua carne fica mais macia e tenra.




            Estando minha companheira de viagem um tanto quanto quieta e emburrada, optamos por voltar ao hotel ao invés de ficarmos no centro. Ela foi dormir novamente e eu, para variar, fui bater perna, meu esporte predileto.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, pena q o dia estava feio... mas as fotos ficaram bem legais. realmente parece q os animais estao em movimento. Bjos,


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou