Lixo - multa - cocô de cachorro nas ruas


          No início desta semana recebi uma notificação assinada pela síndica do condomínio onde moro nos seguintes termos: “... NOTIFICA V.Sa. por depositar lixo após a passagem do caminhão de recolhimento...” e concluiu: “O descumprimento desta ou em caso de reincidência, implicará em multa equivalente a 50% (cinquenta por cento) da Taxa Ordinária da unidade autônoma infratora.”
        Meu lixo doméstico, razão da notificação, estava acondicionado devidamente em saco plástico e colocado na lixeira que mandei fazer e instalei no canteiro em frente da calçada e onde ninguém transita. Minha lixeira fica sobre uma base alta, com tampa, entre duas árvores e longe do alcance de animais domésticos soltos pelas ruas.


            O papel do síndico sem sombra de dúvida é difícil e desgastante, pois são muitos os problemas a serem resolvidos, mas na minha opinião ficar focado em perfumaria é coisa de gente chata mesmo. O lixo depositado em lixeiras altas, depois da passagem do caminhão de coleta, pode até deixar feia a lixeira, mas não suja o condomínio. Por outro lado cocô de cachorro espalhado pelas calçadas e canteiros além de sujar ainda deixa mau cheiro e ninguém é notificado por isto, porque basta dar uma pequena volta pelas ruas do condomínio para conferir a sujeira. O que é pior: lixo embalado e na lixeira ou cocô de cachorro na rua?
           Há algum tempo alguns garotos da vizinhança fizeram o favor de colar meu interfone com super bonder estragando o equipamento. Informei o ocorrido ao condomínio e não obtive nenhuma resposta, ninguém me procurou e precisei arcar com os custos da mão de obra e de um novo interfone. De outra feita os garotos botaram fogo em minha lixeira e também ficou por isto mesmo. Minha casa dentro do condomínio pode ser vandalizada e está tudo bem, mas se coloco lixo fora do horário sou ameaçada com multa. São dois pesos e duas medidas para um mesmo condomínio ou estou enganada?
           Outro problema em meu condomínio é a academia de ginástica que fica ao lado da minha casa. É o meu pesadelo! Os portões da academia são abertos às 6:30h da manhã e a partir daquele minuto meu sossego acaba todos os dias. De uns tempos para cá a academia além de abrir de segunda a sábado passou a abrir também nos feriados. Só tenho sossego e fico livre do barulho infernal aos domingos, porque nos outros dias da semana sou obrigada a conviver com o barulho de uma música irritante e muito alta além dos gritos dos professores e alunos que fazem os exercícios gritando histericamente. Neste instante em que estou escrevendo  estou ouvindo o bate estaca da academia, acompanhado da voz da professora que incentiva os alunos aos berros. Parece que a aula está acontecendo dentro da minha casa. É horrível!
      Até onde sei é proibido fazer barulho no condomínio antes das 8:00h da manhã todos os dias da semana  e aos domingos e feriados é proibido fazer qualquer serviço em casa (mesmo uma pintura na parede). O peão de obra não passa da portaria. Será que esta regra existe apenas para proteger do barulho os outros condôminos? Minha casa está excluída deste benefício? São dois pesos e duas medidas para um mesmo condomínio?
      Procuro cumprir com minhas obrigações como qualquer cidadão de bem, mas me sinto afrontada por ser ameaçada de multa por causa de lixo ensacado e na lixeira quando as calçadas e canteiros do condomínio estão cheias de cocô de cachorro. Não vejo lógica na cobrança. Cocô de cachorro espalhado nas ruas é muito mais sujo e nocivo do que lixo ensacado. Se não posso deixar lixo ensacado em minha lixeira é inconcebível que o condomínio aceite pacificamente tanto cocô de cachorro espalhado pelas calçadas e canteiros.
      Será que eu, como condômina, só tenho deveres e obrigações a cumprir? Onde foram para meus direitos de cidadã?
3 Responses
  1. Unknown Says:

    Lou, oi querida ;), dias desses passei um tempo no apartamento da minha filha, ao lado uma academia, decorei todas as musicas daquele Naldo hahahahah, e lembrei de você, alguns dias já me deixaram doidinha


  2. Lou Says:

    Ser vizinha de uma academia é a treva... Deus me livre! Não desejo isto para ninguém. bjs Cássia.


  3. Anônimo Says:

    Mama,

    Realmente, já foram poucas e boas no condomínio, né. Cruzes. Por isso acredito que a administração deva ser exercida por profissional e não moradores...

    Bjos


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou