Preparando mais uma pausa para viajar

     Hoje tive consulta com meu oncologista, Dr. Fernando Maluf. Como eu esperava, de acordo com o resultado do PET, o dr. Fernando achou que  o câncer está respondendo bem ao tratamento, com exceção de um dos tumores no esterno. Ele optou em manter a quimioterapia que venho fazendo, mas acrescentou a radioterapia para atacar especificamente este tumor resistente no esterno. 
     Meu estado geral é bom e o exame de sangue com os marcadores tumorais está ótimo. Acredito que a radioterapia irá resolver o problema. O que realmente quero é ficar bem e levar uma vida o mais próxima do normal possível. 
     Aproveitei para falar com meu médico que vou sair de férias em outubro. Tenho mais de três meses pela frente para me preparar para a viagem. Ele concordou que o passeio é uma boa idéia, pois para mim viajar é muito terapêutico e funciona melhor do que qualquer quimioterapia.      
    Gosto de planejar minhas viagens com bastante antecedência e com o aval do meu médico, é lógico. Juntos criamos estratégias para que eu possa aproveitar as férias sem prejudicar meu tratamento. Meu lema é o seguinte: Eu me trato para viver e não vivo apenas para me tratar. A vida fica muito sem graça quando não nos damos o direito de fazer algo prazeroso.
     Costumo viajar nos intervalos das quimioterapias. Posso até atrasar um pouco a aplicação de uma das quimioterapias, mas não o bastante para comprometer o tratamento. De qualquer forma carrego comigo a quimioterapia oral que já dá um suporte importante. Levo também um relatório do meu oncologista e todas as receitas dos remédios que uso regularmente.
     Para me resguardar também levo na bagagem um antibiótico para uma emergência, e remédios que possam ser necessários para dor ou uma gripe. Em resumo, levo uma farmácia de emergência comigo, além do seguro médico, é claro, pois não viajo sem isto. Aliás, ninguém deveria viajar sem um bom seguro de saúde.
     Também costumo visitar meu angiologista antes de viajar para me prevenir contra o risco de uma trombose durante vôos de longa duração. Além de usar meias de compressão uso um remédio antes e durante a viagem. Durante o vôo costumo levantar algumas vezes para exercitar as pernas e bebo muita água para evitar desidratar. São pequenos cuidados que podem evitar problemas mais sérios.
     Minha próxima aventura pelo mundo será na Bretanha, no oeste da França, terra de muitas lendas e histórias.
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Mama,

    Realmente essas viagens te dão gás e fazem melhor efeito q qlqr remédio! Tenho certeza que a radio irá ajudar a acabar com esse tumor de uma vez e vc poderá viajar tranquila mtas e mtas vezes!


Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. bjs Lou