Punta del Este - city tour - Casa Pueblo


        O sábado amanheceu com chuva e vento frio. Que tristeza... Praia e chuva não combinam. Levantamos um pouco mais tarde e tomamos nosso café da manhã sem pressa, pois além de estar chovendo nosso city tour estava programado para às 14:30h, então tínhamos tempo de sobra.
            Mais ou menos por volta das 13h parou de chover, aproveitamos a estiagem e saímos para almoçar. Voltamos para o hotel para aguardar o ônibus de turismo e saímos para o passeio pela cidade.


            Visitamos bairros chiques como Beverlly Hills, onde as casas são luxuosas, caríssimas e ao invés de números elas são identificadas por nomes. É lá que ficam os ricos e famosos.


            Passamos pela ponte Leonel Viera (nome do matemático que a projetou), e  que liga Punta a praia de La Barra. O motorista fez questão de acelerar o carro para garantir uma diversão extra aos turistas e aquele frio na barriga... A ponte é mais conhecida como ponte ondulada, e seu formato lembra as ondas do mar.


            Fizemos uma parada no Porto e vimos bem de perto os leões marinhos que vivem por lá. Eles estão tão acostumados com os pescadores e turistas que ficam por ali parecendo até  uns bichinhos de estimação. Os leões atendem pelo nome e  sobem devagar até a beira do pier para  pegar cabeças de peixe que os pescadores reservam para fazê-los sair da água. Estão tão bem alimentados que nem se incomodam com o monte de gaivotas que nadam por perto, disputando restos de peixe com eles. As gaivotas são tão folgadas que chegam a pousar nas costas dos leões marinhos.



            Nossa outra parada foi na escultura dos dedos, que segundo seu idealizador e escultor, simbolizam o trabalho do homem na natureza. Mário Irrazábal é o artista que esculpiu aqueles estranhos dedos saindo da areia, e o nome da escultura é La Mano.


            Conhecemos também a Igreja de Nossa Senhora da Candelária e posamos para uma foto em frente ao farol.


            Saímos dali e fomos em direção a praia de  Punta Balena para conhecermos um badalado ponto turístico que fica a uns 15 km de Punta: a Casa Pueblo, construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. Parte da casa hoje é um museu e a outra é um hotel. O ponto alto é o por do sol, quando os turistas, além de se embriagarem com o espetáculo da natureza ainda podem ouvir o artista Vilaró declamando uma poema em homenagem ao sol. É lindo! Emocionante. O pôr do sol pinta de dourado as águas do mar e deixa qualquer um que assista o espetáculo em êxtase.



            A Casa Pueblo está construída numa encosta e é toda voltada para o mar. Sua construção é baseada no trabalho do João-de-barro, um passarinho que eu adoro. O reboco das paredes não é lisinho, é todo ondulado, como o passarinho costuma fazer. A  Casa Pueblo é inteira pintada de branco, contrastando com a cor escura da  encosta e o mar azul a sua frente.











            Ahhh, e para quem gosta de cultura inútil como eu, é bom saber que foi a Casa Pueblo que inspirou Vinícius de Moraes a escrever aquele poema que virou uma música que toda criança adora: “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede, porque na casa não tinha parede. Ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali, mas era feita com muito esmero, na rua dos morros número zero.”
            O final da letra, na verdade era assim: "... mas era feita de pororó, era a casa de Vilaró. " E agora a casa tem teto. E Vinícius era amigo de Vilaró. FIM.
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    Mama, como assim não é "na rua dos BURROS número zero"? Faz mto mais sentido morros... putz! Mto bom. Gostei! Não deviam ter trocado a letra... achei sonoro o final original. Mto bonitas as fotos. O pôr-do-sol deve ser espetacular! Bjos


  2. emanuella Says:

    olá, você não falou que empresa usou para fazer o tour. lembra o nome?


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou