Gastronomia do IESB - prova final - Degust 2013

     Eu já estava tremendo e mal conseguia coordenar meus pensamentos após mais de quinze horas em jejum para fazer o PET. A máquina havia parado de funcionar e já passava do meio dia quando fui questionar se ela seria consertada ou não para eu fazer o exame porque estava difícil permanecer em jejum mais tempo. Na dúvida, o médico acabou mandando remarcar o exame para hoje e me liberou.
     Eu me sentia tão enfraquecida que optei por pedir uma omelete na lanchonete da clínica porque era o único prato que eu poderia comer para manter a dieta sem carboidratos e açúcares. Já comi tanta omelete nestes últimos três dias que pretendo passar longe desta iguaria por um bom tempo.
    A Helena foi buscar-me na clínica e eu passei o restante da tarde na casa dela. A noite estava programado irmos participar do degust do grupo da Suzi, que está formando em gastronomia pelo IESB de Brasília. O cardápio prometia ser um sucesso, mas com minha dieta eu sabia que não poderia experimentar nada. Quase desisti, mas acabei indo pretigiar minha irmã e seus colegas.
     Chegamos no restaurante Atelie do Chef pontualmente às 20h, mas as portas ainda estavam fechadas. Vários convidados aguardavam para entrar e assim que abriram as portas fomos os primeiros a ocupar uma longa mesa com dez lugares.  Eram sessenta convidados no total e todos pareciam ansiosos para degustar as delícias estampadas no cardápio. A entrada era um trio de massas, em seguida einsbein com chucrute, picanha com purê de abóbora e crocante de polenta trufada e, para sobremesas, um trio sensacional.
     O trio de massas foi um verdadeiro sucesso mas não posso dar minha nota, pois só olhei e passei o prato para frente. Experimentei o einsbein e aprovei. Estava uma delícia, mas o restante do cardápio não pude experimentar. Todos os convidados da Suzi comentavam que tudo estava uma delícia. Que pena eu não poder comer nada daquilo. Fiquei só bebendo água.
     No final do jantar a Suzi subiu para cumprimentar seus dez convidados e distribuiu para cada um deles um ima com o desenho de um chapéu de chef e seu nome gravado, ela também serviu um "bem formado" que o Marco experimentou e aprovou na hora. Ele gostou tanto do doce que já fez até uma encomenda. Todos os convidados abraçaram a mais nova chef do pedaço e desejaram sucesso na profissão.
     A Suzi estava muito feliz, apesar de exausta. Ela e seus colegas de grupo trabalharam arduamente para o sucesso do degust. Foram muitos dias e muitas horas experimentando e criando receitas até definirem o cardápio. Valeu o esforço, pois estava tudo lindo e delicioso. 

3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Lou, eu e minha irmã achamos seu blog por acaso. Nossa mãe descobriu um CA de mama já metástase óssea em julho de 2009 e fez quimio e radio para as dores que sentia na coluna. No fim do ano passado, descobriu uma infiltração para a medula óssea e voltou a fazer quimio. Agora em maio, foi observado que a medula voltou funcionar, entretanto, apareceu uma metástase no fígado e aí deu inicio ao xeloda. Nossa mãe é assim como você, tem alegria de viver! Eu e minha irmã ficamos encantadas com seu blog. Encantadas como diante das dificuldades da vida, de tantas sessões de quimio, tantos anos lutando... Ficamos muito felizes por você!! Além de te encher de elogios, queríamos perguntar se você faz algum tratamento natural (tipo, babosa, avelós, homeopático..) como complemento para a quimio. Faz um post sobre isso! Muito obrigada! Muita paz e muita luz! Você é um super exemplo de sucesso!! Parabéns!!


  2. Lou Says:

    Olá. Também já usei o xeloda, ele é um medicamento que dá bons resultados, mas costuma dar muitos efeitos colaterais. Diga para sua mãe hidratar muito bem as mãos e os pés por causa da síndrome pés e mãos. Evite qualquer produto que resseque as mãos. Cuide bem dos pés e fique atenta com as unhas que podem encravar e unha encravada ninguém merece.
    Podem estar certas de que a alegria de viver da sua mãe ajuda muito no êxito do tratamento. Isto faz toda diferença.
    Quanto ao tratamento natural já usei babosa, avelós e homeopatia. Vou escrever sobre o assunto.
    Um abraço para vocês e muito boa sorte para sua mãe. Dêem um abraço carinhoso nela por mim.
    Lou


  3. Anônimo Says:

    Mama, o degust foi um sucesso e uma delícia!!! Nossa, tava tudo mto bom!!!! Eu aceito repeteco a qualquer hora para você poder provar também. Fica a sugestão...

    Tia Suzi orgulho nacional!!!! Comidas deliciosas como sempre e mtas novidades de dar água na boca!

    Amo vcs!!!! Mães mais lindas do mundo!!!!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou