O choro da gata

     A Mingau é uma gata viralata de pelo longo bem branquinho e olhos amarelos, mas sua característica mais marcante é miar demais. Ela abre uma bocarra tão grande que tenho a impressão de  que olhando mais de perto consigo enxergar até seu estômago. Ela mia tanto que consegue irritar até a mais calma das criaturas, mas ela também consegue ser muito engraçada. Seu esporte favorito é espreitar a porta do meu quarto, só aguardando um descuido para entrar e se sentir dona do único espaço da casa onde ela não tem livre acesso.

    Toda manhã, assim que abro a porta do meu quarto, ela pula no chão na minha frente e inicia seu alongamento matinal esticando bem esticadas as patinhas traseiras para só então sair correndo na minha frente em direção a porta que dá acesso ao jardim. Ela corre direto para o canteiro de flores, o banheiro natural que adotou, e em seguida vai para outro canteiro cheio de plantas altas onde gosta de ficar escondida para surpreender algum bichinho distraído.
     Quando escuto a Mingau miar como se estivesse chorando já saio correndo, pois sei que a viralata conseguiu capturar algum bichinho e está acuando o coitado. De vez em quando ela captura algum pardal distraído ou alguma rolinha, mas o bichinho que mais cai nas garras da gata são os pobres calangos. Acho que ela já quase dizimou toda a comunidade que vivia tranquila em meu quintal.


     Ontem ouvi seu choro sentido e fui ver o que era e não deu outra: ela tinha conseguido capturar um bebê calango que estava se fazendo de morto, tentando escapar do triste destino. Ela chorava como se estivesse muito sentida, mas estava mesmo era acuando o pobre bichinho. Peguei o pequeno que começou a espernear entre meus dedos e o coloquei em cima de uma pedra que estava quentinha, aquecida pelo sol que iluminava o jardim da frente da casa, outro lugar em que a gata não tem acesso livre. Assim que se viu em liberdade e em segurança o calanguinho correu feito um corisco e se escondeu entre as plantinhas. Deve ter pensado: desta eu escapei por pouco...
     A Mingau parou de miar como por encanto. Nem parece ter ficado frustrada por ter perdido sua presa, pois saiu rebolando calmamente, como se nada tivesse acontecido. Deve ter ido espreitar outra presa...

1 Response
  1. Anônimo Says:

    Ma,

    Essa gata é uma figura, mas que dá vontade de arrancar as cordas vocais dela, isso dá! Putz! Ela mia mais do que o Bubu quando estava velhinho. Cruzes.

    Mas, para compensar, ela é linda!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou