Pseudoartrose - Você sabe o que é?

          Hoje fui atendida por um ortopedista especializado nos problemas dos pés, afinal não acho nenhuma graça no fato de ficar quebrando meu pé antes mesmo da completar um ano da última fratura. 
          Assim que o dr. José França comparou a radiografia que fiz no ano passado, quando meu pé sofreu uma fratura espontânea  ou de stress, sei lá, com a que tirei na última sexta-feira quando meu pé tornou a quebrar no mesmo lugar, ele disse que parecia ser uma pseudoartrose, isto é: a fratura do ano passado não consolidou completamente e bastou um pequeno trauma para que o osso partisse novamente.
          O médico também me perguntou se eu vinha fazendo acompanhamento com um ortopedista desde que meu pé quebrou no ano passado, porque meu caso requer um cuidado mais de perto. É claro que não fiz nenhum acompanhamento e não foi porque eu simplesmente não quisesse, mas porque os três ortopedistas que me atenderam no ano passado disseram textualmente que não era necessário.
          Fico muito aborrecida quando uma coisa assim acontece. Não consigo entender o porquê da falta de cuidados que alguns médicos dispensam aos seus pacientes. Custava um dos médicos que me atenderam no ano passado ter pelo menos sugerido que eu acompanhasse a evolução da consolidação da fratura. Eu não sei se esta falta de cuidado é apenas um descaso ou falta de conhecimento mesmo, mas posso garantir que isto me deixa muito irada. Médico, qualquer que seja sua especialidade, precisa ser cauteloso, precisa conhecer melhor os procedimentos que envolvem sua área de atuação. Um médico cuida de pessoas e estuda para preservar vidas.
          O dr. França me pareceu criterioso. Ele examinou cuidadosamente e comparou minhas radiografias,  e também leu atentamente o laudo da última cintilografia óssea a que me submeti. No final das contas ele solicitou uma tomografia para poder avaliar melhor a situação  do meu pé para então sugerir o melhor procedimento. Dei sorte e consegui fazer a tomografia ainda hoje, agora é só aguardar mais um pouco para ver o que vai acontecer realmente; enquanto isto continuo no meu repouso forçado.
0 Responses

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou