As caçadas da Mingau

     A viralata que adotamos recentemente já se sente dona do pedaço e está cada vez mais a vontade em casa. Ela vigia a porta do meu quarto o tempo todo, tentando entrar para medir força com a Tutuca, uma outra viralata  adotada há muito tempo.


     A Tutuca já está velha e é uma gata arisca e assustada, que passa o dia escondida de tudo e de todo o mundo. Ela fez seu refúgio na parte oca de uma cadeira reclinável que fica em meu quarto e só sai a noite para comer e fazer suas necessidades. Ninguém a vê  ou ouve seu miado, ela é quase invisível e só aparece mesmo quando entro no quarto. Quando o dia está amanhecendo ela sempre vem me pedir um carinho e gosta de sentir minha mão em seu pelo macio; nesses momentos ela ronrona de prazer.
     A Mingau é uma gata mais jovem, mas não sabemos a idade certa dela. Ela estava perdida na rua, imunda, faminta e doente quando a encontramos. Na veterinária a primeira providência foi dar um banho para saber exatamente o que existia embaixo de toda aquela sujeira, e foi aí que descobrimos que ela era branca com os olhos amarelos. Depois do banho foi preciso mais de um mês de tratamento para curar uma sarna horrorosa nos dois ouvidos. A coitada deve ter sofrido muito na rua, pois além da sarna ela também tinha dois dentes quebrados e estava que era apenas pele e ossos. Ela teve um dono antes de ir parar nas ruas, pois quando a encontramos ela usava uma coleira vermelha no pescoço.
     A Mingau é o oposto da Tutuca, a começar pela cor:  ela é branca, a outra é preta. A Tutuca não mia enquanto a Mingau mia parecendo uma doida. Quando quer comer alguma coisa ela abre uma boca enorme e dispara a miar sem parar até ver a comida na vasilha. Nunca vi uma boca se abrir tanto. Tenho a impressão de que se eu olhar  o fundo daquela bocarra com atenção consigo enxergar até o estômago da gata...
    A Tutuca é séria e nunca brinca, já a Mingau gosta muito de brincar. Até um pedacinho de papel que ela encontra no chão vira brinquedo entre suas patinhas. Uma coisa que acho muito engraçado é seu jeito de espreguiçar pela manhã: ela estica para trás as patinhas traseiras e alonga e depois sai correndo e miando atrás da gente porque quer mesmo é sair para o quintal. Ela sempre sobe na varanda que dá acesso ao meu quarto para ver se encontra a porta está aberta. Quando dá esta sorte ela entra no quarto e fica em cima do criado vigiando a cadeira da Tutuca, esperando pacientemente para ver se a outra resolve dar as caras para começar uma briga.
    A Mingau é mau... ela adora brigar e quando encontra uma oportunidade vira aquela confusão de gatos. Outro dia um gato da vizinhança entrou em nosso quintal e foi aquela bagunça: era pelo voando para todo lado e miados horríveis. Foi difícil separar a briga, pois os dois gatos eram metidos a valentes.
     A Tutuca é delicada para andar e se deita com graça, já a Mingau... ela não se deita, ela se joga no chão. Chega a ser engraçado observar a cena. Aliás, aqui em casa tudo é muito engraçado e diferente do usual. Os bichos daqui são hilários. A cachorra tem medo da gata branca, a gata branca tem medo da galinha enquanto esta tem medo da cachorra que adora lhe dar umas corridas. Os passarinhos andam assustados com a Mingau que de vez em quando consegue matar algum, principalmente as rolinhas que estão muito gordinhas e são meio bobas. Os calangos também estão em pânico, pois vários deles já morreram nas garras da gata. Ela fica de tocaia embaixo dos arbustos do jardim e quando vê um presa distraída ela dá uma reboladinha, balança e cauda e dá um salto certeiro.
3 Responses
  1. Issia Montes Says:

    A Mingau é má sim e num nego, ams a Tutuca num é essa santa toda tbm não... Nino e Bubu comeram o pão que o diabo amassou nas mãos dela...

    Lei da vida!


  2. Anônimo Says:

    Esses bichos lá de casa, viu! Um dia desses vi a Tutuca tentando pegar uma rolinha. Sensacional! rs

    Prima, o Nino e o Bubu eram velhos perto da Tutuca. Ela nem precisava fazer mta coisa para assustar os dois.


  3. Anônimo Says:

    Madrinha eu e Carol adoramos a historia das gatas. bjs


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou