Vaidade de uma idosa

            Minha mãe é muito engraçada. Ela acabou de completar 86 anos, gosta mesmo é de ficar em casa com suas plantas e bichos de estimação, mas não abre mão de um pouquinho de vaidade embora jure, de pé junto, que nunca foi e nem nunca será vaidosa.
            Quando eu era criança lembro-me que as pernas da minha mãe eram cheias de veias grossas, escuras e salientes sob a pele. Um dia pela manhã uma daquelas veias estourou no pé deixando um rastro de sangue vermelho escuro na madeira do assoalho da sala. Eu e minhas irmãs ficamos muito assustadas, pois minha mãe precisou ser levada ao hospital.
            Depois daquele episódio os pés e pernas da minha mãe deram muito trabalho. Ela desenvolveu uma erisipela que levou muito tempo para curar. Uma de suas pernas ficou com uma cor quase preta e a pele ficou tão fina que dava medo de olhar. Tocar na pele do pé então, nem se fala.
            Anos depois, quando minha mãe veio morar em minha casa, resolvi procurar um angiologista para cuidar daquelas veias complicadas. Foi difícil encontrar um médico que topasse encarar a empreitada, mas finalmente encontrei o dr. João Guilherme. Ele foi fantástico, e agradeço a Deus tê-lo colocado no caminho da minha mãe, pois ele encarou o desafio de uma cirurgia longa e delicada sem pestanejar.
            A recuperação da cirurgia nas duas pernas foi longa e bem difícil. Foram uns seis meses de repouso, sem poder colocar os pés no chão. Era uma dificuldade manter minha mãe quieta, mas no final das contas deu tudo certo. A pele da perna até voltou a coloração normal e as dores que ela sentia melhoraram muito, mas ela precisou passar a usar meias de compressão diariamente, fizesse frio ou calor.
            Recentemente, o problema de circulação nas pernas se agravou e a pele abriu novamente fazendo outra erizipela. A pobrezinha sentia dor o tempo todo. Para sorte dela sua atual angiologista é tão boa e dedicada quanto foi o seu primeiro médico. A Dra. Fernanda adora o que faz e por isto faz seu trabalho bem feito e com muito cuidado. Acho que ela é a única médica que minha mãe aceita ir até o consultório sem reclamar.
            Depois de mais de seis semanas indo ao consultório toda semana para colocar a bota de Una, uma faixa que libera medicação 24h, o pé finalmente fechou, mas a pele ficou ainda mais fina e voltou a ficar escura em alguns pontos.
            Minha mãe está inconformada com a aparência de suas pernas. Acho até graça quando ela reclama dizendo que suas pernas estão muito feias. Quem a escuta reclamando pode até pensar que ela vive passeando por aí com as pernas de fora. Ledo engano. Ela está sempre usando meias de compressão, desde a hora em que levanta pela manhã. Mas sabe o que acho legal disto tudo? É perceber que apesar da idade avançada e da simplicidade ela ainda guarda um pouquinho de vaidade...
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Ma, a vovó é uma figura!!! Gosto de brincar qndo ela usa uma meia de cada cor! E a nova sapatilha que é mto colorida e ela não gosta? aiai. Melhor vó do mundo!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou