De volta a Montevideo


            O domingo amanheceu com chuva em Punta del Este então decidimos tomar nosso café da manhã e voltar ainda de manhã para Montevideo.  Além do mais nosso check out era muito cedo, às 10 h da manhã.
            Com chuva tivemos que chamar um taxi que cobrou 90 pesos para rodar pouco mais do que alguns  metros até a rodoviária. Dava até para ir andando se não fosse o aguaceiro que estava caindo. Vou logo avisando: quem estiver disposto a conhecer Punta, é melhor preparar o bolso, principalmente se for no verão.

            Chegamos no hotel em Montevideo por volta das 15h e resolvemos almoçar lá mesmo. Acertamos em cheio: pedi um nhoque com frango, cogumelos frescos, rúcula e molho de mostarda dijon que estava divino. A Raissa comeu uma carne com uma batata rosti que também estava muito boa e tomamos um Merlot. A conta ficou em 885,00 pesos, o equivalente a mais ou menos R$ 88,00 o que é um preço excelente, principalmente se considerarmos que era no restaurante do hotel e estava incluído o vinho.


            O tempo também não estava bom em Montevideo, mas assim que a chuva parou fui caminhar sozinha no calçadão. De vez em quando eu me sentava num dos muitos bancos espalhados ao longo do calçadão,  para descansar e ficar observando o movimento. Muita gente caminha no calçadão, e o que achei bem interessante é que grande parte das pessoas caminha carregando uma garrafinha térmica e bebendo chimarrão na cuia. Outra coisa que também observei é a grande quantidade de cachorros caminhando com seus donos. O ruim disto era que a calçada e a praia ficavam  cheia de cacas espalhadas. O povo não tem o cuidado de recolher a sujeira dos seus animais de estimação, então é  preciso tomar cuidado para não pisar numa delas. Eca!


            O tempo continuou nublado e frio, mas eu estava bem agasalhada. Caminhei bastante e me diverti sozinha enquanto observava ora as pessoas, ora a natureza e seus animais divertidos. Vi  passarinhos que brigavam por território, um cachorro que corria latindo para uma onda e assim que chegava mais perto  saía em disparada, uma criança aprendendo a andar de bicicleta, outra aprendendo a dar os primeiros passos... era  a vida acontecendo.

               
              Quase ia me esquecendo de comentar sobre uma curiosa construção que fica de frente para a Rambla e que destoa completamente do estilo arquitetônico do local. Aliás, a bem da verdade, o que vemos da Rambla é na realidade a parte do fundo da construção do Castillo Pittamiglio.



               Aquele estranho castelo feito de tijolos vermelhos foi construído pelo excêntrico arquiteto Humberto Pittamiglio que era um alquimista. A construção data de 1910 e até a morte do arquiteto, lá pelos anos de 1966, ele continuou modificando o interior do prédio que é um verdadeiro labirinto que não conduz a nada e a lugar nenhum. São vários quartos e cantos sem fim. Cheio de símbolos obscuros, a construção representa a vida do alquimista. A parte dos fundos, que dá para a praia e que chamou minha atenção, tem o formato redondo e uma imagem da Vitória da Samotracia suspensa pela proa de um barco. É no mínimo curioso, e vale a pena uma visita.
            Já era tarde quando voltei para o hotel. Resolvi dormir mais cedo porque o dia seguinte era o city tour e a guia  iria passar para nos pegar às 8:00 horas da manhã, de madrugada para quem está de férias.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama, mto interessante esse castelo. Coisa de louco. Iria odiar subir uma escada para descobrir que ela nao me leva a lugar nenhum. kkkk Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou